Depois de muito pensar acabei por escolher como ingredientes as lentilhas, as lulas/potas e o abacate. Sim, esses mesmos! Confesso que não foi nada fácil, até porque a receita que eu tinha planeado fazer ficou horrível! 😅
Escolhi o abacate por forma a dar-lhe uma segunda oportunidade, pois da primeira vez que experimentei detestei e cheguei à conclusão de que realmente não vale a pena, não gosto, ponto final!
E, uma vez que é obrigatório utilizar apenas dois dos ingredientes escolhidos, resolvi fazer outra receita utilizando apenas as lentilhas e as lulas. Daí saiu este fricassé que ficou simplesmente maravilhoso. O ideal seria acompanhar com um arrozinho branco ou até mesmo umas batatas fritas ou cozidas, mas como tinha de utilizar as lentilhas, foi com o que acompanhei.
Então fiz assim:
Ingredientes:
Para as lentilhas:
1 chávena de lentilhas demolhadas de um dia para o outro
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
100 ml de azeite
2 fatias de bacon cortadas em cubinhos
50 ml de vinho tinto
Sal a gosto
Para as potas:
2 potas
80 g de miolo de camarão
1/2 cebola
2 dentes de alho
100 ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de farinha
50 ml de água
Salsa picada a gosto
Para o fricassé:
1/2 cebola
100 ml de azeite
Água q.b.
1 colher (sopa) de farinha
1 limão (sumo)
1 gema de ovo
100 ml de leite
Sal a gosto
Salsa picada a gosto
Modo de preparação:
Para as lentilhas:
Num tacho coloque a cebola e os alhos picados, o azeite e o louro. Leve ao lume e deixe refogar até que a cebola fique mole. Adicione o bacon e deixe cozinhar um pouco. Acrescente depois a polpa de tomate e o vinho, quando levantar fervura deite as lentilhas já escorridas e lavadas. Tempere de sal e deixe cozinhar até que as lentilhas fiquem tenras. Tape, retire do lume e reserve.
Para as potas:
Amanhe as potas retirando todo o seu interior e lave-as bem por dentro. Reserve os sacos.
Corte os tentáculos das potas e os camarões em pedaços pequenos. Reserve.
Num tacho deite o azeite, a cebola e alhos picados e leve ao lume. Deixe refogar até que a cebola fique dourada. Acrescente depois os tentáculos e os camarões e cubra com a água. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar. Quando estiver tudo bem cozinhado, polvilhe com a farinha e misture bem. Deite por fim a salsa picada, mexa e retire do lume.
Encha as potas com o recheio e feche-as com a ajuda de um palito. Reserve.
Para o fricassé:
Num tacho deite a cebola picada e o azeite e leve ao lume até que a cebola amoleça. Coloque de seguida as potas cuidadosamente e tape-as com água. Tempere de sal e deixe cozinhar até que veja que as potas estão cozidas. Assim que estiverem prontas, retire-as para um prato.
Ao refogado misture a farinha e o sumo de limão, envolva bem. Acrescente por fim a gema de ovo misturada no leite e mexa bem até que fique com um molho cremoso (se achar necessário acrescente mais leite ou farinha conforme ache que está demasiado grosso ou líquido). Coloque novamente as potas no tacho.
Sirva as potas acompanhadas com as lentilhas ou outro acompanhamento a gosto.
Bom apetite e bom fim de semana!
1 comentários:
Olha adorei a receita, potes recheadas nunca soube o que era o recheio acho que vou levar este e tentar em, casa.Quanto as lentilhas não são más de todo mas compro já cozidas porque a unica vez que fiz ficaram cruas.
Enviar um comentário