Febras de porco bêbadas
Alguns dos ingredientes eu não tinha por isso troquei por outros, alguns deles em parceria com a Paladin e a Suldouro.
Obrigada Ana pela partilha!
Ingredientes:
8 febras de porco finas
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 chávena de ketchup da Paladin
2 colheres de sopa de molho inglês
5 colheres de sopa de whisky
1 colher de sopa de mostarda da Paladin
1 colher de sopa de cebola em pó
1 colher de chá de alho em granulado da Suldouro
4 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 colher de café de pimenta branca moída na altura da Suldouro
4 colheres de sopa de vinagre de fruta com frutos vermelhos da Paladin
1 colher de sopa de pimentão doce da Suldouro
Modo de preparação:
Tempere as costeletas com sal e um fio de azeite, misture todos os outros ingredientes numa tigela, passe as costeletas por esta mistura, de ambos os lados e grelhe-as numa grelha bem quente.
Eu servi com esparguete e salada de alface.
Os produtos que utilizei nesta receita:
Nota: Destes produtos que utilizei, apenas tenho a constatar o seguinte, em relação ás embalagens dos vinagres da Paladin, apesar de serem muito engraçadas pois são tipo chuveirinhos quando os despejamos, o que eu achei um piadão, mas não os achei muito eficientes e eu explico porquê. É que os vinagres (principalmente os de fruta) trazem sempre aquelas pequenas partículas que se acumulam no fundo das garrafas e que acabam por entupir esses buraquinhos tornando-se muito difícil a sua utilização.
Eu pelo menos tive imensa dificuldade em conseguir utilizar o vinagre nesta receita, pois não deitava nada, foi um castigo (daí a embalagem estar meio amachucada).
Fica minha opinião.
Bom apetite e um excelente feriado para todos/as!
Puré de couve flor
Cá por casa vamos tentando fazer umas refeições um pouco mais variadas e, dentro do possível, um pouco mais saudáveis também. Não comecem já a pensar que aqui a Pitequinha entrou de regime e que por causa disso só aqui vão aparecer pratinhos de dieta, nada disso! Simplesmente tento mostrar que existem outras alternativas ao arroz, massa e batatas do costume, que é o que nós quase sempre cozinhamos para acompanhar seja o que for e que acaba por se tornar um pouco monótono, pois andamos sempre a comer o mesmo…
E desta vez saiu um puré de couve flor que, diga-se de passagem, nada tem a ver com o puré tradicional a que estamos habituados, mas que, pelo menos para mim, é igualmente saboroso. É diferente sim, mas é mesmo essa a intenção e cá em casa ficou aprovadíssimo! :)
Fiz assim:
Ingredientes:
1 couve flor grande
Leite q.b.
Margarina q.b.
Sal e pimenta branca q.b.
Sumo de limão q.b.
Modo de preparação:
Corte a couve em pedaços e leve a cozer em água e sal. Assim que estiver bem cozida, escorra bem e esmague. Deite-lhe um pouco de leite e margarina e tempere de pimenta, misture bem e deixe secar um pouco. Por fim acrescente sumo de limão a gosto, rectifique todos os temperos e sirva.
Eu servi a acompanhar uns panados de peixe gato.
Bom apetite e bom fim de semana (prolongado)!
Arroz de tamboril (Bom Sucesso)
Aqui fica então a receita como eu a faço.
Ingredientes:
2 embalagens de cubos de tamboril congelados
1 cebola média
3 dentes de alho
100 ml de azeite
3 ou 4 fatias de pimento
100 ml de polpa de tomate
2 folhas de louro
1/2 caldo de peixe
Sal q.b.
Piri piri q.b.
2 chávena de arroz Carolino Bom Sucesso´
4 chávenas de água
Camarões q.b. (facultativo)
Modo de preparação:
Num tacho coloque a cebola e os alhos picados, o louro, o pimento e o azeite. Leve ao lume a alourar. Acrescente a polpa de tomate e o caldo de peixe, misture bem. Adicione os cubos de tamboril já descongelados, envolva bem no refogado, tape com a água e tempere de sal e piri piri a gosto. Assim que começar a ferver deite-lhe o arroz, misture bem e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Assim que o arroz estiver quase cozido, acrescente os camarões. Quando estes mudarem de cor, desligue o lume e tape o tacho. Sirva de imediato.
Nota: Se gostar, na altura em que junta os camarões pode juntar também um raminho de coentros picados ou salsa picada.
O produto que utilizei nesta receita:
Bom apetite!
