quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O meu Bolo Raínha

Como eu não sou grande fã de frutas cristalizadas, nem de passas, resolvi fazer o meu próprio bolo raínha! Já há bastante tempo que não o fazia, porque é um pouco trabalhoso, mas acreditem que vale bem a pena porque este bolo é uma autêntica delícia! Esta receitinha dá para fazer 2 bolos dos grandes! Eu fiz este e congelei o resto da massa para fazer outro na passagem de ano!
Espero que gostem! :)


Ingredientes:

600 gr de farinha
150 gr de margarina
100 gr de açúcar
35 gr de fermento de padeiro ( eu usei uma saqueta do seco)
sal q.b.
1 dl de leite
1 cálice de aguardente velha ( como não tinha pús de amêndoa amarga)
4 ovos
raspa de um limão
raspa de uma laranja (não pús)
50 gr de pinhões
50 gr de miolo de nóz
50 gr de avelãs
50 gr de amêndoas
açúcar em pó q.b.

Modo de preparação:

Com um pouco da farinha, água e o fermento, faça uma bola e deixe descansar 1 hora.Deite a restante farinha numa superficie lisa, abra uma cavidade e deitam-se os ovos, o leite morno, a margarina derretida, as raspas de laranja e limão, o açúcar, a aguardente e o sal. Incorporam-se bem os ingredientes e, a meio, junte a bola de fermento. Bata bem a massa, apunhalando e sovando. Ponha a massa num alguidar e deixe descansar cerca de 2 horas, até dobrar de volume em temperarura ambiente, 30 a 35ºc.


No fim volta-se a amassar, incorporando as frutas e põe-se a descansar mais 1 hora.




Tende-se a massa em forma de argola e faz-se o buraco no meio. Disponha a massa numa fôrma untada de margarina e polvilhada de farinha. Pincela-se a massa com ovo batido e enfeita-se com os frutos por cima, deixa-se crescer 15 minutos. Põem-se montinhos de açúcar em pó e vai ao fôrno a cozer 15 a 20 minutos a 180 ºc.



Bom apetite!
Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;