sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Tarte de chocolate, frutos secos e caramelo

Fiz esta tarte para mais um jantar em família. A receita retirei do livro " Uma pastelaria em casa" da Rita Nascimento, mas utilizei massa folhada em vez de fazer a massa quebrada de chocolate. É uma tarte muito saborosa, foi muito apreciada pela maioria, mas eu achei-a um pouco enjoativa para ser sincera. Se a voltar a fazer terei de a alterar para que fique menos doce.
Deixo então a receita.























Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada redonda
100 g de frutos secos (uma mistura de amêndoas, nozes, avelãs e pistácios)

Para a ganache de chocolate:

400 g de chocolate negro 
200 ml de natas

Para o toffee:

200 ml de natas
125 g de açúcar
30 g de manteiga

Modo de preparação:

Unte uma forma de fundo amovível com manteiga e cubra-a com a massa folhada, pique com um garfo e cubra com uma folha de papel vegetal, encha com feijões ou grãos secos para fazer peso e leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 15 minutos até a massa cozer nas bordas. Retire do forno, remova o papel e os feijões ou grãos. Leve de novo ao forno para a massa terminar de cozer por mais 10 a 12  minutos. Deixe arrefecer.
Ganache: Parta o chocolate em pedacinhos e reserve. Leve as natas ao lume até começarem a fervilhar. Nesta altura deite-as por cima do chocolate e deixe repousar durante 2 ou 3 minutos, até que o calor das natas derreta o chocolate. Mexa com uma colher do centro para fora, até que o chocolate se incorpore nas natas e a mistura se transforme num creme liso, brilhante e uniforme.
Envolva os frutos secos inteiros na ganache até que fiquem uniformemente distribuidos.
Quando a massa da tarte estiver fria, recheie-a com a ganache e alise. Reserve (se a ganache estiver muito mole, leve ao frigorífico até que firme um pouco para não se misturar com o toffee).
Toffee: Aqueça as natas e reserve. Num tacho fundo faça um caramelo seco com o açúcar, mexendo para não queimar e, assim que o caramelo estiver pronto, deite as natas quentes a pouco e pouco (tenha cuidado porque irá borbulhar). Se o caramelo solidificar devido à diferença de temperatura, mexa em lume médio até se dissolver por completo. Retire do lume e junte a manteiga fria, cortada em pedaços, mexendo para que derreta e se incorpore.
Cubra a tarte com o toffee e leve ao frigorífico por pelo menos 2 horas antes de servir.


Bom apetite e bom fim de semana.
Print Friendly and PDF

1 comentários:

Luiz Gomes disse...

Oi bom dia. Tudo bem? Sou brasileiro e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger. Sou o seguidor número 488.

https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;