À uns dias a minha sogrinha deu-nos um pato caseirinho e como já há algum tempo que andava para fazer pato com laranja, porque nos andava a apetecer, foi mesmo esse o destino do bicho, parece a sogrinha que adivinhou…eh eh! :P
A receita que fiz, foi-me dada no curso pelo nosso chef, só alterei uma coisita ou outra. É uma receita que dá um pouco de trabalho a fazer, é verdade, mas se tiverem tempo para isso vale bem a pena, acreditem, é que fica tão, mas tão bom!!! Simplesmente adoramos!! :)
Para acompanhar resolvi fazer um arroz de grelos de couve, que me foram também oferecidos pela minha sogra (são lá do quintal dela), com uma das variedades de arroz que me foram oferecidas pela Orivárzea e com a ajuda de alguns condimentos oferecidos pela Suldouro. Ah e já agora as laranjas e o limão também vieram do quintal do meu Papi. Assim sabe bem cozinhar… ah ah ah!!! :P
Aqui fica então a receita:
Ingredientes:
Para o pato:
1 pato
3 laranjas
1 limão
3 dentes de alho
1 pé de alho francês
1 cenoura
1 cebola
2 dl + 1dl de vinho branco
Colorau da Suldouro q.b.
5 pimentas da Suldouro q.b.
1 folha de louro da Suldouro
1 caldo de carne
Sal q.b.
1 dl de óleo
20 g de açúcar
2 colheres (sopa) de vinagre
Para o arroz de grelos:
2 chávenas de arroz carolino Bom Sucesso
4 chávenas de água
1 caldo de legumes
1 molho de grelos de couve escolhidos e lavados
2 colheres (sopa) de margarina
Sal q.b.
Modo de preparação:
Pato:
Amanhe e tempere o pato com os 2 dl de vinho branco, o mirepoix de legumes (para quem não sabe o que é, são os legumes cortados em pedaços), sal, pimenta, colorau e óleo. Coloque o pato numa frigideira e deixe corar de todos os lados, retire e coloque num tabuleiro com o peito para baixo.
Escorra os legumes da marinada (guarde o liquido) e coloque-os na mesma frigideira onde corou o pato e deixe fritar um pouco. Coloque-os também no tabuleiro e leve ao forno por cerca de 1 hora e 30 minutos. Vá regando de vez em quando com o liquido da marinada.
Entretanto corte as cascas das laranjas e do limão (reservando as laranjas e o limão pois vai precisar do sumo) em juliana (eu ralei) e leve ao lume em água até ferver, assim que ferver escorra, coloque água limpa e leve a ferver novamente. Reserve.
Assim que o pato estiver assado, retire-o corte-o em pedaços e coloque-os numa travessa.
Escorra a gordura do tabuleiro para dentro de um tacho. Acrescente o restante vinho branco e o caldo de carne e leve ao lume a ferver durante 30 minutos para reduzir.
Coloque o açúcar numa frigideira juntamente com o vinagre e leve ao lume até ganhar cor de caramelo.
Assim que o molho tiver reduzido, passe-o e junte-lhe as cascas das laranjas e do limão, os respectivos sumos e o açúcar queimado. Misture bem e regue o pato com este molho. Enfeite com rodelas de laranja.
Arroz de grelos:
Coloque um tacho ao lume com a água, sal, o caldo de legumes e a manteiga. Assim que ferver coloque os grelos a cozer um pouco. Quando estes estiverem meio cozidos coloque então o arroz, misture bem e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver quase cozido desligue o lume e tape para que este acabe de cozer e fique soltinho.
Sirva o pato acompanhado do arroz.
Os produtos que utilizei nesta receita:
Bom apetite!
7 comentários:
Boa tarde,
Uma refeição maravilhosa com ingredientes pelos quais me perco.
Adoro tudo desde o pato ao arroz de grelos.
Beijinhos
Rosario
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/
Gosto imenso do pato assim, tão bom!
Que bom aspecto ;-)
Beijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Gosto muito de pato mas com sou a unica cá em casa acabo por nunca fazer.
Esse ficou com um aspecto delicioso e muito bem acompanhado
Bj
Este pato ficou com um aspecto suculento e tão apelativo! Gostei imenso.
Bjos
A receita de pato é uma das minhas favoritas! Parabens pelo blog.
Beijos e muitas receitas.
Muito obrigada a todas pela vossa visita e comentários! :)
Beijinhos doces.
Enviar um comentário