Curgetes com hortelã do Jamie
Ele utilizou curgetes de várias cores mas como por aqui só se encontram mesmo a verdes foi o que utilizei e em vez de malaguetas, que não tinha, usei piri-piri em vagem que me foi oferecido pela Suldouro. É um acompanhamento bem diferente do habitual, mas até que gostámos bastante e com certeza iremos repetir! :)
Ingredientes:
6 curgetes médias de diferentes cores (usei 2 grandes verdes)
5 dentes de alho
1 malagueta vermelha fresca ( utilizei 2 vagens de piri-piri da Suldouro)
1 raminho pequeno de hortelã
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta q.b.
Modo de preparação:
Corte as curgetes em rodelas finas e coloque-as na caçarola com o azeite. Com um esmagador, esmague o alho adicione-o ás curgetes e aumente o lume para o máximo.
Pique finamente a malagueta e as folhas de hortelã e deite-as na caçarola (eu coloquei as vagens de piri-piri inteiras e retirei-as no final antes de servir). Tempere a gosto com sal e pimenta e mexa com frequência até estarem uniformemente tenras e deliciosas.
Eu servi a acompanhar um frango estufado.
O produto que utilizei nesta receita:
Bom apetite!
Queijadinhas simples (de leite condensado)
Estas pequenas delicias foram feitas pelo meu homem para um almoço de família cá em casa. A receita ele retirou da revista Mariana Culinária nº 10, mas fez apenas metade. Mais uma receita feita com a ajuda da Suldouro que ficou tão aprovada que não restou nem uma queijadinha para contar a história! :D
Aqui fica a receita:
Ingredientes:
250 g de açúcar (ele pôs apenas 100 g, mas só fez metade da receita, como já disse)
100 g de farinha
5 dl de leite
3 ovos
200 g de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Açúcar em pó para polvilhar q.b.
Canela moída da Suldouro para polvilhar q.b.
Modo de preparação:
Misture o açúcar com a farinha e o leite e junte depois os ovos, um a um, e o leite condensado. Mexa bem com uma vara de arames, juntado por fim a manteiga derretida. Deixe repousar por 20 minutos.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha 12 formas e distribua o preparado anterior. Leve ao forno a 190ºC, durante cerca de 25 minutos.
Retire do forno assim que o tempo estipulado terminar, deixe as queijadinhas amornarem e desenforme-as. Polvilhe-as com açúcar e canela em pó.
Nota: Apesar de na receita dizer para untar 12 formas, a verdade é que apenas metade da receita rendeu-nos cerca de 20 queijadinhas. Não sei que tipo de formas utilizaram na receita pois não diz, mas o meu homem usou das que servem para fazer os pastéis de nata de tamanho normal.
O produto que utilizei nesta receita:
Bom apetite!
Pato assado com laranja acompanhado com arroz de grelos Bom Sucesso
À uns dias a minha sogrinha deu-nos um pato caseirinho e como já há algum tempo que andava para fazer pato com laranja, porque nos andava a apetecer, foi mesmo esse o destino do bicho, parece a sogrinha que adivinhou…eh eh! :P
A receita que fiz, foi-me dada no curso pelo nosso chef, só alterei uma coisita ou outra. É uma receita que dá um pouco de trabalho a fazer, é verdade, mas se tiverem tempo para isso vale bem a pena, acreditem, é que fica tão, mas tão bom!!! Simplesmente adoramos!! :)
Para acompanhar resolvi fazer um arroz de grelos de couve, que me foram também oferecidos pela minha sogra (são lá do quintal dela), com uma das variedades de arroz que me foram oferecidas pela Orivárzea e com a ajuda de alguns condimentos oferecidos pela Suldouro. Ah e já agora as laranjas e o limão também vieram do quintal do meu Papi. Assim sabe bem cozinhar… ah ah ah!!! :P
Aqui fica então a receita:
Ingredientes:
Para o pato:
1 pato
3 laranjas
1 limão
3 dentes de alho
1 pé de alho francês
1 cenoura
1 cebola
2 dl + 1dl de vinho branco
Colorau da Suldouro q.b.
5 pimentas da Suldouro q.b.
1 folha de louro da Suldouro
1 caldo de carne
Sal q.b.
1 dl de óleo
20 g de açúcar
2 colheres (sopa) de vinagre
Para o arroz de grelos:
2 chávenas de arroz carolino Bom Sucesso
4 chávenas de água
1 caldo de legumes
1 molho de grelos de couve escolhidos e lavados
2 colheres (sopa) de margarina
Sal q.b.
Modo de preparação:
Pato:
Amanhe e tempere o pato com os 2 dl de vinho branco, o mirepoix de legumes (para quem não sabe o que é, são os legumes cortados em pedaços), sal, pimenta, colorau e óleo. Coloque o pato numa frigideira e deixe corar de todos os lados, retire e coloque num tabuleiro com o peito para baixo.
Escorra os legumes da marinada (guarde o liquido) e coloque-os na mesma frigideira onde corou o pato e deixe fritar um pouco. Coloque-os também no tabuleiro e leve ao forno por cerca de 1 hora e 30 minutos. Vá regando de vez em quando com o liquido da marinada.
