sexta-feira, 6 de março de 2020

Tarte de chocolate merengada

Mais uma receita que fui buscar ao livro Sobremesas-Receitas práticas ilustradas passo a passo e mais uma que ficou aprovada. Só lhe vi um defeito, o facto de não se conseguir cortar à fatia, ficou mais tipo doce, para a próxima terá de levar umas alterações nesse sentido, mas de sabor ficou ótima!😊
Deixo aqui então a receita.



Ingredientes:

Base:

225 g de biscoitos digestivos de chocolate simples
55 g de manteiga

Recheio:

3 gemas de ovo
4 colheres (sopa) de açúcar branco refinado (usei amarelo)
4 colheres (sopa) de farinha de milho
600 ml de leite
100 g de chocolate derretido

Merengue:

2 claras de ovo
100 g de açúcar branco refinado
1/4 de colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparação:

Ponha os biscoitos digestivos dentro de um saco de plástico e esmague-os com um rolo da massa (usei o processador). Coloque-os numa tigela. Derreta a manteiga e misture-a com os biscoitos até ficar bem combinado. Forre uma forma de tarte de 23 cm com a mistura de biscoitos no fundo e dos lados, pressionando firmemente.
Para preparar o recheio, bata numa tigela grande as gemas de ovo, com o açúcar e a farinha de milho, adicionando um pouco de leite se for preciso. Aqueça o leite quase até ferver e deite-o lentamente sobre a mistura de ovo, batendo bem com um batedor de varas.
Leve a caçarola outra vez ao lume e, mexendo sempre, deixe cozer suavemente até engrossar. Retire do lume.
Batendo, adicione o chocolate derretido e depois despeje tudo na base do biscoito digestivo.
Para preparar o merengue, bata as claras de ovo em castelo até formar montinhos e, batendo sempre, vá acrescentando cerca de  2/3 do açúcar até o preparado ficar duro e brilhante. Envolva o resto do açúcar e a essência de baunilha no merengue.
Distribua o merengue sobre o recheio da tarte, usando as costas de uma colher para lhe dar um acabamento atraente. Leve ao centro do forno previamente aquecido a 160º C, durante 30 minutos ou até dourar.
Sirva quente ou morno

Bom apetite e bom fim de semana. Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;