É um pouco trabalhosa, verdade mas eu atalhei para se tornar mais fácil... é, eu sou assim... não me julguem!! 😂😂
Então o que é que eu mudei? Simples, em vez de fazer a massa à mão, fiz na minha máquina de fazer pão, o que me ajudou imenso! 😁
A receita dá para dois folares grandinhos, maravilhosos, esta receita vale muito a pena, mesmo que não tenham a mfp!!👌
Deixo as duas versões para que todos possam experimentar.
Ingredientes:
500 g de farinha T65 sem fermento
40 g de fermento de padeiro
1 chávena (chá) de leite à temperatura ambiente
1 colher (café) de sal fino
3 ovos
80 g de açúcar
75 g de manteiga derretida
Raspa de um limão ou laranja
25 g de manteiga + 2colheres (sopa) de açúcar para o recheio
1 ovo para pincelar
Modo de preparação:
Dos 500 g de farinha retire 1/3 (cerca de 150 g) para um pequeno recipiente, junte-lhe o fermento esfarelado e amasse com leite suficiente até formar uma bola com a consistência de massa de pão, polvilhe-a com farinha e deixe-a levedar.
Num alguidar misture os ovos com o açúcar, o sal, a margarina derretida e a raspa de limão e bata até estar tudo bem misturado, junte-lhe o fermento (já lêvedo), amasse bem e, logo de seguida, junte-lhes a farinha restante. Amasse tudo muito bem, batendo bem a massa. Se esta estiver muito mole pode juntar-lhe mais um pouco de farinha, mas sempre o mínimo indispensável pois a massa tem de ser muito bem batida e é assim que vai enxugando até se descolar do alguidar.
Faça uma bola mole com a massa, polvilhe-a com farinha, cubra-a com um pano ou cobertor e deixe levedar algumas horas em lugar aquecido até ter crescido para o dobro. Esta massa fica com a consistência da massa do pão mas mais fofa.
Faça uma bola mole com a massa, polvilhe-a com farinha, cubra-a com um pano ou cobertor e deixe levedar algumas horas em lugar aquecido até ter crescido para o dobro. Esta massa fica com a consistência da massa do pão mas mais fofa.
Retire a massa do alguidar, polvilhe-a com farinha e amasse-a de novo cerca de meio minuto. Divida-a em duas partes iguais, faça com cada uma uma bola, puxe cada uma das pontas, como se faz a um pão de leite e, em seguida, espalme-a no meio. Barre-a na parte espalmada com manteiga derretida e polvilhe com açúcar granulado (cerca de uma colher de sopa em cada).
Dobre-as e enrole-as um pouco no meio de modo a fechar a parte recheada, depois puxe-lhes as pontas dando-lhes o feitio de ferraduras e coloque-as em tabuleiros polvilhados com farinha. Deixe-as levedar até terem crescido o suficiente.
Quando estiverem crescidas e muito fofas, pincele-as ao de leve com o ovo batido e polvilhe-as com açúcar granulado.
Leve a cozer em forno bastante quente uns 30 a 40 minutos. Verifique se a massa está bem cozida.
Se começarem a alourar demasiado logo no inicio, reduza-lhes o calor.
Quando saírem do forno, pincele-as com manteiga derretida nas partes onde não houver açúcar e volte a polvilhar com açúcar areado.
Na MFP:
Depois de fazer a bola de fermento e desta levedar, coloque na cuba todos os líquidos em primeiro lugar e depois os sólidos, ligue no programa das massas e deixe correr até que fique tudo bem misturado. Acrescente então o fermento e deixe amassar até ficar com uma bola que não pegue. Retire a massa da máquina e deixe levedar. Siga depois a receita normalmente.
2 comentários:
Devem ter ficado uma maravilha,...
Passei para desejar continuação de uma excelente semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira
Olá Mary, olha compensa o trabalho que dão pois realmente ficam deliciosos!! :)
Obrigada pela visita, um beijinho.
Enviar um comentário