quinta-feira, 25 de março de 2021

Arroz doce em bebida dourada - A Cozinhar com... Ana Teixeira

Voltou o desafio mensal ao Cantinho das Cozinheiras e, este mês, cozinhámos todas com a Ana Teixeira, mentora do blog Intimidades na Cozinha. Confesso que não conhecia, nem a pessoa, nem o blog. Mas é o que este desafio tem de bom, dá-nos a conhecer novas caras e novas experiências. Esta foi uma delas.
Quando fui conhecer a página, esbarrei logo com esta receita de "arroz doce", ficou logo decidido. Quem me conhece bem, sabe que não resisto a uma tacinha de arroz doce, simplesmente adoro. E já tenho experimentado várias versões, mas com aveia e especiarias confesso que nunca me tinha passado pela cabeça.
O que posso dizer? Bem, eu não estou cá para enganar ninguém, por isso vou mesmo ser sincera. Adorei a troca do arroz pela aveia, adorei a textura cremosa com que ficou e adorei também a cor amarela, lindíssima mas, o sabor... Lamento Ana, mas realmente não gostei mesmo, para mim tornou-se uma confusão de sabores, o doce, o picante, o ácido... não é, de todo, para o meu palato.
Mas adorei a ideia no geral e já estou a pensar em repetir com sabores mais ao nosso gosto... mi aguardem!!! 😊
Eu fiz apenas metade desta receita e rendeu 4 tacinhas.












Ingredientes:

1l de leite de côco (usei de aveia)
1 colher (chá) de curcuma (açafrão) em pó
1/2 colher (chá) de gengibre ou 2cm de gengibre fresco
1 pitada de pimenta preta moída
3 paus de canela
100 g de arroz carolino ou 100 g de flocos de aveia (usei a aveia)
250 ml de água
1 pitada de sal
10 colheres (sopa) agave ou 150 g de açúcar (usei stevia liquida com agave)
Casquinhas de limão
Canela em pó a gosto

Modo de preparação:

Começar por fazer o leite dourado: num tacho pequeno aquecer (em lume médio) o leite de côco, a curcuma, o gengibre, a pimenta moída e os paus de canela. Ir mexendo.
Quando começar a ferver desligar o lume. Juntar o agave ou açúcar ou mel ou outro adoçante. Reservar.
Levar ao lume numa panela média com a água e adicionar uma pitada de sal e o arroz/aveia. Quando o arroz/aveia absorver toda a água, juntar duas conchas do preparado do leite dourado quente, até cobrir, mais as casquinhas de limão e os paus de canela.
Manter ao lume, sempre a fervilhar e ir sempre mexendo, em movimentos lentos e circulares e ir adicionando o preparado do leite dourado. Repetir o processo, mexendo sempre, até esgotar o leite.
No final, terá um creme com alguma resistência. Nem demasiado líquida, nem demasiado densa. Desligar o lume, retirar as casquinhas de limão e os paus de canela.
Quando arrefecer polvilhar com canela em pó e servir.





Bom apetite e bom fim de semana.

Print Friendly and PDF

1 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Ficou uma autentica maravilha e com certeza muito boa...um beijinho e uma boa semana.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;