quinta-feira, 12 de março de 2009

Pãozinho da sogra!!!! :P

E é mesmo o pãozinho que a minha sogra faz, porque o meu pãozinho do costume não me tem saido grande coisa, talvez por causa do fermento! Eu nunca me dei bem com o fermento da fermipan, mas como não havia de outro tive de me sujeitar... não dá mesmo!!! Então a sogrinha forneceu a receita dela que leva fermento de padeiro, para me ensinar a usá-lo, pois diz ser muito melhor e claro muito mais barato, que no fundo é o nós queremos, não é verdade??? Eh Eh Eh!!
Pois bem, lá experimentei e não me arrependi! O pãozinho fica uma delícia e ainda dá menos trabalho que o pãozinho do costume, que no fundo também é o que nós queremos, certo?? Ah Ah Ah Ah!!!
Então fiz assim:



Ingredientes:

300 ml de água
25 gr de fermento de padeiro
1 colher de chá de sal
500 gr de farinha

Modo de preparação:

Ponha todos os ingredientes na cuba da máquina, programe a massa no nivel II, programa normal e espere as 3 horas! Depois é atacar! :D



Bom apetite! Print Friendly and PDF

9 comentários:

Nela disse...

AMIGA COMO TENHO UM POUQUINHO QUIS RESPONDER AO TEU PÃOZINHO, OLHA EU TENHO FEITO QUASE SEMPRE COM O FERMENTO DO PADEIRO, COMPRO NO cONTINENTE, SÓ QUE AMORNO UM POUCO PRIMEIRO A ÁGUA, PONHO A MANTEIGA 2(COLHERES DE CHÁ ) O FERMENTO OS 25 GR, E UM POUCO DE SAL, SÓ DEIXO AMORNAR MESMO PARA DILUIR O FERMENTO, DEPOIS DEITO NA CUBA, E PONHO A FARINHA MAS UM POUCO MAIS DO QUE DIZ A RECEITA DO PÃO, PQ QUANDO É PÃO BRANCO DEVE LEVAR MENOS ÁGUA, ESSA MEDIDA QUE PUSES-TE ESTÁ CERTA MAS EU PONHO 3 COPOS E MAIS UM POUCO DE FARINHA DO COPO QUE VEM COM A MÁQUINA, E PONHO 3 COLHERES DE ACÚCAR, MAS DE CHÁ, PARA LHE DAR MAIS COR, E TB, JUNTO UMAS SEMENTES DE SESÁMO E GIRASOL,. fAÇO O PROGRAMA 4 DE 1HORA E 40 E TOSTAGEM 3 PESO 750 FICA ÓPTIMO, ASSIM A MASSA CRESCE MAIS. tENHO APRENDIDO DE DEPOIS DE POR X ME SAIREM MAL, AGORA FICAM ÓPTIMOS, ATE COMPREI FARINHA DE CENTEIO NA PADEIRIA E JUNTO COM A DE TRIGO FICA EXCELENTE, NÃO LEVES A MAL, MAS A MIM NINGUEM ME EXPLICOU, TENHO UM LIVRO E TENHO VISTO POR ELE, MAS TB, FEITO ALTERAÇÕES, SÓ O PÃO DE 7 CEREAIS NÃO CRESCE TANTO MAS É NATURAL, AMIGA VOLTO A DIZER NÃO LEVES A MAL, EU NÃO ESTOU A ARMAR EM ESPERTA, MAS COMO A MIM NINGUEM ME DISSE NADA!!! NÃO QUERIA QUE CTG ACONTECE-SE O MESMO, BEIJITO.

Delícias e Talentos disse...

As sogras são umas sábias, e a tua não foge à regra!
Um pãozinho simples e delicioso! :)

Natália Eleutério disse...

Piteca, um dos segredos é não juntar o sal com o fermento, dizem que não dá certo, nunca experimentei por isso não sei dizer se é verdade.
Eu também uso muito e quase sempre o fermento de padeiro fresco, mais barato,ficou um pão bem altinho e fofinho, bjs.

Erva Doce e Canela disse...

Olá,

Só passei para te deixar um beijinho e dizer que tens um desafio no meu blog.

Bjcs

argas disse...

Também é a receitinha que sigo! E também não aprecio o fermipan, mas cá não estou a conseguir encontrar do fermento fresco...

Rivera disse...

Também lá tenho fermento de padeiro no frigorifico, mas ainda não o usei para fazer pão.

Anónimo disse...

Nela- Oh querida muito obrigada pelos teus conselhos! Claro que não vou levar a mal o facto de me estares a tentar ajudar, nem sequer me passa pela cabeça que te possas estar a querer "armar em esperta", nem pensar! Estás a fazer por mim o que não fizeram por ti e eu fico-te muito agradecida mesmo! :)
Estamos sempre a aprender não é miga? Para a próxima vou seguir alguns dos teus conselhos e logo te digo como correu!
Beijinhos doces e muito obrigada linda!

Mary- Sim miga tens toda a razão! :)
Beijoquitas e obrigada!

Nani- Amiga em relação ao fermento fresco não precisas de te preocupar porque o sal não faz nada de mal, eu juntei e saiu óptimo como pudeste ver na foto, mas com o fermento seco é que já não podes juntar o sal, porque senão o pão não cresce! Eu costumo pôr o sal na água e o fermento por cima da farinha! :)
Beijocas e obrigada!

Doces & cia- Muito obrigada querida por te lembrares de mim, assim que der irei responder ao teu desafio, tá? Beijos doces!

Argas- Olá querida! Olha eu costumava uzar o ramazzotty, não sei se haverá por ai, mas eu gosto muito! Com este o pãozinho saía-me sempre bem ( não sei qual será a diferença :S)! Mas agora sou capaz de começar a usar o fermento fresco, porque é mais barato! :)
Beijocas fôfas e obrigada pela visita e comentário! ;)

Rivera- Miga também nunca tinha usado porque não sabia bem as quantidades que tinha de pôr, mas a sogrinha ajudou-me! Eh Eh Eh!
Beijitos e obrigada!

Rivera disse...

Já fiz este pãozinho com a receita igual à tua, só acrescentei mais 50ml de água.
Ficou optimo! Obrigada pela receita!

Anónimo disse...

Rivera- De nada querida! Ainda bem que gostaste! :)
Beijocas e obrigada!

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;