sexta-feira, 28 de junho de 2013 10 comentários

Parceria com a Orivárzea

Venho partilhar convosco a minha primeira parceria cá no blogue, fiquei muito feliz, quando a Orivárzea aceitou a minha proposta e ainda mais quando recebi os miminhos… Vejam bem:

Parceria Bom sucesso

“A história da Orivárzea começou em 1997, quando um grupo de 10 dos mais importantes orizicultores da Lezíria Ribatejana decidiu dar as mãos e juntar as forças para produzir e comercializar um arroz de excelência com qualidades únicas e fazê-lo chegar ao consumidor final a preço justo.”

Fiquei realmente impressionada com a quantidade de arroz que me enviaram…ah ah ah ah… não estava nada à espera! :)

Parceria Bom sucesso 1Parceria Bom sucesso 2

Ao todo vieram 3 pacotes de arroz carolino (ariete) 500 g, 3 pacotes de arroz Baby Rice carolino extra longo 500 g, 3 pacotes de arroz carolino das Lezírias Ribatejanas 500 g, 3 pacotes de arroz aromático (giano) 500 g, 3 pacotes de arroz agulha (gládio) 500 g, 2 pacotes de arroz agulha (gládio) 1 kg, 2 pacotes de arroz carolino (ariete) 1 kg, 15 vales de desconto com receitas a acompanhar, dois panfletos com a história da marca e um cartão com os contactos.

Parceria Bom sucesso-vales

Fiquei realmente muito feliz e aproveito para agradecer a gentileza que tiveram para comigo, que foi imensa! :)

Agora resta começar a improvisar receitinhas…eh eh eh!

Beijinhos doces e um bom fim de semana para todos/as vós!

Print Friendly and PDF
terça-feira, 25 de junho de 2013 11 comentários

Pastéis de fruta rápidos

Quando fiz esta encomenda de pastéis de nata caseiros, sobrou-me massa folhada mas como não era muita não valia a pena estar a guardar ou a congelar. Então resolvi improvisar uns pastelinhos com umas bananas que tinha na fruteira e que (segundo o meu homem) não eram lá muito doces. Estes pastelinhos, claro, foram só para ele pois, como sabem, aqui a Pitequinha não gosta de bananas! :P
Então fiz assim:

Pastéis de fruta rápidosPastéis de fruta rápidos-perto

Ingredientes:

Massa folhada q.b.
Doce de ameixa ou outro a gosto q.b.
Bananas q.b.
Claras q.b.
3 colheres (sopa) de açúcar
Açúcar em pó q.b.

Modo de preparação:

Unte forminhas para pastéis individuais com margarina e polvilhe com farinha. Cubra cada uma delas com massa folhada, depois preencha com doce até meio, seguido de rodelas de banana. Finalmente bata as claras em castelo com as colheres de açúcar e acabe de encher as forminhas. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos para que cozam e fiquem corados por cima.
Depois de cozidos retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Coloque num pratinho de servir e polvilhe com açúcar em pó.

Pastéis de fruta rápidos-interior

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
sexta-feira, 21 de junho de 2013 8 comentários

Pho bo de legumes e frango

Mais uma espécie de sopa asiática, feita por mim e pelo meu homem, para variar um pouco das sopas do dia a dia. Deliciosa é o que vos digo, ficámos mesmo fãs cá por casa!  Desta vez não seguimos receitas, foi mesmo de improviso! ;)
Fizemos assim:

Pho bo de legumes e frangoPho bo de legumes e frango-perto

Ingredientes:

1 peito de frango
1,5 l de caldo de galinha
1 couve flor pequena
1 cenoura grande
1 colher (sopa) de gengibre picado
1 colher (sopa) de alho picado
50 ml de azeite
Molho de soja q.b.
Massa Pho q.b.

