sexta-feira, 12 de março de 2021

Donuts

Lembro-me de ter tentado uma vez fazer estas maravilhas, mas, correu tão bem, que foi tudo para o lixo e nunca mais voltei a tentar.😓
Mas há dias e, em pleno confinamento, apeteceram donuts à princesa... comprar estava fora de questão, como é óbvio,  por isso lá fui eu à procura de uma receita diferente (até porque já nem me lembro da que fiz, já foi há tantos anos...) para testar novamente a minha sorte!
Aconselharam-me esta, disseram-me que saíam sempre bem, e então ficou decidido. Lá fui eu para a cozinha.
O resultado, para meu espanto, foi excelente. Ficaram maravilhosos, super fôfos, não tão diferentes assim dos de compra. Super aprovados, principalmente pela piolha, que mal esperou que arrefecessem e comeu logo dois de açúcar e canela! 😂
Fiz três versões diferentes, de açúcar e canela, de chocolate branco e de glacê rosa (a pedido da princesa, tinham de ser rosa), que foram os nossos preferidos.
Deixo então a receita, mas podem ver a original aqui.












Ingredientes:

15 g de fermento biológico
40 g de açúcar (usei amarelo)
10 g de sal
20 g de açúcar baunilhado ou 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
2 ovos
150 ml de leite à temperatura ambiente
400 g de farinha fina de trigo
80 g de manteiga

Modo de preparação:

Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP menos a manteiga e coloque a amassar por 10 minutos, até descolar do recipiente. Junte então a manteiga em pedaços e coloque novamente a assar até ligar tudo. Deixe levedar até dobrar de volume (coloquei dentro do forno ligeiramente aquecido).
Estenda a massa, 1/4 de cada vez, até ficar com cerca de 1,3 cm de espessura e com dois cortadores de massa redondos (um com 9 cm e outro com 2 cm de diâmetro) e corte os donuts, coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixe levedar novamente (voltei a colocar no forno aquecido) até terem cerca de 2cm.



Aqueça bem o óleo (o suficiente para que os donuts não toquem no fundo). Coloque poucos donuts de cada vez na frigideira e deixe fritar. Assim que o centro começar a ficar dourado vire e deixe fritar do outro lado.
Retire-os, coloque em papel absorvente e deixe arrefecer.


Para os passar por açúcar e canela: 

Basta misturar bem os dois ingredientes (quantidades a gosto) e passar os donuts ainda quentes mas escorridos. Coloque num prato de servir.


Para cobrir com chocolate branco:

Numa taça coloque 100 g de chocolate branco com um pouco de leite e leve ao microondas, vá mexendo a cada 10 segundos até que o chocolate derreta e fique bem misturado com o leite. Deixe arrefecer até que fique bem cremoso. Passe os donuts pelo chocolate branco e coloque a secar. Depois transfira para um prato de servir.


Para cobrir com o glacê rosa:

Numa taça coloque 200 g de açúcar em pó e vá deitanto água aos poucos até que fique com uma pasta não muito liquida. Deite um pouco de corante vermelho e misture bem até obter o tom rosa.
Passe os donuts pelo glacê e coloque a secar. Depois transfira para um prato de servir.
No final polvilhei com um pouco de pó brilhante comestível.


Bom apetite e bom fim de semana.

Print Friendly and PDF

3 comentários:

Marta Cunha disse...

Ficaram lindos! Uma verdadeira tentação.
Bjs

Natércia Ramalho disse...

Uma boa sopinha gostei muito...um beijinho e uma boa semana.

Melissa disse...

Olá, Piteca! Delicia essa de donuts! Te convido a aprender absolutamente tudo sobre fabricação, conservação,
embalagem e venda de Donuts Gourmet Deliciosos.
São muitas Receitas (As Que Mais Vendem) que irá fazer de
você um Profissional, começando ainda essa semana. Acesse e descubra https://go.hotmart.com/V51479593W

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;