segunda-feira, 9 de março de 2009

Empadas de galinha

Esta receitinha fui buscar aqui a este cantinho, para fazer para uma encomenda que tive! Amigas (os), estas empadas são uma autêntica maravilha! :)
A receita fiz igual, mas vou deixá-la aqui na mesma:



Ingredientes (para 12 unidades):

Massa

500 g de farinha
1 ovo batido

Recheio

1 galinha* pequena cortada em pedaços
1/2 chouriço de carne
100 g de bacon
1 cebola descascada
2 dentes de alho descascados
1 raminho de salsa
4 dl de água
1 dl de vinho branco
sal & pimenta
2 cravinhos
1 colher (sopa) de azeite
1 dl de vinagre
margarina
1 ovo batido

* ou 1 frango do campo


Modo de preparação:

Colocar os pedaços de galinha numa panela, juntamente com o chouriço, o bacon, a cebola inteira, os dentes de alho e a salsa. Cobrir com a água e o vinho branco. Temperar com o azeite, o vinagre, os cravinhos, sal e pimenta.
Levar a cozer por 50-60 minutos (ou menos, se for numa panela de pressão). Escorrer, reservando o caldo. Reservar os sólidos e filtrar o caldo.
Preparar a massa : amassar a farinha com o ovo batido. Juntar pequenas quantidades de caldo, aos poucos, sem parar de amassar, até obter uma massa lisa e elástica. Fazer uma bola com a massa e deixar repousar por 20 minutos.
Remover os ossos e a pele da galinha. Desfiar a carne e reservar. Remover a pele do chouriço e cortá-lo em pedaços. Picar os pedaços de chouriço juntamente com o bacon, a cebola, os dentes de alho e a salsa. Misturar o preparado com a galinha desfiada e reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Com o auxílio de um rolo, estender a massa na bancada polvilhada com farinha. Recortar 12 discos médios e 12 discos mais pequenos na massa. Forrar forminhas untadas com margarina com os discos maiores.
Rechear com o preparado anterior e cobrir com os discos mais pequenos, pressionando bem com a ponta dos dedos para soldar as empadas. Confeccionar trancinhas com as aparas de massa para decorar as empadas. Pincelar a superfície com ovo batido e levar a cozer no forno por 40 minutos, a 190ºC.
Deixar amornar e desenformar. Servir as empadas mornas ou frias.



Neste caso como era uma encomenda, eu congelei as empadas, mas fiz uma a mais ( a que está na foto) para provarmos e simplesmente adorámos!!
Muito obrigada Elvira, por partilhar esta receitinha connosco! :)

Bom apetite! Print Friendly and PDF

16 comentários:

SusanaG disse...

Acho que devem ter ficado mesmo apetitosas! Boa receitinha.

Paula disse...

Ah! que lindas empadinhas!... Ainda haverá uma para o meu lanche?

Delícias e Talentos disse...

Gosto muito de salgadinhos, entre os quais as empadas (de tudo)!
É tal como os rissóis, gosto com tudo, peixe carne, marisco...
As tuas empadinhas ficam bem apetecíveis! :)

Rivera disse...

Que maravilha! Eu adorava ter paciência para fazer estas coisas, mas sou muito preguiçosa para isto :\

Anónimo disse...

Susana G- Ficaram sim querida, são mesmo uma delícia!
Beijinhos doces e obrigada.

Paula- Amiga eu só fiz mesmo uma para nós provarmos cá em casa o resto foi para uma encomenda que tive, foram todas vendidas! Mas para a próxima guardo-te uma... :P
Beijinhos carinhosos e muito obrigada pela visitinha e comentário!

Mary- Já somos duas amiga! Eh Eh!
Beijocas fôfas e obrigada!

Rivera- Miga eu também tenho dias...ás vezes nem me apetece levantar da cadeira pa fazer seja o que fôr, mas outras vezes começo e nunca mais paro...Ah Ah Ah! Então quando tenho ideias novas não descanso enquanto não as faço! :P
Beijoquitas e obrigada!

Nela disse...

Também é hábito fazer, mas faço de outra maneira, que tb, ficam muito boas por sinal, as tuas ficaram lindas e claro mto boas, beijitos.

Bella disse...

Ficaram lindas, Piteca!

Bjs

Neneli disse...

Piteca!!
Fiquei com água na boca!!
Que delícia..heimm!!
abç
Neneli

Anónimo disse...

Nela- Sim miga, existem inúmeras maneiras de fazer estes salgadinhos, todas elas delíciosas! Eh Eh Eh!
Beijos e obrigada!

Bella- Obrigada linda! Beijinhos carinhosos!

Neneli- Muito obrigada querida! ;)
Beijitos!

Helena disse...

Muito bom aspecto!Gosto muito de empadas!
Bj

Unknown disse...

Oi amiga,
adoro empadinhas, para um café da tarde não tem nada perfeito.
Bjs querida e uma ótima semana.

edinha disse...

Adoro todo o genero de pastéis :)
Ficaram lindas estas suas empadas
Beijinho

Anónimo disse...

Eu adoro salgados,e um dos sabores portugueses dos quais me dá saudades é realmente das empadas de galinha.
Tenho que fazer. =)

(estou fora da minha cozinha,dai a minha falta de fotos :$ mas vou tentando)

Anónimo disse...

Canela- Muito obrigada querida!
Beijinhos!

Nana- Muito obrigada linda, uma óptima semana para ti também!
Beijoquitas.

Edinha- Muito obrigada querida!
Beijos doces!

Mrs. Singh- Faz sim querida, vais vêr que vais adorar! :)
Beijinhos carinhosos e obrigada!

Talita disse...

Peguei a receita também. Parece estar uma delicia! E gostei da dica para congelar!

Anónimo disse...

Talita- Fazes bem querida, experimenta que não te arrependes, são óptimas estas empadas! :)
Beijocas e obrigada!

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;