segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Creme de cogumelos

Com este tempo o que sabe mesmo bem é uma sopinha, bem quentinha, para aquecer. Vai daí a nossa querida administradora do Novo Cantinho, Mary Vi, desafiou-nos a reproduzir umas receitinhas de sopas, dadas por ela (retiradas de um livro ou revista à escolha dela).
Eu sou apreciadora de sopas, no Inverno principalmente, que é quando me sabem bem e, por acaso, até andava com vontade de experimentar sopas diferentes do normal, então resolvi aceitar o desafio.
Escolhi 4 sopinhas, entre elas esta, que é bem simples de fazer e ficou bem saborosa.
Deixo então a receita:


Ingredientes:

300 g de mistura de cogumelos
1 batata grande
2 dentes de alho
100 g de queijo da ilha ralado (usei mozzarella)
100 ml de vinho branco
30 g de manteiga
1 colher (sopa) de farinha
1 ramo de salsa
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta preta de moinho q.b.

Modo de preparação:

Leve ao lume um tacho com a manteiga e deixe derreter. Adicione os alhos picados e deixe refogar até ficar dourado. Adicione os cogumelos, grosseiramente cortados e uma mão cheia de salsa picada. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione depois o vinho e deixe evaporar.
Retire metade dos cogumelos e reserve, junte ao tacho a batata, descascada e cortada em cubos, e a noz moscada. Cubra com água, retifique o sal e deixe ferver até as batatas ficarem bem cozidas.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente e polvilhe com o queijo da ilha ralado, até cobrir. Deixe o queijo derreter até ficar dourado, vire e deixe cozinhar do outro lado. Retire e deixe arrefecer.
Dissolva a farinha num pouco do caldo do tacho e volte a juntar ao tacho. Passe a sopa com a varinha mágica e deixe cozinhar até ficar espessa. Adicione os cogumelos que reservou e sirva com o crocante de queijo da ilha.


A receita original:


Bom apetite e boa semana.

Print Friendly and PDF

1 comentários:

Isabel Salvador disse...

Que bem me parece minha Piteca.
Beijinhos

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;