sexta-feira, 29 de março de 2019

Hambúrgueres de aveia e amêndoa

Ora aqui estão uns hambúrgueres bem diferentes, para quem quer variar um pouco das refeições do costume. A ideia foi a querida Ana  Rama do CakeDiction que partilhou connosco e eu tive logo de experimentar.
Ficaram excelentes e, o melhor, é que dão para congelar para ter sempre a jeito de usar. 😉
Deixo então a receita.




Ingredientes:

Defina uma medida ( a Ana usa uma chávena almoçadeira ou uma taça que suporta cerca de 260 g eu usei uma caneca, mas o peso não importa aqui, importa apenas o recipiente, claro está que quanto maior for mais hambúrgueres vai conseguir obter).

1 medida de flocos de Aveia finos
A mesma medida com leite de vaca ou bebida vegetal (usei de aveia)
70 g de amêndoa triturada
1 cebola média picada
2 dentes de alho esmagados ou bem picados ( ou alho em pó)
1 gema
Azeite a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparação:

Após medir a aveia coloque-a numa taça grande. Aqueça bem o leite, quase até ferver, deite por cima da aveia e tape a taça. Reserve por 30 minutos (durante este tempo a aveia irá absorver o liquido e tornar-se mais macia).
Enquanto isto coloque num tacho a cebola, azeite e alhos e cozinhe até ficar tudo bem macio. Misture a aveia e a amêndoa envolvendo bem em lume baixo e tempere de sal e pimenta. Envolva e vá provando se necessário coloque mais sal. Deve ficar uma pasta seca. No fim misture a gema para ajudar a ligar, transfira para a taça onde a aveia hidratou e deixe arrefecer. 



Quando esta pasta estiver fria molde bolas e achate de forma a ficar mais ou menos do tamanho de um hambúrguer. 



Passe os hambúrgueres por pão ralado e grelhe até ficarem douradinhos de ambos os lados, se quiser pode colocar um fio de azeite.



Eu servi em pão com um ovo estrelado por cima, tal como a Ana.

A gosto pode colocar molhos, eu usei mostarda da Paladin.



Notas: Pode também juntar à massa outras especiarias ou salsa picada. Os hambúrgueres poderão ser passados por ovo e pão ralado ou por amêndoa triturada mas como a pasta é húmida não vi necessidade do ovo e usei apenas o pão ralado, tal como fez a Ana.
Com esta medida consegui fazer 6 hambúrgueres grandes.
Podem ser congelados, para isso coloque-os num tabuleiro, sem os sobrepor e quando estiverem congelados guarde num saco.

Bom apetite e bom fim de semana! Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;