Não sei se se recordam deste post que já fiz a explicar como se devem de fazer as alheiras cozidas para que estas não rebentem. Então, desta vez vou explicar-vos como as fazer fritas, com passo a passo para que compreendam bem.
Foi o meu padrasto que me ensinou que a melhor forma de fazer uma alheira frita sem que esta rebente é rebentando-a, isso mesmo e acreditem que assim sai sempre bem. Passo a explicar:
A primeira coisa que têm de fazer é pegar na alheira e dar-lhe um golpe na parte de fora de um lado ao outro como vêm nas fotos em baixo. E isto porquê? O que faz com que a alheira rebente quando a colocamos no óleo fervente é o facto da pele encolher. Ao darmos um corte na pele estamos a permitir que esta encolha sem rebentar a alheira.
De seguida coloque uma frigideira com óleo ao lume. O óleo deve de chegar apenas até à zona onde está o corte na alheira, nem mais nem menos! Deixe o óleo aquecer bem, de forma a que quando colocarmos a alheira este comece logo imediatamente a fritar (nada de colocar a alheira em óleo ainda frio). Coloque então a alheira e deixe fritar. Nas fotos pode ver o que acontece com a pele, ela vai começar a encarquilhar e acaba por sair completamente deixando a alheira intacta. Deixe-a fritar até que fique bem loirinha.
Assim que ficar loirinha, vire-a cuidadosamente e deixe fritar do outro lado.
No final, retire para um prato com papel de cozinha para que escorra o óleo em excesso.
Simples, não? ;)
Bom apetite e bom fim de semana!