Modo de preparação:

Num tacho ferva o caldo de galinha e adicione-lhe o gengibre, o alho a cenoura cortada em cubos e a couve flor cortada em pedaços. Regue com o azeite e deixe cozer 5 minutos. Adicione então o peito de frango cortado em tiras não muito grossas e deixe cozer, mas não em demasia pois a intenção é que os legumes fiquem crocantes.
Entretanto coza a massa e coloque em duas taças fundas. Acabe de encher a taça com o caldo de legumes e frango, regue com molho de soja a gosto e sirva.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quarta-feira, 19 de junho de 2013 17 comentários

Pastéis de nata caseiros

Recebi à uns dias duas encomendas de pastéis de nata e, como eu nunca me nego, e apesar de nunca ter feito, resolvi aceitar. Lembrei-me de uma receita que tenho guardada que me foi dada no curso pelo nosso Chef e resolvi experimentar. Lembrava-me que os tínhamos feito no curso e que eram realmente muito bons, mas claro o meu forno não é igual aos fornos profissionais que atingem grandes temperaturas e como todos nós sabemos os pastéis de nata têm de ser cozidos a altas temperaturas. Apesar do meu forno só atingir os 250ºC resolvi experimentar na mesma para ver o que saía. O resultado foi fantástico, de aspecto não são assim tão parecidos com os pastéis de compra, mas de sabor não andam muito longe, são maravilhosos!
Deixo-vos a receita então:

Pastéis de nataPastéis de nata.

Ingredientes:

1 l de leite
200 g de farinha
1 kg de açúcar
24 gemas
Aroma de baunilha q.b.
Casca de 1 limão
400 gr de massa folhada

Modo de preparação:

Num tacho leve o açúcar com um pouco de água ao lume até fazer ponto (32º).
Dilua a farinha em 200 ml de leite e leve ao lume o restante leite a ferver com a casca de limão. Assim que ferver adicione a farinha e retire do lume.
Junta-se o açúcar em ponto ás gemas cuidadosamente para que estas não cozam mexendo sempre. Adicione esta mistura ao leite e acrescente umas gotas de aroma de baunilha. Passe a mistura pelo passador chinês.
Unte forminhas de margarina e polvilhe com farinha, forre-as com massa folhada mesmo até ao topo da forma e encha com o preparado anterior. Leve ao forno pré aquecido no máximo, até que estes fiquem bem tostadinhos por cima. A intenção é deixar queimar mesmo para que fique com o aspecto do pastel de nata.

Pastéis de nata-pertoPastéis de nata- mais perto

Notas: Eu não fiz os pastéis nas forminhas mais pequenas fiz em formas médias para que ficassem maiores, pois era o que me tinham encomendado. Assim esta receita rende cerca de 18 pastéis. Se fizerem nas tais forminhas mais pequenas deve de vos render cerca de 36 pastéis, mais coisa menos coisa.
Os pastéis de nata, como já disse no início têm de cozer em temperaturas bastante elevadas, para que fiquem bem cozidos e estaladiços por fora mas cremosos por dentro, na receita diz para levar ao forno a 450ºC, por isso é imperativo que coloque o forno no máximo (em cima e em baixo, para quem tem duas grelhas) para que os pastéis saiam bem.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 17 de junho de 2013 10 comentários

Filetes de peixe gato fritos com cerveja e especiarias da Espiga

Esta foi mais uma invenção minha que tem uma história. E que história? Perguntam vocês… Pois bem, como podem ver no titulo diz, peixe gato frito, mas na fotos o peixe está num recipiente de ir ao forno. Ora bem acontece que era para ser mesmo peixe assado, e foi mesmo ao forno e tudo, só que, uma hora depois, quando o fui tirar para comermos, estava tal e qual como o pus e o forno não dava mais sinal de vida… é verdade, o raio do forno avariou!! Enfim, não foi por causa disso que não houve peixe, pois como se costuma dizer a tropa manda desenrascar e então lá espetei com os bichos na frigideira e lume com eles, as batatas acabei por as cozer com a pele. Como já não me lembrei de tirar fotos na frigideira, resolvi utilizar estas na mesma.
Foi mais uma forma diferente de comer peixe, nós gostámos bastante! :)
Fiz assim:

Filetes de peixe gato assados com cerveja e especiarias da EspigaFiletes de peixe  gato assados com cerveja e especiarias da Espiga-perto

Ingredientes:

1 embalagem de filetes de peixe gato (4 filetes)
1colher (sopa) de aneto da Espiga
1 colher (sopa) de alho e jindungo da Espiga
1 colher (sobremesa) de alho em pó
100 ml de azeite
100 ml de cerveja
Sal e pimenta preta q.b.
Água q.b.

Modo de preparação:

Coloque os filetes de peixe numa frigideira seguidos dos restantes ingredientes e leve ao lume até que estes fiquem cozinhados.

Filetes de peixe gato assados com cerveja e especiarias da Espiga-empratado

Sirva com batatas cozidas com a pele.

Nota: Caso não tenha o forno avariado como eu ( :P), pode colocar tudo numa assadeira e levar ao forno a 180ºC por cerca de uma hora.

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 13 de junho de 2013 8 comentários

Bifes de vaca com molho de mostarda

Existe um restaurante aqui na minha zona que faz uns bifes com molho de mostarda que são uma maravilha e desde que os provei a primeira vez que venho tentando descobrir o que leva a receita para reproduzir aqui em casa. Claro tem sido por tentativas, mas acho que esta foi a que ficou mais parecida até agora! Ficaram uma delicia estes bifes, simplesmente adorámos!
Fiz assim:

Bifes de vaca com molho de mostarda

Ingredientes:

2 bifes de vaca
1 colher (sobremesa) de alho em pó
100 g de margarina
1 colher (sopa) de mostarda
100 ml de óleo
50 ml de vinho branco
2 folhas de louro
100 ml de leite
1 colher (sobremesa) de farinha
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Coloque os bifes na frigideira, tempere de sal e pimenta, deite a margarina partida em pedaços, o óleo, o vinho, o louro e leve ao lume a fritar. Quando estes estiverem quase prontos, desfaça-se do louro e retire os bifes para um prato. Misture o leite com a farinha e deite na frigideira, misture bem. De seguida acrescente a mostarda, envolva bem. Volte a colocar os bifes na frigideira e deixe acabar de fritar. Assim que estiverem prontos sirva.
Eu servi com batatas fritas.


Bom apetite!

E como todos nós precisamos de uma renovação de vez em quando, resolvi dar uma nova cara ao meu blogue, já há algum tempo que andava para o fazer e então foi desta! :P
Espero sinceramente que tenham gostado pois eu adorei! ;)

Beijinhos doces.

Print Friendly and PDF
sexta-feira, 7 de junho de 2013 9 comentários

Massa de bacalhau no forno

Há dias apetecia-me um prato de bacalhau, mas algo diferente dos pratos do costume, para variar um pouco e então fui para a cozinha e toca de inventar! Como tinha por aqui um pacote de massas chinesas que comprei por curiosidade, pois nunca tinha experimentado, ficou logo decidido o que iria ser o menu. E se ficou uma maravilha é, sem dúvida, mais uma a repetir! ;)
Fiz assim:

Massa de bacalhau no fornoMassa de bacalhau no forno-perto

Ingredientes:

2 postas de bacalhau demolhado cozido e desfiado
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
100 ml de azeite
1 colher (sopa) de mostarda
500 ml de molho bechamel (pode ver a receita
aqui)
1 raminho de salsa
Massa chinesa fouzhou q.b. (pode usar outra a gosto)
Queijo ralado q.b. (usei mistura de três queijos)
Pão ralado q.b.

