sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Panquecas de ananás trapalhonas

 Esta receita "roubei" ao Jamie Oliver, foi uma das receitas do desafio que lancei lá no novo cantinho.
Sou fã das receitas do Jamie, embora por vezes seja complicado fazê-las por não conseguir encontrar por aqui alguns dos ingredientes que ele usa. Mas, quando não há, substitui-se e a coisa faz-se. Se não ficar igual, fica parecido, mas sempre delícioso! 😊
Apesar de preferir as minhas panquecas carregadas de Nutella, confesso que até gostei destas, para uma experiência diferente e um pouco mais saudável, ficaram aprovadas! 😉
A receita retirei do livro " Receitas Saudáveis para toda a família" e diz assim:



Ingredientes:

40 g de castanhas de caju
2 colheres (sopa) de coco desidratado ralado sem açúcar
1 ananás maduro (usei de lata)
4 vagens de cardamomo
150 g de farinha integral sem fermento (usei farinha normal)
300 ml de leite meio gordo
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei aroma)
1 pitada de canela moída
Azeite
4 colheres (sopa) de iogurte natural
1 lima (não tinha usei laranja)
Opcional: Mel de manuka (usei normal)

Modo de preparação:

Torre as castanhas de caju numa frigideira antiaderente grande, em lume médio até estarem ligeiramente douradas, adicione o coco apenas por 30 segundos e depois coloque tudo num almofariz e esmague grosseiramente (usei uma picadora).
Apare as extremidades do ananás, descasque-o e retire o caroço, corte-o em quartos no sentido longitudinal e depois em fatias de 1cm de espessura. Coloque na frigideira seca, em lume médio durante 5 ou 10 minutos ou até estar caramelizado, virando as fatias com frequência. Por fim transfira o ananás para um prato quente.
Entretanto esmague as vagens de cardamomo, colocando apenas as sementes num copo misturador com a farinha, o leite, o ovo, o extrato de baunilha, a canela e uma pitada de sal marinho. Bata até obter uma mistura cremosa.
Deite um fio de azeite na frigideira que esvaziou e unte-a cuidadosamente com papel de cozinha. Adicione a quantidade de massa necessária para cobrir apenas a base da frigideira e, quando estiver dourada dos dois lados, retire para um segundo prato. Repita o processo empilhando as panquecas à medida que as vai fazendo, cobrindo-as com um pano para as manter quentes.
Prepare pratos individuais ou uma travessa para colocar no meio da mesa e poder partilhar.
Corte as panquecas em pedaços, dobre-as e vá intercalando com o ananás caramelizado, colheradas de iogurte, os cajus esmagados e o coco ralado. Repita até os ingredientes acabarem e, por fim polvilhe com raspa de lima (usei raspa de laranja). Fica ótimo com um fio de mel, se gostar.

Nota: Eu coloquei o mel e acho que realmente fica melhor, pois é a única coisa que vai ali dar algum doce, de outra forma não me parece que fique lá muito bom pois só o doce do ananás não é suficiente.

Bom apetite e bom fim de semana. 

Print Friendly and PDF

1 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Acredito que sejam deliciosas
.
Saudações amigas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;