segunda-feira, 24 de junho de 2019

Pataniscas de bacalhau

Quando faço esta receita normalmente é sempre tudo a olho, pelo que é dificil dizer exactamente as quantidades, daí que nunca a tenha colocado aqui. Mas como é algo que nem toda a gente sabe fazer eu vou tentar explicar mais ou menos como as faço. Uma coisa é certa, ficam sempre maravilhosas! 😉



















Ingredientes:

1 posta de bacalhau demolhado
1 cebola bem pequena
1 raminho pequeno de salsa
2 ovos
+- 100 ml de leite
+- 50 g de farinha com fermento
Pimenta a gosto

Modo de preparação:

Coza o bacalhau e retire-lhe as peles e espinhas. Desfie para dentro de um recipiente.
Junte-lhe a cebola picada, a salsa picada, os ovos, o leite e a farinha. Tempere com pimenta (eu nunca coloco sal, mas se quiser pode colocar) e misture tudo muito bem. Nesta fase é importante que se certifique que a massa não fica nem demasiado liquida nem demasiado grossa mas sim cremosa. Para isso vá adicionando ou mais leite ou mais farinha, consoante for o caso.
Coloque uma frigideira com óleo ao lume e deixe aquecer bem. Vá deitando, com a ajuda de uma colher de sopa, colheradas de massa e deixe fritar de ambos os lados até que fiquem douradas. Retire para uma travessa forrada com papel de cozinha e deixe escorrer. Repita a operação até ficar sem massa.
Sirva com acompanhamento a gosto. Normalmente sirvo sempre com arroz de tomate. 




Notas: Esta receita dá para cerca de 14 pataniscas, dependendo do tamanho. 
Se quiser, pode trocar o bacalhau por outro ingrediente que aprecie, como por exemplo peixe, delicias do mar, legumes, etc.

Bom apetite. Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;