segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Pudim guloso de requeijão

Fiz este pudim para um almoço de família que fiz cá em casa.
A receita retirei da minha revista Segredos de Cozinha especial Pudins nº 50 e, apesar de o pudim não ter ficado nem de perto parecido com o da revista, posso dizer que ficou uma verdadeira delícia. O meu problema? Distraí-me com o tempo e acho que o deixei cozer demais, mas mesmo assim ficou aprovadissimo, para a próxima já sei... menos distracção e menos tempo de cozedura! 😅
Deixo então a receita.


Ingredientes:

Caramelo:

150 g de açúcar
1,5 dl de água
Canela em pó q.b.

Pudim:

1 colher (sopa) de manteiga
2 dl de leite
250 g de açúcar ( achei muito por isso coloquei 150 g, usei amarelo)
2 colheres (sopa) de farinha
6 ovos
1 limão (raspa)
150 g de requeijão
3 colheres (sopa) de vinho do Porto branco

Modo de preparação:

Prepare o caramelo, levando ao lume o açúcar com uns pingos da água. Quando ganhar uma cor dourada, junte a água restante e uma pitada de canela em pó. Deixe ferver um pouco e retire do lume.
Unte uma forma redonda, de 22 cm de diâmetro, com o caramelo e reserve.
Ligue o forno a 180º C.
Adicione a manteiga ao leite e leve ao lume até amornar (levei ao microondas). À parte, misture o açúcar com a farinha. Separe as gemas das claras e acrescente as gemas à mistura anterior assim como a raspa do limão; envolva bem. Verta a mistura de leite e manteiga e também o queijo desfeito. de seguida adicione o vinho do Porto, misture e reserve.
Bata as claras em castelo e junte ao preparado do pudim, envolvendo delicadamente. Verta na forma, já barrada com o caramelo e leve ao forno em banho maria. Deixe cozer durante 1h e 10m. Decorrido o tempo, retire o pudim do forno e deixe-o arrefecer.
Depois de frio, desenforme-o e sirva-o decorado a gosto.



Nota: Eu não cozi o pudim no forno, cozi-o no tacho de pressão mas não contei o tempo e penso que acabou por cozer demais.

Bom apetite.

Print Friendly and PDF

2 comentários:

Iza disse...

Tem um interior maravilhoso! Quanto ao fato de não estar parecido com o da revista... para a próxima fica melhor :) Mas acho que até está bonito!
Beijoca

Unknown disse...

Ficou muito bonito e pelos ingredientes deve ser uma delícia.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;