quarta-feira, 8 de abril de 2009

Pão de frango com cogumelos

Esta é uma óptima receita para pôr na mesa do almoço de Páscoa, é uma espécie de folar salgado! Inspirei-me numa receita que vi na Mulher Moderna nº61, fiz uma ou outra alteração e adaptei-a para a fazer na máquina de fazer pão e o resultado não podia ter sido melhor. Ficou um pão bem bonito e muito saboroso! Ficou aprovadíssimo tanto por mim como pelo meu homem! :)
Então, a receitinha fiz assim:



Ingredientes:

Para o recheio:

1/2 frango
1 folha de louro
1colher ( sopa ) de caril
2 cravinhos
2 dentes de alho
40 g de manteiga
1 cebola
1 lata de cogumelos
1 ramo de salsa
1 gema
Água, sal e pimenta q.b.

Para o pão:

300 ml de água da cozedura do frango
40 g de manteiga
400 g de farinha de trigo
200 g de farinha de milho
6 g de fermento
1 ovo


Modo de preparação:

Comece por cozer o frango em água temperada de sal, louro, caril, cravinho e um dente de alho. Escorra-o, limpe-o de peles e ossos, corte-o em pedaços e reserve o caldo da cozedura.
Prepare o pão, na cuba da máquina deite todos os ingredientes, excepto o ovo, ligue no programa para amassar. Assim que vir que os ingredientes já estão mais ou menos todos misturados junte o ovo. Deixe o programa continuar normalmente.
Num tacho deite a manteiga e refogue a cebola e o alho picados. Junte os cogumelos e deixe fritar um pouco. Adicione por fim os pedaços de frango e tempere com sal, pimenta e salsa picada, misture tudo muito bem, retire do lume e deixe arrefecer. Tenda a massa e coloque no centro o preparado de frango, pincele à volta com a gema e dobre a massa sobre o recheio, como se estivesse a fechar uma trouxa. Pressione a massa com a ponta dos dedos para colar.



Depois, pincele o pão com a restante gema.



Leve ao forno por cerca de 35 minutos.

Bom apetite! Print Friendly and PDF

14 comentários:

Tina disse...

AMIGA FIQUEI A SALIVAR JÁ TÃO CEDO!!!
Já copiei e vou fazer pro lanche de domingo de Pascoa.Parece tão bom este pão...
Obrigado pelas tuas palavras,fiquei sensibilizada e também sou assim como tu...preferiro dar e ficar de bem com a minha consciencia!
Um bom dia e bjinhos
Tina

Sandra disse...

Uau!

É uma especie de Bôla!

Ficou linda, parabéns!

Amanda Ramos disse...

Piteca, eu adorooooooooo frango, ainda mais dentro de um pão caseiro.....me acabooooooooooooo!!!rsrsrs

moranguita disse...

uma bela bola sim senhora deve ser muito boa piteca.
beijinhos

Piteca disse...

Tina- Muito obrigada querida! :)
Beijinhos carinhosos!

Sandra- Obrigada linda! Beijinhos.

Amanda- Eh Eh...obrigada miga! Beijoquitas.

Moranguita- É sim miga! :)
Beijocas doces e obrigada!

Emília disse...

Humm que delícia!! Assim super recheado fica irresistível!!
Beijinhos

Liliana disse...

adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
que vontade de comer um bocadinho:)

Delícias e Talentos disse...

Que coisa gira, Piteca!
Vi um pãozão enorme super giro e vim a correr...mas depois fiquei estupfacta quando observei o recheio! Bastante aromático com o cravinho e o caril, deve ser uma maravilha! Adorei!:)

Piteca disse...

Muito obrigada minhas lindas pelo carinho! :)
Beijinhos doces.

ZeZe disse...

Não da para resistir.

Piteca disse...

Zeze- Olá querida!! Muito obrigada pelas tuas simpaticas palavras e pela tua vizitinha! :)
Beijinhos doces!

Catarina Santos disse...

Bem, acredita que ao ver este pãozão fiquei logo de água na boca! É que não é só o aspecto que é tentador, a avaliar pelos ingredientes deve ser uma autêntica delícia! Tenho a certeza que se o fizer o maridinho vai adorar! Por isso, receita anotada :)

Beijinhos!!

Olguinha disse...

Eu acho que este pão deve ficar muito bom!! tem tudo para ser delicioso!
bjs

Ps:
vou-te deixar um desafio aqui:
http://aromassaboreseoutrascoisas.blogspot.com/

Piteca disse...

Catarina- Experimenta miga vais ver que tanto tu como o teu marido vão adorar, é muito bom mesmo!
Beijos doces e obrigada!

Olguinha- Olá querida! Muito obrigada pela tua visitinha e por te teres lembrado de mim para este desafio!
Beijinhos carinhosos!

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;