Que 2024 desperte o que há de melhor em nós e consigamos fazer com que o mundo se torne um lugar melhor para vivermos.
Façam o favor de serem felizes. 😊
Tinha uns legumes e uma alface no frigorífico a gritar para seres usados pois já estavam a querer entregar a alma ao criador... Peguei neles, juntei mais uma ou outra coisita e daí saiu esta sopa bem reconfortante. Nós aqui somos fãs de sopas sem serem passadas, as chamada sopas de entulho, mas se preferirem podem passar.
Então fiz assim:
1 courgette cortada em cubos
3 cenouras cortadas em pedaços
1 bróculo cortado em pedaços
Resto de uma alface cortada em tiras
1 batata cortada em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate grande bem maduro cortado em cubos
150 ml de azeite
1 folha de louro
Rodelas de chourição a gosto partidas em pedaços
Sal e pimenta q.b.
1 cubo de caldo de carne
Modo de preparação:
Num tacho deite a cebola, os alhos, o louro e o azeite. Leve ao lume até que a cebola amoleça. Acrescente então a cenoura e os bróculos e deixe cozinhar um pouco. Deite depois o tomate, a alface, a batata, tape com água, tempere com o caldo de carne, sal, pimenta e deixe cozinhar mais um pouco. Por fim deite a courgette e deixe acabar de cozer. Assim que estiver cozida, deite os pedaços de chourição e deixe ferver mais um minuto.
Retifique os temperos e sirva.
Beijinhos e um bom fim de semana. 🍲
Todos os anos a minha princesa sente uma alegria imensa por poder enfeitar a casa nesta época. E uma das coisas que ela adora fazer são desenhos de Natal com a mamã para pendurar nas janelas. Este ano não foi exceção, fizemos muitos desenhos e muitas bolinhas de neve para enfeitar as janelas, que são enormes... 😅
Aproveito então para vos desejar a todos um santo e feliz Natal através da nossa arte... 😂
Aproveitem muito, juntamente com as pessoas que vos são mais queridas, com muita paz, amor e muita saúde também.
Um Feliz Natal para todos. 🎄🎅
Este ano a minha mini resolveu escolher como tema para o seu aniversário a Sia que, para quem não conhece, é uma cantora bastante famosa.
Desde bem pequena que ela sempre teve um grande fascínio pela dança, adora musica e adora dançar e a Sia é, sem dúvida, uma das cantoras preferidas dela. Além disso adora também a menina bailarina que entra na grande maioria dos videos.
Escolhido o tema, toca de por a cabeça a funcionar para saber o que raio poderia eu fazer... 😅
Depois de muito pensar acabei por me decidir por um bolo com uma foto dela vestida de bailarina em cima e enfeitado com várias fotos da Sia e companhia que não correu bem como eu queria, mas essa história fica para depois... Saíram também então estas bolachinhas dentro do tema e que ela adorou. 😊
Usei a receita da Rita Nascimento que já aqui tinha publicado mas volto a colocar aqui. No fim de feitas foi só enfeitar.
120 g de manteiga
125 g de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
250 g de farinha
1/2 colher (chá) de fermento (não coloquei porque usei farinha já com fermento)
Pasta americana branca, cinzenta, preta e creme q.b.
Modo de preparação:
Com uma batedeira, uma vara de arames ou uma colher, bata a manteiga (que deverá estar cremosa, à temperatura ambiente) com o açúcar até obter um creme.
Junte o ovo e a baunilha e continue a bater até incorporar tudo. Por fim adicione a farinha e o fermento (não coloquei) envolvendo apenas até obter uma massa lisa, uniforme e consistente.
Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas, para que fique firme o suficiente para poder ser esticada com o rolo.
Passado esse tempo, pré aqueça o forno a 180ºC.
Retire a massa do frigorífico. Com o rolo da massa estique-a até ficar com cerca de 5 mm (polvilhe o rolo e a bancada com um pouco de farinha para não colar). Corte a massa com os cortadores da sua preferência (usei um redondo, um em forma de microfone e um em forma de laço). Vá colocando as bolachas espaçadas entre si num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Volte a unir os recortes de massa e torne a esticar. Continue a cortar bolachas e a proceder da mesma maneira até terminar a massa.
Leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até as bolachas ficarem ligeiramente douradas.
