quarta-feira, 1 de abril de 2020

Dampfnudeln mit Vanille-Wein-Sauce (Bolinhos cozidos no vapor com molho de vinho e baunilha)- Desafio Mensal

Este mês no desafio Mensal da Mary lá n´O Refúgio da FussionCook viajámos até à Alemanha. A ideia é fazer pratos tradicionais alemães e, depois de alguma pesquisa, muita tradução e alguma azelhice à mistura 😅, isto foi o que saiu. A receita retirei daqui, mas não segui à risca. É uma sobremesa bem diferente do que estamos habituados, é normal, mas é muito saborosa. No fundo parecem bolas de berlim cozidas com molho de baunilha, ficam uma delicia, gostámos imenso.
Eu fiz apenas metade da receita e adaptei-a à minha máquina de fazer pão, o que me facilitou imenso o trabalho, por isso vou deixar como eu a fiz.



Ingredientes:

Bolinhos:

35 g de manteiga
1 ovo
15 g de fermento de padeiro fresco (usei 3 g de fermento seco)
250 g de farinha
365 ml de leite
1 pitada de sal
1 pitada de canela
75 g de açúcar (usei amarelo)

Ingredientes para o molho:

3 ovos
175 ml de leite
1 vagem de baunilha (usei aroma)
65 ml de vinho branco
65 g de açúcar

Modo de preparação:

Na cuba da máquina de fazer pão deite 180 ml do leite, os ovos, o açúcar, a farinha e o fermento. Coloque no programa massa de pizza e deixe correr o programa até ao fim, na minha demora 1 h e 30 m.


Findo o programa retire a massa para uma tigela enfarinhada e faça 5 bolas iguais. 


Coloque as bolas num tabuleiro enfarinhado e coloque no forno (eu costumo aquecer um pouco para ajudar a levedar mais depressa) a levedar por 20 minutos.


Numa panela coloque o leite restante leite, o açúcar, o sal e a manteiga (aqui coloquei também um pouco de canela). Leve ao lume e quando a manteiga derreter coloque os bolinhos, tape e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos.


Enquanto isso, corte a vagem de baunilha longitudinalmente e raspe a polpa (eu usei aroma). Reserve.
Para o molho, coloque num tacho as gemas, o açúcar, o leite, a baunilha e o vinho branco, leve ao lume a ferver até obter um creme.


Retire os bolinhos do tacho, coloque-os em pratinhos e sirva cobertos com o molho e polvilhados com canela.








Bom apetite e boa semana!

FIQUEM EM CASA!! 🙏
Print Friendly and PDF

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, querida Patrícia

A tua receita está com óptimo aspecto, não conhecia a receita. Eu não tenho máquina de fazer pão, tens ideia de quanto tempo mais ou menos para levedar da forma tradiiconal?

Beijinhos

https://receitasdarosinha.opecadodagula.com/

Piteca disse...

Olá Rosa, olha deixo aqui a tradução da receita (segundo o senhor Google tradutor), pois eu não segui todos os passos, apenas juntei tudo na cuba da mfp e pronto. Espero que dê para entenderes:

Peneire a farinha em uma tigela grande e forme uma cavidade no meio. Crumble o fermento fresco e misture bem com 1 colher de chá de açúcar e 3 colheres de sopa de leite em uma tigela pequena. Coloque esta mistura no poço e cubra com um pouco de farinha. Deixe tudo por cerca de 30 minutos.
Em seguida, misture a massa com 250 ml de leite, ovos e 50 g de açúcar. Amasse uma massa lisa com as mãos. Coloque a massa na tigela novamente e deixe crescer por aproximadamente 30 minutos.
Em seguida, forme cerca de 10 bolas do mesmo tamanho da massa. Coloque-o novamente na tigela e deixe crescer novamente por cerca de 20 minutos.
Em seguida, coloque a massa em uma panela grande, aqueça com o leite restante, açúcar, sal e manteiga e deixe cozinhar na panela coberta por cerca de 25 minutos.
Enquanto isso, corte a vagem de baunilha longitudinalmente e raspe a polpa com um puxão. Para o molho, separe os 6 ovos restantes e bata as gemas com o açúcar em uma tigela sobre o banho de água quente até formar espuma. Misture lentamente o leite, a polpa de baunilha e o vinho branco e misture até obter uma massa cremosa.
Em seguida, retire o macarrão cozido no vapor da panela, arrume os pratos e sirva com o molho quente de vinho baunilha e uma pitada de canela.

Beijinhos querida.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;