sexta-feira, 22 de março de 2019

Bolo Algarvio

Esta receita retirei de uma Tele Culinária bem antiga, de Dezembro de 1980, achei-a muito parecida com a Gallette des Rois e por isso resolvi experimentar.
A receita pede massa folhada caseira e explica como se faz mas eu, como sou mais prática, comprei já feita e facilitei assim bastante o trabalho! 😁
Adorei, apesar de a achar um pouco enjoativa e mais cortei no açúcar, para a próxima ainda corto mais um pouco!



















Ingredientes:

2 placas de massa folhada redondas
300 g de açúcar (usei 200 g, para a próxima acho que só coloco 150 g)
125 g (1,25 dl) de água
100 g de amêndoas raladas com a casca (usei sem casca)
6 + 1 gemas 
Casca de limão
Açúcar em pó

Modo de preparação:

Leve ao lume a água, o açúcar e a casca de limão e deixe ferver 2 minutos. Ligue muito bem as gemas dos ovos, tendo o cuidado de lhes retirar as películas (não retirei). Deite-lhes em fio o xarope preparado com o açúcar e leve a cozer, em lume brando, mexendo sempre. Por fim junte as amêndoas e deixe cozer mais alguns minutos.
Coloque uma das placas de massa num tabuleiro (com o papel vegetal por baixo) e pincele com água fria 2 cm do rebordo. Deite o creme preparado no centro e espalhe um pouco. 


Cubra com a outra placa de massa. 


Aconchegue à volta e pincele toda a superfície com a gema de ovo. 


Leve a cozer em forno muito quente cerca de 25 minutos e depois reduza o lume e deixe cozer mais uns 20 minutos.

Depois de cozido coloque num prato de serviço e polvilhe com açúcar em pó.



Nota: Depois de fazer o creme e, apesar de não mencionar na receita, eu deixei arrefecer um pouco antes de colocar em cima da massa para que esta não derretesse.





















Bom apetite e bom fim de semana. Print Friendly and PDF

2 comentários:

RATOLINHA disse...

Ai mulher! Só me tentas :)
Deve ser muito bom, deve...
bjinho

Mary - Strawberrycandy disse...

Bem me parecia que não ias fazer a massa folhada :)
Fiquei curiosa com o sabor,...vou levar a receita comigo,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;