Certo dia, estava eu indecisa em relação ao que havia de fazer para o jantar (para variar esqueci-me de tirar algo), quando em conversa com a amiga Leonor ela me dá a ideia de fazer uma quiche. “Mas de quê? - perguntei eu, “eu não tenho aqui nada de carne, peixe ou legumes…” Diz-me ela então: “Queijo, fiambre, presunto, etc…”
Assim que ela disse isto lembrei-me logo imediatamente desta quiche, que já não fazia à imenso tempo e por acaso ainda não tinha aqui colocado a receita! Boa ideia, mãos à obra!
Mas desta vez fiz de forma diferente.
Eu sempre tive o hábito de a fazer com massa folhada pois é bem mais rápido, mas desta vez como não tinha resolvi fazer mesmo a massa e acreditem, vale bem a pena, fica muito melhor e não demora tanto tempo assim a fazer!
Então fiz assim:
Ingredientes:
Massa:
200 g de farinha s/ fermento
150 g de margarina em pedaços
1 pitada de sal
1 gema
2 colheres (sopa) de água
Recheio:
3 ovos
150 g de fiambre em cubos
150 g de bacon em cubos
1 pacote de natas (200 ml)
125 ml de leite
Sal e pimenta q.b.
Queijo ralado q.b.
Modo de preparação:
Massa:
No processador de cozinha coloque a farinha, o sal a margarina amolecida e a gema. Ligue o processador e deixe misturar bem os ingredientes enquanto vai deitando a água. Assim que formar uma bola está pronta. Retire a massa para uma superfície enfarinhada envolva em película aderente e leve ao frigorifico por 30 minutos.
Estenda da massa com a ajuda de um rolo e coloque-a numa forma de fundo amovível untada. Pique o fundo com a ajuda de um garfo.
De seguida espalhe o fiambre e o bacon pelo fundo da massa. Num recipiente à parte misture os ovos com as natas, o leite e queijo ralado a gosto. Tempere de sal e pimenta, deite por cima do fiambre e do bacon e polvilhe com mais queijo ralado.
Leve a cozer por cerca de 45 minutos a 180ºC. Assim que estiver bem loirinha está pronta.
Eu servi com bróculos cozidos a acompanhar.
Bom apetite!