Entretanto corte as cascas das laranjas e do limão (reservando as laranjas e o limão pois vai precisar do sumo) em juliana (eu ralei) e leve ao lume em água até ferver, assim que ferver escorra, coloque água limpa e leve a ferver novamente. Reserve.
Assim que o pato estiver assado, retire-o corte-o em pedaços e coloque-os numa travessa.
Escorra a gordura do tabuleiro para dentro de um tacho. Acrescente o restante vinho branco e o caldo de carne e leve ao lume a ferver durante 30 minutos para reduzir.
Coloque o açúcar numa frigideira juntamente com o vinagre e leve ao lume até ganhar cor de caramelo.
Assim que o molho tiver reduzido, passe-o e junte-lhe as cascas das laranjas e do limão, os respectivos sumos e o açúcar queimado. Misture bem e regue o pato com este molho. Enfeite com rodelas de laranja.
Arroz de grelos:
Coloque um tacho ao lume com a água, sal, o caldo de legumes e a manteiga. Assim que ferver coloque os grelos a cozer um pouco. Quando estes estiverem meio cozidos coloque então o arroz, misture bem e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver quase cozido desligue o lume e tape para que este acabe de cozer e fique soltinho.
Sirva o pato acompanhado do arroz.
Os produtos que utilizei nesta receita:
Bom apetite!
Passatempo 6º aniversário do blogue
Hoje este meu/nosso cantinho celebra 6 anos de existência.
O que posso dizer?
Têm sido 6 anos com muitas alegrias e algumas tristezas por aqui partilhadas, já conheci imensa gente e fiz bastantes amigos (e inimigos também ah ah, mas esses não importam). Também posso dizer que ao longo destes anos aprendi muito com todos/as vocês e acredito que também tenha conseguido ensinar alguma coisita! :P
Enfim tem sido uma excelente experiência, com muita aprendizagem e muito carinho vindo de todos/as vós.
Então e para mostrar o meu agradecimento, resolvi fazer um pequeno passatempo para oferecer uma prendinha a um de vós, claro que a vontade era dar mesmo a todos, pois acho que todos merecem, mas infelizmente não posso… :(
O sortudo ou sortuda irá receber as seguintes prendinhas:
- 1 forma de banho maria para fazer pudins
- 1 forma para bolo inglês
O passatempo está a decorrer no meu Facebook, por isso convido-vos a passar por lá para saberem as regras e para participarem, fico à vossa espera! ;)
Beijinhos doces e boa sorte!
Frango frito à minha moda
Eu adoro frango frito, eu sei que faz mal e tal, mas também o que é que não faz hoje em dia? E depois uma vez de vez em quando ninguém morre por causa disso… E desta vez apeteceu-me improvisar. Tinha na ideia aqueles frangos fritos tipo KFC, que agora também se vê muito nos programas de culinária e queria experimentar fazer, pois por aqui não temos nada disso e depois eu também não sou grande fã de picante pelo que das poucas vezes que vamos ao KFC acabo por nem me aventurar muito. Então desta vez decidi-me a fazer um à minha moda, sem picante em exagero e com um sabor delicioso a ervas, tudo com a preciosa ajuda da Suldouro, acreditem que ficou de comer e chorar por mais! :)
Fiz assim:
Ingredientes:
1 frango
1 colher (sobremesa) de alho granulado da Suldouro
Sal q.b.
5 pimentas da Suldouro q.b.
Piri piri em pó q.b.
1 colher (sopa) de ervas provence da Suldouro
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
Modo de preparação:
Parta o frango em pedaços para dentro de um recipiente e tempere-o com o alho, sal, as 5 pimentas e o piri piri.
Num recipiente à parte coloque a farinha e as ervas e misture muito bem.
Passe o frango pela farinha e frite em óleo ou azeite bem quente até que fique dourado. Retire para uma travessa forrada com papel de cozinha.
Sirva com um acompanhamento a gosto.
Eu servi com arroz de manteiga.
Bom apetite!
Cachorros quentes simples caseiros
Eis como faço os meus:
Ingredientes:
Baguetes q.b. (se preferir pode utilizar o pão próprio para o efeito, mas eu prefiro com baguetes porque acho esses pães muito adocicados)
Salsichas frescas crioulas q.b. (duas por cada baguete, se preferir pode utilizar salsichas de lata, mas, a meu ver, com estas fica muito mais saboroso)
Batata palha de pacote q.b.
Maionese da Paladin q.b.
Ketchup da Paladin q.b.
Mostarda da Paladin q.b.
Modo de preparação:
Comece por grelhar as salsichas e reserve.
Corte as baguetes e coloque duas salsichas em cada uma, depois cubra-as com os molhos a gosto e por fim com a batata palha.
Sirva de seguida.
Bom apetite!