sábado, 29 de setembro de 2012 25 comentários

Alheira frita- Como fazer?

Não sei se se recordam deste post que já fiz a explicar como se devem de fazer as alheiras cozidas para que estas não rebentem. Então, desta vez vou explicar-vos como as fazer fritas, com passo a passo para que compreendam bem.
Foi o meu padrasto que me ensinou que a melhor forma de fazer uma alheira frita sem que esta rebente é rebentando-a, isso mesmo e acreditem que assim sai sempre bem. Passo a explicar:

Alheira frita

A primeira coisa que têm de fazer é pegar na alheira e dar-lhe um golpe na parte de fora de um lado ao outro como vêm nas fotos em baixo. E isto porquê? O que faz com que a alheira rebente quando a colocamos no óleo fervente é o facto da pele encolher. Ao darmos um corte na pele estamos a permitir que esta encolha sem rebentar a alheira.

Alheira frita 1Alheira frita 2

De seguida coloque uma frigideira com óleo ao lume. O óleo deve de chegar apenas até à zona onde está o corte na alheira, nem mais nem menos! Deixe o óleo aquecer bem, de forma a que quando colocarmos a alheira este comece logo imediatamente a fritar (nada de colocar a alheira em óleo ainda frio). Coloque então a alheira e deixe fritar. Nas fotos pode ver o que acontece com a pele, ela vai começar a encarquilhar e acaba por sair completamente deixando a alheira intacta. Deixe-a fritar até que fique bem loirinha.

Alheira frita 3Alheira frita 4Alheira frita 5 

Assim que ficar loirinha, vire-a cuidadosamente e deixe fritar do outro lado.

Alheira frita 6

No final, retire para um prato com papel de cozinha para que escorra o óleo em excesso.

Alheira frita-pronta

Simples, não? ;)

Bom apetite e bom fim de semana!

Print Friendly and PDF
quarta-feira, 26 de setembro de 2012 7 comentários

Entrecosto no forno à Nigella

Uma forma bem diferente de fazer o entrecosto. A receita retirei do cantinho da amiga Susana (Gasparzinha). Gostámos, mas achámos que ficou um pouco doce demais, para a próxima reduzo na quantidade de mel para que fique mais ao nosso gosto.
Aqui fica a receitinha:

Entrecosto no forno à Nigella
Ingredientes:
500g de entrecosto
2 colheres sopa de vinagre
1,5 colheres sopa de molho de soja
1 colher sopa de óleo de sésamo
1 colher sopa de mel + 1 para finalizar quando estiver no forno
½ pau de canela partido em pedaços (não tinha, pús 1 colher de café de canela em pó)
½ colher chá de gengibre em pó
½ cebola picada
Sal q.b.

Modo de preparação:
Deite todos estes ingredientes num saco, introduza o entrecosto, feche e agite bem.
Pode deixar a marinar de um dia para o outro no frigorífico.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Distribua o entrecosto num tabuleiro, regue com a marinada, cubra com papel de alumínio e leve ao forno por 45 minutos.
Destape e junte mais uma colher de sopa de mel, aumente o forno para 230ºC e deixe mais 20 minutos.

Entrecosto no forno à Nigella.

Nota: Eu não fiz a primeira parte da receita, coloquei logo todos os ingredientes num tabuleiro e levei ao forno a 180ºC.
Bom apetite! Print Friendly and PDF
segunda-feira, 24 de setembro de 2012 15 comentários

Bolo de aniversário simples

Este bolinho foi mais uma encomenda que me fizeram há umas semanas atrás. Pediram-me um bolinho simples e isto foi o que saiu, um bolinho simples, que, a meu ver até ficou bonitinho! :P
Fiz assim:

Bolo de aniversário simplesBolo de aniversário simples-lado

Fiz uma massa de pão de ló victória (receita aqui, só não pús o corante, como é óbvio), recheada e coberta com doce de ovos (sim, finalmente consegui dominar a técnica…eh eh) enfeitada com amêndoas picadas torradas à volta. Por cima enfeitei com flores e folhas (de compra) e desenhei os parabéns e os enfeites em volta com creme de chocolate.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 20 de setembro de 2012 11 comentários

Febras com molho tipo Portugália

Esta receita fui buscar a este cantinho, mas não fiz no microondas, fiz na frigideira. Eu lembro-me de já ter comido uma vez um bife na Portugália e para ser sincera não me lembro bem do sabor, já foi há imenso tempo, não sei dizer se este fica igual, se parecido ou se não tem nada a ver, não faço ideia, mas que é bom, há isso podem ter a certeza que é! ;)
Deixo-vos a receita como eu a fiz:

Febras com molho tipo Portugália
Ingredientes:
4 febras de porco
4 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
100 gr manteiga
2 cálices de leite
2 cálices de água
1 colher de chá de cevada solúvel em pó (eu dilui na água)
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de sobremesa de farinha

Modo de preparação:
Tempere as febras com sal, pimenta e o alho laminado. Numa frigideira, coloque a manteiga e leve ao lume até derreter. Deite-lhe as febras uma de cada vez e cozinhe 1 minuto e 1/2 de cada lado. Retire as febras para um prato e tape-as com uma folha de alumínio ou coloque no forno para que se mantenham quentes. Na frigideira acrescente o leite e cozinhe durante 1minuto. Adicione os restantes ingredientes mexa e cozinhe durante mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Coloque novamente as febras no molho e deixe ferver por 1 minuto. Sirva de imediato enquanto está quente. Eu acompanhei com batatas fritas e um ovo estrelado.
Nota: Para quem gosta de molhar o pãozinho aconselho a fazer o molho a dobrar. Piscar de olho
Bom apetite! Print Friendly and PDF
terça-feira, 18 de setembro de 2012 12 comentários

Salada de tentáculos de pota

A minha mãe muitas das vezes quando nos convida para lá ir comer faz esta salada pois todos nós adoramos, o meu homem então nem se fala! Desta vez comprei eu os tentáculos e resolvi fazer cá em casa à minha maneira. No final, o meu homem fez-lhe alguns acrescentos e o resultado foi fantástico! Ficou uma maravilha!
Fiz assim:


Salada de tentáculos de pota

Ingredientes:

2 embalagens de tentáculos de pota congelados ( pode usar frescos se encontrar)
4 dentes de alho
100 ml de azeite
Vinagre a gosto
Pickles picados a gosto
Sal e pimenta q.b.


Modo de preparação:

Deixe descongelar os tentáculos, lave-os bem e coloque-os na panela de pressão, tape-os com água, tempere de sal e leve ao lume a cozer cerca de 30 minutos ( a minha mãe faz grelhados, fica ao vosso gosto). Depois de cozidos, retire-os da panela e corte-os em pedaços não muito pequenos, para que não se desfaçam muito. Coloque os pedaços numa saladeira e tempere com os alhos em laminas, pimenta, os pickles e regue com o azeite e o vinagre. Se gostar pode juntar também salsa picada ou coentros, eu não tinha por isso não pus, mas fica muito bom também. Misture tudo muito bem e sirva. Eu acompanhei com batatas e bróculos cozidos.

Bom apetite! Print Friendly and PDF
quinta-feira, 13 de setembro de 2012 6 comentários

Compota de figos com vinho do Porto

Se há coisa que também não tem faltado cá por casa são os figos. E se eu adoro, tanto que raramente sobra algum para fazer seja o que for. Mas como este ano as quantidades têm sido mais que muitas, resolvi experimentar fazer algo diferente para evitar que alguns se estragassem. Resolvi fazer uma compota e depois de andar a pesquisar algumas receitas pela net, resolvi fazer a minha própria versão. Resultado, fica uma compota com um sabor bem diferente do habitual, aprovadíssima por mim, pelo meu homem…nem tanto! Diz que sabe a rebuçados…eh eh eh. E quem é que não gosta de rebuçados?, pergunto eu…
A receita, fiz assim:

Compota de figos com vinho do PortoCompota de figos com vinho do Porto.

Ingredientes:

1 kg de figos
200 gr de açúcar
1 cálice de vinho do Porto
1 lima (sumo)
4 cravinhos
1 anis estrelado

Modo de preparação:

Lave bem os figos e coloque-os num tacho. Acrescente-lhes todos os outros ingredientes e leve ao lume, até que os figos se desfaçam. Retire os cravinhos e o anis e triture tudo.
Coloque em frascos esterilizados e deixe arrefecer virado ao contrário.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 11 de setembro de 2012 8 comentários

Pizza Bolonhesa

aqui tinha postado uma receita da pizza com carne picada que ficou uma delicia, desta vez resolvi fazer mesmo o molho bolonhesa para experimentar e acho que fiz muito bem, pois se a outra era uma delicia esta então ficou divinal! Adorámos mesmo.
Fiz assim:

Pizza BolonhesaPizza Bolonhesa-fatia

Ingredientes:

Massa para pizzas ( usei a mesma receita que na pizza de carne picada)
500 gr de carne de vaca picada
1 cebola
1 lata de cogumelos
2 dentes de alho
Bacon em cubos q.b.
200 ml de polpa de tomate
1 dl de azeite
1 folha de louro
1 pacote de natas
Sal e pimenta q.b.
Queijo ralado q.b. (usei uma mistura de três queijos e um pouco de queijo parmesão)
Orégãos q.b.

