sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Tronco de limão merengado

Mais uma receita que pedi emprestada à Rita Nascimento para fazer para a noite de Natal e mais uma que ficou aprovada por cá. Fica uma maravilha este tronco e é bem fácil de fazer.
Podem ver a receita original aqui.



Ingredientes:

Torta:

3 ovos
100 g de açúcar
75 g de farinha

Recheio:

Lemon curd (receita aqui)
 

Cobertura de merengue suíço:

100 g de açúcar
2 claras


Modo de preparação:

Coloque os ovos e o açúcar numa taça e bata até que tripliquem de volume, fiquem espumosos e mais claros ( 5 a 7 minutos). Depois acrescente a farinha peneirada por duas ou três vezes e vá envolvendo delicadamente com uma espátula sempre de baixo para cima.
Coloque a mistura num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal e espalhe bem com a ajuda de uma espátula de forma a que fique toda da mesma espessura.
Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos.
Entretanto prepare um pano limpo e polvilhe com açúcar ou açúcar em pó.
Assim que o pão de ló sair do forno e de se certificar de que está bem cozido, vire o tabuleiro para cima do pano que preparou, desenforme e com muita delicadeza retire o papel vegetal.
Com a ajuda do pano enrole a torta com a massa ainda quente e deixe arrefecer enrolada no pano.
Depois de fria, desenrole a torta e recheie com o lemon curd, espalhando com a ajuda de uma espátula. Volte a enrolar com cuidado para o recheio não sair, apare as pontas e, se desejar, corte um pedaço na diagonal para fazer um tronco mais pequeno e coloque-o no prato ao lado da torta bem encostado.
Para o merengue: Numa tigela que possam levar a banho maria coloque as clara e o açúcar, misture bem, para que os ingredientes fiquem bem ligados. Coloque a tigela dentro de um tacho com água a ferver (a tigela onde tem as claras não pode tocar na água) e vá mexendo sempre até que o açúcar se dissolva completamente nas claras (vá testando com os dedos, quando deixar de sentir os grãos de açúcar e estiver bem quentinho está pronto).
Retire a taça do lume e bata com uma batedeira em velocidade média/alta até que arrefeça e fique bem firme (5 a 10 minutos). 
Cubra o tronco com o merengue fazendo efeitos com uma espátula e, se quiser, queime com a ajuda de um maçarico ou então deixe ficar assim branquinho.


Bom apetite e bom fim de semana.

Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;