segunda-feira, 3 de julho de 2023

Pãodemia

Este pão da Filipa Gomes, ficou famosíssimo pela altura da pandemia. Foi uma forma que a Filipa arranjou para que pudéssemos ter pão em casa sem que tivéssemos de sair para o comprar. Curiosamente, nunca me deu para o fazer. Não por não gostar de pão ou por não me agradar a receita, mas pelo simples facto de que nunca tive grande jeito para o fazer. Na verdade, tenho algumas receitas por aqui que, apesar de terem ficado boas e do pão até se ter comido, nunca ficou um pão do estilo do que se compra por aí...
O que me deixava curiosa era o facto de ser feito num tacho de ferro e, como recentemente até adquiri um, resolvi experimentar. Isto e o facto de ter sido desafiada pela Carla Costa Véu em Flor lá no grupo Novo Cantinho. 😂
Bem, a verdade é que o fiz e, ficou de tal forma aprovado que nunca mais parei de o fazer, até em versão bolinhas! É simplesmente maravilhoso e super fácil de fazer. Se ainda não o fizeram, confiem e façam, não se vão arrepender.
😉







Ingredientes:

420 g de farinha sem fermento T65
360 ml de água tépida
1 colher (café) de fermento de padeiro
1 colher (chá) de sal

Modo de preparação:

Misturar tudo, tapar e deixar levedar por 8 a 12horas (ou até 24h). Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de fora para dentro algumas vezes até forma uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250°C com uma panela lá dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa). Assim que estiver bastante quente, passe a massa para dentro da panela, tape e leve ao forno por 30 minutos. Tire a tampa e asse mais uns 10 minutos para uma crosta bem crocante.

Dica para quem não tem panela de ferro:

Uma panela de inox que também dá. Confirme que a panela pode ir ao forno, que não tem borrachas nem plásticos. Dá também para fazer num tabuleiro destapado. Fica baixo, tipo focaccia.





Beijinhos e boa semana. 💛

Print Friendly and PDF

2 comentários:

Bella disse...

Ah interessante! Temos uma máquina de fazer pão, mas ainda vou experimentar esta receita. Tenho uma panela toda em inox sem borrachas nem pláticos. E vou experimentar no tabuleiro como sugeres para fazer tipo focaccia!
Bjs e obrigada pelas dicas

Piteca disse...

Olá querida Bella, espero que te encontres bem.
Experimenta sim, depois conta como correu, por aqui tem saído sempre bem!
Um beijinho grane para ti.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;