sexta-feira, 9 de abril de 2021

Éclairs

Há imenso tempo que não fazia estas maravilhas, anos mesmo. São trabalhosos, daí que não haja grande vontade de os fazer mas, são tão, mas tão bons... O maridão já andava a mandar a indireta à uns tempos e então, o facto de termos de ficar fechados em casa em época de pandemia, foi a desculpa perfeita! 😅
Lá fomos, eu e a princesa, para a cozinha preparar a surpresa para o papá...
Desta vez, segui a receita à risca e fiz a cobertura que vem mencionada na receita, mas costumo fazer com chocolate derretido, a meu ver ficam bem melhores, mas estes também se comeram bem... 😁
A receita é do grandíssimo livro, Tesouro das Cozinheiras, um dos meus preferidos! 












Ingredientes:

150 g de farinha sem fermento
50 g de manteiga
3 g de sal
2,5 dl de água
3 a 4 ovos inteiros

Recheio:

5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) bem cheias de maisena
1 pitada de aroma de baunilha
0,5 l de leite

Cobertura de chocolate:

125 g de açúcar em pó
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) rasas de cacau em pó
1 colher (sobremesa) de manteiga
Baunilha

Modo de preparação:

Éclairs: Põe-se num tacho a água quente, o sal, o açúcar e a manteiga, leva-se tudo ao lume até ferver e então retira-se o tacho para fora. Deita-se-lhe a farinha de uma só vez e bate-se bem até que  a farinha forme uma massa espessa. Volta ao lume, batendo-se sempre até que a massa despegue do tacho e da colher, formando bola.
Retira-se do lume e vão-se-lhe juntando os ovos um a um, batendo bem e levantando a massa para ficar suficientemente arejada, até que os ovos fiquem bem incorporados (nunca adicionar um ovo sem o antecedente estar bem incorporado). A massa deve ficar mole mas não liquida. Se ao deitar o 3º ovo a massa estiver quase no ponto, bate-se o 4º ovo em separado e vai-se incorporando à massa, pouco a pouco, até esta ficar na consistência devida.
Untam-se com manteiga 1 ou 2 tabuleiros nos quais se vão dispondo, com a ajuda do saco de pasteleiro, apetrechado com  o bico largo e redondo, palitos de massa de 8 ou 10 cm de comprimento e distanciados uns dos outros 5 cm.
Levam-se então a cozer m forno moderado, durante 20 minutos.
Quando estiverem prontos, deixam-se arrefecer, sobre uma rede, ao abrigo de correntes de ar.


Depois de frios, com a ajuda de uma faca afiada faça um furo por baixo e recheie com o creme de pasteleiro usando uma seringa. 
Finalmente, pincele-os todos com a cobertura e coloque-os num prato a secar.

Recheio: Num tacho deite as gemas, o açúcar, a farinha e misture muito bem. Noutro tacho ferva o leite juntamente com o aroma de baunilha e adicione lentamente à mistura de ovos, mexendo sempre. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer.

Cobertura de chocolate: Derrete-se o açúcar com a água, junta-se-lhe o cacau e a baunilha e leva-se ao lume, mexendo sempre, até engrossar, mas sem deixar ferver. Por fim incorpora-se a manteiga e aplica-se com um pincel sobre os éclairs.



Bom apetite e bom fim de semana.

Print Friendly and PDF

2 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Ficaram lindos e certamente um delicia...um beijinho e resto de um bom domingo.

Mary - Strawberrycandy disse...

Que bom aspecto!
Passei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;