Espero que gostem, beijinhos e bom fim de semana. 🍪
Mais um bolinho que fiz, para uma princesa linda que é super fã deste nosso amiguinho...😁
Bolo de chocolate e creme de pasteleiro.
Vi uma receita deste género numa das minhas Teleculinárias mas, quando fui para a fazer já não a consegui encontrar (são tantas... 😅). A ideia cá ficou, mais ou menos, e então lá fui eu para a cozinha mais uma vez. Saiu este peixinho bem guloso para o jantar que nós acompanhámos com batata e bróculos cozidos.
Fiz assim:
6 filetes de peixe gato (cortei ao meio)
150 ml de vinho branco
1/2 limão (sumo)
2 colheres (sopa) de farinha
50 g de manteiga
200 ml de leite
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
Modo de preparação:
Tempere os filetes com o sal, o vinho branco e sumo de limão, coloque-os num tabuleiro e leve ao forno a 180º C por cerca de 20 minutos ou até que fiquem cozinhados. Retire e reserve.
Num tacho deite a manteiga e deixe derreter, acrescente depois a farinha, misture e deite o leite aos poucos mexendo sempre para não ganhar grumos. Depois tempere de sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão, deixe cozinhar, mexendo sempre até engrossar. Por fim adicione a polpa de tomate e envolva bem. Se o peixe ainda tiver algum molho, pode juntar também a este preparado.
Deite o molho por cima dos filetes e sirva.
Beijinhos e bom fim de semana. 🐟
Mais uma encomenda que saiu da minha cozinha. Mais um bolo temático para um miúdo 5*.
Foram três bolinhos de baunilha, todos eles recheados com creme de caramelo salgado. 😋
Beijinhos para todos e uma boa semana. 🎂
Adorei estas bolachinhas quando as vi no livro, Á dentada, da Rita Nascimento. Aliás, eu acho que adoro tudo o que vejo naquele livro... 😂 Mas realmente achei-as uma fofura e por isso fui fazê-las! 😁
Ficam uma maravilha, devo dizer, super aprovadas, claro! 👌
Ingredientes:
50 g de manteiga
125 g de açúcar amarelo
50 ml de leite
1 limão (raspas)
250 g de farinha
1 colher (chá) de canela
1 gema (para pincelar)
Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 200ºC.
Derreta a manteiga no micro-ondas ou no fogão. Numa tigela, coloque a manteiga derretida, o açúcar amarelo, o leite, e as raspas de limão e, com uma vara de arames ou uma colher, bata até obter uma mistura bem ligada. Por fim, adicione a farinha e a canela e amasse apenas até obter uma massa lisa e uniforme.
Deixe a massa repousar durante 10 a 15 minutos à temperatura ambiente para que seque um pouco e seja mais fácil de moldar.
Para moldar as fogacinhas, retire porções de massa e faça bolas do tamanho das de golfe. Vá colocando as bolas espaçadas entre si num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e pressione-as com os dedos para achatar ligeiramente.
Bata a gema e pincele as fogacinhas.
Leve ao forno durante cerca de 12 minutos ou até as fogacinhas ficarem douradas.
O que eu adoro fazer estas coisas... 😁
Mais um bolinho de aniversário que me foi encomendado, este um pouco mais simples mas, para mim pelo menos, igualmente bonito.
Bolo de chocolate, recheado com doce de frutos vermelhos e coberto com buttercream.
Beijinhos para todos e bom fim de semana. 🎂
Aqui por casa somos todos super fãs de bolachas. É daquelas coisas que começamos a comer e é muito difícil de conseguir parar... 😅
E, volta e meia, gosto de experimentar receitas novas, claro, para podermos ir variando. Esta fui buscar ao livro da Rita Nascimento (adoro as receitas daquela mulher!!!) e foram mais umas que ficaram aprovadas. 👌 Eu vou deixar aqui a receita tal como está no livro, mas eu fiz a dobrar... porque somos gulosos... 😂
75 g de manteiga
75 g de açúcar
1 ovo
1 limão (raspas)
1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei aroma)
200 g de farinha de arroz
1/2 colher (chá) de fermento
Modo de preparação:
Bata a manteiga (que deverá estar à temperatura ambiente) com o açúcar até obter um creme. Junte o ovo, as raspas de limão e a baunilha e continue a bater até incorporar tudo.
Por fim, adicione a farinha de arroz e o fermento, envolvendo apenas até obter uma massa lisa e uniforme.