Modo de preparação:

Num tacho coloque a cebola e os alhos picados, o azeite e o louro e leve ao lume a refogar até que a cebola fique translúcida. Adicione o bacalhau desfiado e a salsa picada, regue com o molho bechamel e misture muito bem. Acrescente por fim a mostarda e uma mão cheia de queijo ralado, envolva e retire do lume. Entretanto coza a massa em água e sal, escorra e misture ao preparado de bacalhau. 
Por fim retire o louro e transfira para um tabuleiro ou outro recipiente que possa ir ao forno. Polvilhe com mais queijo ralado e com o pão ralado e leve ao forno até que fique dourado por cima.

Massa de bacalhau no forno-empratadoMassa de bacalhau no forno-empratado pertoMassa de bacalhau no forno- comer

Sirva com uma salada a gosto.

A massa:

Fatias de noodles secas

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
quinta-feira, 6 de junho de 2013 0 comentários

Desafio Président

Olá olá!! Venho lembrar-vos deste fantástico desafio de que já vos falei aqui e que foi lançado pela marca Président! Se ainda não participaram então não se esqueçam pois já só têm 3 dias para o fazer! ;)

Imagem passatempo Snack Président

Vamos lá para a cozinha fazer aquilo que melhor sabemos fazer!! ;)

Boa sorte a todas/os!! :)

Print Friendly and PDF
segunda-feira, 3 de junho de 2013 7 comentários

Bolo de laranja (Sticky orange cake) da Nigella

Mais uma receitinha que fui pedir emprestada à Nigella. :P 
Como tinha ali umas laranjas que precisava de gastar, achei que seria a oportunidade perfeita para experimentar este bolo. A receita retirei daqui e o resultado? Bem, o resultado não foi bem o que eu estava à espera se por um lado ficou um bolo bonito e tão fofo que as fatias se desfaziam quando as tentava agarrar, por outro lado, não sei o que se passou, mas o bolo ficou-me amargo!! Será que foi das modificações que fiz?? Achei um pouco estranho… 
Deixo-vos a receita e se, por acaso, alguém experimentar digam-me, por favor, se vos acontece o mesmo… é que fiquei mesmo intrigada! Será do bolo ou será mesmo azelhice minha? Tenho receio de voltar a experimentar, pois seria apenas estragar ingredientes, é que este, o destino dele foi mesmo o lixo… mal empregado, é que até estava bonitinho! :(
Enfim, nem sempre pode correr bem, certo? ;)

Bolo de laranja (Sticky orange cake) da NigellaBolo de laranja (Sticky orange cake) da Nigella- lateral

Ingredientes:

175 g de farinha com fermento ( usei sem fermento e bicarbonato de sódio)
175 g de açúcar
175 g de manteiga (usei margarina)
5 colheres (sopa) de leite
2 ovos
1 laranja (raspa)

Para cobrir:

75 g de açúcar
Sumo de 1 limão (usei o sumo da laranja para não se estragar)

Modo de preparação:

Unte uma forma de pão (450g). Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque numa tigela a farinha, o açúcar, a manteiga, o leite, os ovos e a raspa da laranja. Bata utilizando uma batedeira eléctrica até que todos os ingredientes fiquem incorporados. Coloque na forma e leve a cozer por cerca de 40 a 45 minutos, até que cresça e fique dourado. Quando faltarem apenas 10 minutos para que o bolo acabe de cozer aqueça o açúcar juntamente com o sumo de limão num tacho. Retire o bolo do forno e faça buracos no topo com a ajuda de um garfo. Regue com a mistura de sumo de limão (enquanto o bolo está ainda na forma) e deixe arrefecer.
Antes de desenformar passe uma faca à volta do bolo para que este se solte.

Bolo de laranja (Sticky orange cake) da Nigella- fatiaBolo de laranja (Sticky orange cake) da Nigella- fatia pertoBolo de laranja (Sticky orange cake) da Nigella- fatia perto

Bom apetite!

Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;