Que 2024 desperte o que há de melhor em nós e consigamos fazer com que o mundo se torne um lugar melhor para vivermos.
Façam o favor de serem felizes. 😊
Tinha uns legumes e uma alface no frigorífico a gritar para seres usados pois já estavam a querer entregar a alma ao criador... Peguei neles, juntei mais uma ou outra coisita e daí saiu esta sopa bem reconfortante. Nós aqui somos fãs de sopas sem serem passadas, as chamada sopas de entulho, mas se preferirem podem passar.
Então fiz assim:
1 courgette cortada em cubos
3 cenouras cortadas em pedaços
1 bróculo cortado em pedaços
Resto de uma alface cortada em tiras
1 batata cortada em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate grande bem maduro cortado em cubos
150 ml de azeite
1 folha de louro
Rodelas de chourição a gosto partidas em pedaços
Sal e pimenta q.b.
1 cubo de caldo de carne
Modo de preparação:
Num tacho deite a cebola, os alhos, o louro e o azeite. Leve ao lume até que a cebola amoleça. Acrescente então a cenoura e os bróculos e deixe cozinhar um pouco. Deite depois o tomate, a alface, a batata, tape com água, tempere com o caldo de carne, sal, pimenta e deixe cozinhar mais um pouco. Por fim deite a courgette e deixe acabar de cozer. Assim que estiver cozida, deite os pedaços de chourição e deixe ferver mais um minuto.
Retifique os temperos e sirva.
Beijinhos e um bom fim de semana. 🍲
Todos os anos a minha princesa sente uma alegria imensa por poder enfeitar a casa nesta época. E uma das coisas que ela adora fazer são desenhos de Natal com a mamã para pendurar nas janelas. Este ano não foi exceção, fizemos muitos desenhos e muitas bolinhas de neve para enfeitar as janelas, que são enormes... 😅
Aproveito então para vos desejar a todos um santo e feliz Natal através da nossa arte... 😂
Aproveitem muito, juntamente com as pessoas que vos são mais queridas, com muita paz, amor e muita saúde também.
Um Feliz Natal para todos. 🎄🎅
Este ano a minha mini resolveu escolher como tema para o seu aniversário a Sia que, para quem não conhece, é uma cantora bastante famosa.
Desde bem pequena que ela sempre teve um grande fascínio pela dança, adora musica e adora dançar e a Sia é, sem dúvida, uma das cantoras preferidas dela. Além disso adora também a menina bailarina que entra na grande maioria dos videos.
Escolhido o tema, toca de por a cabeça a funcionar para saber o que raio poderia eu fazer... 😅
Depois de muito pensar acabei por me decidir por um bolo com uma foto dela vestida de bailarina em cima e enfeitado com várias fotos da Sia e companhia que não correu bem como eu queria, mas essa história fica para depois... Saíram também então estas bolachinhas dentro do tema e que ela adorou. 😊
Usei a receita da Rita Nascimento que já aqui tinha publicado mas volto a colocar aqui. No fim de feitas foi só enfeitar.
120 g de manteiga
125 g de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
250 g de farinha
1/2 colher (chá) de fermento (não coloquei porque usei farinha já com fermento)
Pasta americana branca, cinzenta, preta e creme q.b.
Modo de preparação:
Com uma batedeira, uma vara de arames ou uma colher, bata a manteiga (que deverá estar cremosa, à temperatura ambiente) com o açúcar até obter um creme.
Junte o ovo e a baunilha e continue a bater até incorporar tudo. Por fim adicione a farinha e o fermento (não coloquei) envolvendo apenas até obter uma massa lisa, uniforme e consistente.
Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas, para que fique firme o suficiente para poder ser esticada com o rolo.
Passado esse tempo, pré aqueça o forno a 180ºC.
Retire a massa do frigorífico. Com o rolo da massa estique-a até ficar com cerca de 5 mm (polvilhe o rolo e a bancada com um pouco de farinha para não colar). Corte a massa com os cortadores da sua preferência (usei um redondo, um em forma de microfone e um em forma de laço). Vá colocando as bolachas espaçadas entre si num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Volte a unir os recortes de massa e torne a esticar. Continue a cortar bolachas e a proceder da mesma maneira até terminar a massa.
Leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até as bolachas ficarem ligeiramente douradas.
Espero que gostem, beijinhos e bom fim de semana. 🍪
Mais um bolinho que fiz, para uma princesa linda que é super fã deste nosso amiguinho...😁
Bolo de chocolate e creme de pasteleiro.
Vi uma receita deste género numa das minhas Teleculinárias mas, quando fui para a fazer já não a consegui encontrar (são tantas... 😅). A ideia cá ficou, mais ou menos, e então lá fui eu para a cozinha mais uma vez. Saiu este peixinho bem guloso para o jantar que nós acompanhámos com batata e bróculos cozidos.
Fiz assim:
6 filetes de peixe gato (cortei ao meio)
150 ml de vinho branco
1/2 limão (sumo)
2 colheres (sopa) de farinha
50 g de manteiga
200 ml de leite
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
Modo de preparação:
Tempere os filetes com o sal, o vinho branco e sumo de limão, coloque-os num tabuleiro e leve ao forno a 180º C por cerca de 20 minutos ou até que fiquem cozinhados. Retire e reserve.
Num tacho deite a manteiga e deixe derreter, acrescente depois a farinha, misture e deite o leite aos poucos mexendo sempre para não ganhar grumos. Depois tempere de sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão, deixe cozinhar, mexendo sempre até engrossar. Por fim adicione a polpa de tomate e envolva bem. Se o peixe ainda tiver algum molho, pode juntar também a este preparado.
Deite o molho por cima dos filetes e sirva.
Beijinhos e bom fim de semana. 🐟