Modo de preparação:

Num tacho coloque a cebola e os alhos picados, o louro e o azeite. Leve a refogar um pouco. Adicione os cogumelos escorridos e o bacon e deixe cozinhar mais um pouco. De seguida acrescente a polpa de tomate e a carne picada. Tempere de sal e pimenta a gosto e se necessário acrescente um pouco de água. Deixe a carne cozinhar. Quando esta estiver cozinhada, retire a folha de louro e acrescente as natas, misture bem e deixe mais um pouco ao lume para que engrosse o molho.
Estenda a massa para pizzas e forme as bases (dá para duas redondas grandes). Distribua o molho bolonhesa por cima das bases, polvilhe com os queijos e os orégãos e leve ao forno. Assim que as bases estiverem cozidas e o queijo derretido estão prontas.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sábado, 8 de setembro de 2012 5 comentários

Bacalhau gratinado à Piteca

Desta vez apetecia-me um pratinho de bacalhau, mas algo diferente do habitual, então fui para a cozinha e resolvi dar largas à imaginação. Daí saiu este prato que ficou mais que aprovado, tanto por mim como pelo meu homem. Dá um pouco de trabalho, mas acreditem que vale mesmo a pena. Então a receita fiz assim:
Bacalhau gratinado à PitecaBacalhau gratinado à Piteca- empratado
Ingredientes:
400 gr de bacalhau desfiado demolhado cozido
1 cebola média
3 dentes de alho + 6 para o puré
100 ml de azeite
1 folha de louro
4 fatias de pimento vermelho
1 lata de cogumelos
5 batatas grandes
2 colheres (sopa) de margarina
Leite q.b.
0,5 l de molho bechamel
Mistura de três queijos ralados
Sal, pimenta e noz moscada em pó q.b.

Modo de preparação:
Num tacho coloque a cebola e os três alhos picados, o louro, o azeite e o pimento e leve ao lume até que a cebola core um pouco.
Adicione os cogumelos e deite que ganhem um pouco de sabor. Por fim acrescente o bacalhau e deixe cozinhar um pouco. Reserve.

Preparado de bacalhau
Noutro tacho coloque as batatas e os restantes alhos já descascados, lavados  e cortadas em pedaços. Tape com água, tempere de sal e leve ao lume a cozer. Assim que estiverem cozidas, escorra e triture tudo muito bem. Acrescente então a margarina, sal, se necessário, pimenta, noz moscada e leite e leve ao lume, mexendo sempre até que a margarina derreta e até que atinja o ponto desejado ( eu deixei o meu mais para o mole). Reserve.
Puré com alho 
De seguida prepare o bechamel. A receita encontram aqui.
Molho bechamel 
Num tabuleiro, ou recipiente que possa ir ao forno coloque uma camada de puré e por cima deste coloque o preparado de bacalhau, tendo o cuidado de retirar a folha de louro.
Montagem 1
Tape tudo com o molho bechamel.
Montagem 2
Polvilhe com a mistura de queijos e leve ao forno a gratinar.
Montagem 3
Acompanhe com uma salada de alface ou outra a gosto.
Bom apetite! Print Friendly and PDF
terça-feira, 4 de setembro de 2012 8 comentários

Mousse de laranja

Este foi outro docinho que fiz para a festa do nosso aniversário. É muito simples de confeccionar e bem fresquinho é uma delícia. A receita retirei da Teleculinária gold nº77 e é a seguinte:

Mousse de laranja2Mousse de laranja

Ingredientes:

250 gr de açúcar
1 colher (sopa) bem cheia de farinha maisena
6 ovos
4 laranjas
Canela em pó q.b.

Modo de preparação:

Lave as laranjas, corte-as ao meio e esprema-lhes o sumo.
Numa tigela, junte o açúcar com a farinha maisena e misture. Adicione depois as gemas e o sumo de laranja, mexa, deite para um tacho e leve ao lume até que engrosse. Retire do lume, coloque numa tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.
Bata as claras em castelo e depois envolva-as cuidadosamente no preparado anterior. Coloque em taças individuais e sirva decorado a gosto e polvilhado com canela em pó.

Mousse de laranja1

Sugestão: Pode polvilhar com um pouco de amêndoa laminada torrada.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;