segunda-feira, 8 de junho de 2009

Aletria doce

Andava deserta para experimentar este docinho, mas tinha receio, pois já tinha provado aletria numa sopa e não gostei do sabor... como tinha ali a embalagem quase cheia, pensei, isto há-de acabar por ir para o lixo seja como fôr por isso vou arriscar!
Não me saiu lá muito bem, como podem ver, acabou por ficar um pouco seca, mas de sabor até não estava nada má! Para a próxima terei de a deixar menos tempo ao lume para não secar tanto! Esta receita tirei de uma ficha de culinária que tinha para aqui.



Ingredientes:

100 gr de aletria
1 lata de leite condensado
4 dl de leite
Casca de limão
8 gemas

Canela.q.b.
Sal fino q.b.

Modo de preparação:

Coza a aletria em água abundante. Escorra num passador de rede e leve de novo ao lume, numa mistura de leite condensado e leite. Junte a casca de limão e o sal. Depois de ferver por alguns minutos retire do calor. Incorpore as gemas batidas e transfira para uma travessa. Depois de fria decore com a canela em pó.

Sugestão: Substitua a casca de limão por uma vagem de baunilha.

Bom apetite! Print Friendly and PDF

12 comentários:

Bella disse...

Aletria é o doce que a minha mãe faz mais. Só que ela faz de maneira muito simples porque o meu pai odeia leite... então ela faz com água, casca de limão/laranja, açucar e canela. Fácil né?

BJs

Adoro cozinhar! disse...

Não sei porquê não é dos doces que muito me seduz, tanto que ainda nunca fiz mas a tua com leite condensado até era capaz de ir. Bjs. Suzel

Rico disse...

Nada como aletria doce eu adoro, das duas formas rijinho e fresco, que se corta a fatia, assim como a macia morna com um caldo bem cremoso e sedoso. A tua aqui tem óptimo aspecto. jinhos doces :) xx

Delícias e Talentos disse...

Não sou muito fã de aletria, mas gosto e volta e meia faço para variar o arroz doce! E os ingredientes normamente são esses, logo também ía gostar da tua! hihihi:)

Olguinha disse...

que aletria boa!! gosto muito de a comer aos quadradinhos

Nela disse...

Adoro aletria, então minha a filha nem se fala, é aletria e arroz doce, mas por acaso e embora adore o sabor do leite condensado, gosto de dar uma fervura na aletria na água e depois acabar de cozer no leite de vaca, gosto mais do sabor assim, mas a tua não acho k tenha mau aspecto. Pitequinha beijinhos e boa semana.

Sandra G disse...

Piteca, eu não gosto de aletria, mas sei que a minha familia ia adorar.
Essa está com um ar bem apetecivel

Beijinhos

Natália Eleutério disse...

Eu adoro aletria mas mais cremosa, a tua sugestão com leite condensado deve ser uma delícia, bjs.

Helena disse...

Olá Piteca
Quando era pequena,uma tia fazia-me esse doce e tambem era assim seco,eu gosto!
Ficou bem decorado!
Bj

Unknown disse...

Olá eu adoro aletria,mas com leite condesado nunca comi,sempre apreender,boa semana,bjs.

Piteca disse...

Bella- Por acaso amiga, a tua mãe faz bem simples, mas também deve de ficar muito bom! :)
Beijocas e obrigada!

Suzel- Amiga, sinceramente também gosto mais de arroz doce! Mas como nunca tinha provado, também não podia dizer que não gostava não é?
Assim já fiquei a saber. Talvez ainda experimente mais uma vez, mas desta vez quero ver se fica mais cremoso, talvez fique melhor! :)
Beijinhos e obrigada.

Ricardo- Pois amigo, só me falta provar a macia e morna...eh eh eh!
Mas isso terá de ser com outra receita diferente porque não me parece que esta dê para ficar assim, ela seca muito depressa!
Alguma sugestão amigo? ;)
Beijocas e obrigada!

Mary- Esta até ficou boa miga, mas acho que ia gostar dela mais cremosa, não sou grande fã de coisas secas... :P
Para a próxima há-de sair mais ao meu gosto!
Beijoquitas e obrigada!

Olguinha- Pois miga, gostos são gostos, não é? Eu também não desgostei, mas pronto! Como disse à Mary, talvez gostasse mais dela cremosa! :)
Beijos e obrigada.

Nela- Sim miga, talvez para a próxima experimente assim... :)
Beijitos e obrigada.

Sandra- Muito obrigada querida! :)
Beijocas doces!

Nani- Sim miga, estava muito boa, mas também vou querer experimentar essa versão cremosa! :)
Beijos e obrigada.

Canela- Muito obrigada miga! Até não acho que tenha ficado muito bem decorado, não me saiu lá muito bem, mas pronto conta a intenção!
Beijoquitas e muito obrigada!

Alexandra- Olá! :)
É verdade miga, sempre a aprender... ;)
Beijocas fôfas e obrigada.

Talita disse...

Não sei o que é aletria. Mas não ficou feia a apresentação, não. Ainda mais não sabendo do que se trata, eu experimentaria um pedaço! =)

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;