quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Bacalhau à Gomes Sá - A Cozinhar com...

Hoje é dia de ir para a cozinha e cozinhar com a menina Cristina Pinto. Sim foi o blog dela, Noz moscada e gengibre, que foi escolhido este mês e, devo dizer que, mais uma vez, não foi nada fácil (só coisa boa!!!) mas, lá me desenrasquei e acabei por fazer duas receitas... 😁
Desta vez o que queria era uma receita com bacalhau por isso fui lá ver se ela tinha algo que me agradasse.
Encontrei esta receita que, apesar de eu já aqui ter uma publicada no blog, me deixou curiosa em ralação ao sabor pois é feita de forma diferente. Lá fui eu para a cozinha experimentar e (bem, eu sou suspeita pois adoro pratos de bacalhau mas...) adorei! Apesar de ter sido feito exactamente com os mesmos ingredientes, o sabor fica um pouco diferente. Gostei imenso de sentir a parte tostada por cima (principalmente o alho...hummmm). Será para repetir! 😉
Aqui fica então a receita, fiz tal e qual como a Cristina.




















Ingredientes:

2 Lombos de Bacalhau ou 4 postas médias
8 Batatas grandes
200 ml Azeite
1 Cebola grande picada
4 Dentes de alho
Salsa picada seca q.b.
2 Ovos
1 Folha de louro
Sal q.b.
Pimenta preta de moinho q.b.

Modo de preparação:

Coza os ovos por 8 min.
Descasque as batatas e parta em cubos grandes.
Coloque as batatas para cozer com um pouco de sal.
Assim que a água começar a ferver junte o bacalhau.
À parte num tachinho, coloque o azeite, deixe aquecer e refogue a cebola picada, os dentes de alho picados e a folha de louro.
Deixe refogar em lume brando.
Pré-aqueça o forno a 200º C.
Escorra as batatas e o bacalhau.
Retire o bacalhau, deixe arrefecer um pouco para poder lascar e limpar de peles e espinhas.
No mesmo tacho, em lume brando, coloque novamente as batatas e o bacalhau, verta sobre as batatas o azeite com a cebola.
Envolva bem e junte os ovos partidos aos bocadinhos.
Junte mais um fio de azeite se necessário.
Retire do lume.
Coloque o bacalhau num prato que possa ir ao forno.
Polvilhe com a salsa.
Enfeite com azeitonas e leve ao forno para alourar.



Carregue na imagem para ver o desafio


Bom apetite e bom fim de semana.

Print Friendly and PDF

1 comentários:

Flor de Rosmaninho! disse...

Uma refeição perfeita para esta altura adoro!
Beijo
Elsa
Flor de Rosmaninho

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;