segunda-feira, 27 de abril de 2020

Pato desfiado com cogumelos

Tinha um pato para cozinhar e uma certa vontade de comer algo diferente do costume. Lá fui eu procurar no meio da minha biblioteca gastronómica para ver se algo me despertava interesse. Acabei por dar com esta receita no meu livro Culinarium - A magia dos sabores e decidi experimentar.
Ficou diferente, sem dúvida, gostámos bastante. É uma receita excelente para fugir ao tradicional. Para a próxima talvez lhe faça um upgrade para ficar ainda melhor, logo se vê!
😁



Ingredientes:

1 pato
Sal
2 cebolas
2 cravinhos
1 cenoura
1 haste de aipo (não tinha por isso coloquei alho francês)
50 g de margarina (usei manteiga)
130 g de cogumelos de conserva em laminas
2 colheres (sopa) de farinha
2 dl de leite
Pimenta
Noz moscada
2 dl de natas
200 g de queijo gruyère em fios (usei mozzarella ralado)

Modo de preparação:

Tire a pele ao pato e coza-o, na panela de pressão, durante cerca de 40 minutos, em água temperada com sal, juntamente com uma cebola espetada com os cravinhos, a cenoura em palitos e a haste de aipo (usei alho francês).
Escorra o pato, retire-lhe os ossos e desfie-lhe a carne. Coe o caldo da cozedura e reserve.
Leve a derreter a margarina, junte a restante cebola descascada e picada e deixe refogar até ficar loura. Adicione os cogumelos em lâminas e deixe saltear. Junte o pato desfiado. Polvilhe com a farinha e regue com 3 dl do caldo de pato e o leite. Tempere com pimenta e noz moscada. Deixe cozer, mexendo, até engrossar, deite tudo num tabuleiro untado com margarina e cubra com as natas, misturadas com o queijo gruyère em fios (usei mozzarella). Leve a gratinar em forno quente (225º C) cerca de 20 minutos. 
Sirva acompanhado de esparguete cozido e esparregado. 
Eu servi só com esparguete.


Bom apetite e boa semana.

FIQUEM EM CASA!! 🙏
Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;