sexta-feira, 21 de junho de 2019

Tarte de leite creme queimado

Uma autêntica maravilha esta tarte, é só o que vos digo! A receita saiu do livro Sobremesas, Receitas práticas ilustradas passo a passo, lá fizeram 6 tartes pequenas, mas eu fiz logo uma grande que será com certeza repetida pois ficou aprovadíssima por todos! 😊



















Ingredientes:

150 g de farinha, mais um pouco para polvilhar
25 g de açúcar branco refinado
125 g de manteiga, aos cubinhos
1 colher (sopa) de água (não usei)

Recheio:

4 gemas de ovo
50 g de açúcar branco refinado (usei amarelo)
400 ml de natas espessas
1 colher (chá) de essência de baunilha
Açúcar demerara para polvilhar ( usei amarelo)

Modo de preparação:

Para preparar a massa, coloque a farinha e o açúcar numa tigela e adicione a manteiga com a ponta dos dedos até que a mistura pareça pão ralado. Acrescente a água (não foi preciso) e trabalhe o preparado com os dedos até obter uma massa macia.
Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Tenda a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada e forre com ela uma forma de fundo removível. Pique a massa com um garfo e leve ao frigorífico durante 20 minutos.
Cubra o fundo da tarte com papel vegetal e feijão e leve ao forno previamente aquecido a 190º C, durante 15 minutos. Retire o papel vegetal e os feijões e coza durante mais 10 minutos até ficar estaladiça. Deixe arrefecer.
Entretanto prepare o recheio. Bata numa tigela as gemas de ovo e o açúcar até obter uma mistura clara. Aqueça as natas e a essência de baunilha numa caçarola quase até ferver, depois deite-as sobre a mistura de ovo, batendo constantemente.
Mexendo leve este preparado ao lume numa caçarola limpa e deixe cozinhar quase até ferver, até ficar espesso. Não deixe que ferva porque a massa ficará talhada. 
Deixe arrefecer ligeiramente e depois deite na forma de tarte. Deixe arrefecer e depois leve ao frigorífico de um dia para o outro.



Polvilhe a tarte com açúcar. Coloque-a sobre uma grelha previamente aquecida durante alguns minutos. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante 2 horas antes de servir (não coloquei no frigorífico).



Bom apetite e bom fim de semana. Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;