Ora então, continuando mais uma vez com a saga das ameixas (eu avisei…eh eh). Esta, por enquanto, foi a ultima receita que fiz para utilizar as ditas, as restantes vão ser para fazer mais geladinho, porque nós adorámos! :P A receita fui buscar ao livro Pastelaria (Receitas de adoçar a boca), o problema, é que o bolo é grandito, como podem verificar, e os tabuleiros maiores que tenho são todos assim para o baixinhos…resultado o bolo saltou um pouco para fora, daí o aspecto meio desmazelado. Mas não se deixem enganar, pois o bolo fica super fôfo e delicioso! Só acho que as ameixas não combinaram lá muito bem, pois são muito ácidas, o que acabou por “estragar” um pouco a coisa… para a próxima vou experimentar com umas frutinhas mais docinhas tipo maçãs, pêras, ou até mesmo figos, que também já estamos na época e eu adoro!! ;)
Fica aqui a receita então:
Ingredientes:
1,5 kg de ameixas
500 gr de manteiga (usei margarina à temperatura ambiente)
430 gr de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos
600 gr de farinha
50 gr de farinha maizena
2 colheres (chá) de fermento em pó
Manteiga para o tabuleiro
Farinha para polvilhar
100 gr de avelãs ( como não tinha usei nozes picadas)
Modo de preparação:
Lave as ameixas, seque-as e retire-lhes o caroço. Aqueça previamente o forno a 200ºC.
Bata 300 gr de manteiga, 250 gr de açúcar, o sal, os ovos, 300 gr de farinha, a farinha maizena e o fermento em pó (eu usei a batedeira). Espalhe a massa sobre um tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha (convém ser fundo). Alise a superficie. Disponha as ameixas sobre a massa.
Amasse a farinha e açúcar restantes, as avelãs e a restante manteiga com as mãos ( até que fique areado) e espalhe sobre as ameixas. Leve ao forno na grade de baixo (eu coloquei no meio do forno) cerca de 30 minutos. Deixe o bolo arrefecer sobre uma rede de cozinha e corte-o em pedaços. (Esta parte eu não fiz, fomos cortando à medida que íamos comendo.)
Bom apetite!
9 comentários:
Que espetáculo! Tem muito bom aspeto! Já comia de sobremesa! :)
Beijinhos
Eu gosto desse tipo de receita principalmente com maçãs :)
Já experimentei com outras frutas e confesso que não apreciei muito.
Mas que a massa é boa lá isso é :)
Bjs
Deve ter ficado saboroso..
Ameixa é muito gostosa né?
Amei as dicas..
Beijinhos
Sheila
Deve ficar muito bommmmm!
Bjs
Parece bem apetitoso.
Eu gosto imenso da utilizar fruta nos bolos, dá sempre um toque excelente.
Piteca, parece-me tão bem! Se usarmos ameixas muito doces achas que esse efeito àcido também se nota? Gostei da ideia de usar ameixa, que é um dos meus frutos preferidos, a par das cerejas.
Muito obrigada a todas pelas vossas palavrinhas!
Cristina, as ameixas que usei estavam madurinhas e eram bem docinhas, mas como a massa do bolo fica sempre mais doce elas acabam por se tornar amargas, estás a perceber? É um fruto que não é doce o suficiente para se notar nos bolos. Podes tentar se calhar sem a casca(pois eu usei-as com a casca)talvez assim fiquem menos ácidas, mas não te garanto.
Agora uma coisa te digo esta massa deste bolo com uma frutinha doce, como a maçã ou a pêra, ou até mesmo os figos como eu já disse, deve de ficar uma autêntica delicia, porque o bolo em si é uma maravilha acredita! ;)
Beijinhos doces para todas.
Olá! Ontem fiz tal e qual e ficou extraordinário!! Comeu-se ainda morninho com uma bola de gelado baunilha.... está delicioso!!! Vivi na republica Checa e lá fazia-se muito este tipo de bolos com streusel, mas eu nunca tinha tentado fazer - vou repetir muitas vezes!!!
Olá Mariline! Ainda bem que gostaste, fico feliz! ;)
Muito obrigada pela tua visitinha e simpatia!
Beijinhos doces.
Enviar um comentário