Envolva a massa em película aderente ou papel vegetal e molde um rolo com cerca de 4 cm de diâmetro, aconchegando bem para que fique compacto. Leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora ou até a massa ficar firme o suficiente para poder ser cortada sem deformar.
Passado esse tempo, pré aqueça o forno a 180ºC.
Retire a massa do frigorífico. Polvilhe um pouco de açúcar sobre a bancada formando uma camada uniforme e role a massa sobre o açúcar até este cobrir e aderir bem a toda a parte de fora do rolo. Corte o rolo em rodelas com cerca de 7 mm de espessura. Vá colocando as bolachas espaçadas entre si num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até as bolachas ficarem ligeiramente douradas nas bordas.
Beijinhos para todos e boa semana. 🍪
Naqueles dias de maior pressa em que não há grande tempo para estar a cozinhar, são pratinhos deste género que saem, completamente de improviso. Pratos rápidos, que não envolvam grande trabalho e que, mesmo assim, ficam deliciosos. Normalmente uso os legumes que tenho a jeito no frigorífico por isso podem ir variando ou mesmo trocar os que usei por outros que prefiram.
Ingredientes:
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 tomates médios, bem maduros
1/2 alho francês
1 batata média
3 ovos
150 ml de azeite
Sal, pimenta q.b.
Modo de preparação:
Numa frigideira coloque a cebola e o alho francês cortados ás rodelas, os dentes de alho e o tomate picados, o azeite, tempere a gosto e leve ao lume até que tudo amoleça.
Nota: Se quiser pode adicionar ao refogado umas rodelas de chouriço, pedaços de bacon ou fiambre para dar mais sabor.
Beijinhos e bom fim de semana. 😊
Inspirei-me de uma outra receita que já aqui tenho publicada para fazer este bolo, isto porque tinha aqui 4 bananas já a pedir socorro de tão negras que estavam a ficar. Deitar fora não era opção, por isso saiu este bolinho que ficou aprovado pelos gulosos cá de casa. 😁
Fiz assim:
Ingredientes:
2 chávenas (chá) de farinha
1 chávenas (chá) de açúcar
1 chávena (chá) de óleo mal cheia
4 bananas médias maduras demais
1 colher (café) de canela em pó (facultativo)
4 ovos
Modo de preparação:
Esmague bem as bananas com um garfo e acrescente os restantes ingredientes. Misture tudo muito bem e deite numa forma (própria para micro ondas) untada e enfarinhada. Leve ao micro ondas por cerca de 13 minutos em potência alta. Faça o teste do palito para se certificar de que fica bem cozido. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Fiz este bolo para celebrar o 22º aniversário da minha sobrinha/afilhada.
Bolinho de chocolate, recheado com doce de leite, coberto com glacê e enfeitado com pasta americana. muito guloso, desapareceu quase todo... 😁
O interior:
Beijinhos e bom fim de semana. 💛
Há uns meses encomendei uns cortadores muito giros da Wednesday para a minha filhota, que a adora. Claro que no fim tive de descobrir uma receita de bolachinhas boa para as fazer com ela. Foi no livro, À Dentada, da Rita Nascimento que encontrei esta receita e resolvi experimentar. Ficaram simplesmente fantásticas! 👌😁
Ingredientes:
120 g de manteiga
125 g de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
250 g de farinha
1/2 colher (chá) de fermento (não coloquei porque usei farinha já com fermento)
Modo de preparação:
Com uma batedeira, uma vara de arames ou uma colher, bata a manteiga (que deverá estar cremosa, à temperatura ambiente) com o açúcar até obter um creme.
Junte o ovo e a baunilha e continue a bater até incorporar tudo. Por fim adicione a farinha e o fermento (não coloquei) envolvendo apenas até obter uma massa lisa, uniforme e consistente.
Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas, para que fique firme o suficiente para poder ser esticada com o rolo.
Passado esse tempo, pré aqueça o forno a 180ºC.
Retire a massa do frigorífico. Com o rolo da massa estique-a até ficar com cerca de 5 mm (polvilhe o rolo e a bancada com um pouco de farinha para não colar). Corte a massa com os cortadores da sua preferência. Vá colocando as bolachas espaçadas entre si num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Volte a unir os recortes de massa e torne a esticar. Continue a cortar bolachas e a proceder da mesma maneira até terminar a massa.
Leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até as bolachas ficarem ligeiramente douradas.