segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Maruca com amêijoas na frigideira

Há tantos anos que não comia isto… era um pratinho que a minha mãe fazia imensas vezes quando eu era mais nova e eu simplesmente adorava! Há dias deu-me a vontade e pedi-lhe a receita. Ela própria também já não a fazia à imenso tempo e teve de andar à procura da dita, mas lá a encontrou, para minha felicidade. Hummm e tão bem que me soube…  :)

Maruca com amêijoas na frigideiraMaruca com amêijoas na frigideira-empratado perto

Ingredientes:

6 postas de maruca
250 g de amêijoas
200 ml de azeite
100 g de farinha
1/2 copo de vinho branco
1 l de caldo de abrir as amêijoas (àgua)
1 cebola
2 dentes de alho
1 pitada de sal
Pimenta branca moída na hora da Suldouro q.b.
1/2 limão (sumo)

Modo de preparação:

Tempere as postas de maruca com sal e pimenta e reserve.
Coloque o azeite a aquecer numa frigideira. Passe as postas de maruca pela farinha e coloque a fritar no azeite até que fiquem douradas de ambos os lados, retire da frigideira para um prato e reserve.
No mesmo azeite aloure a cebola e o alho picados, tempere de sal e pimenta e deixe cozer em lume brando por cerca de 10 minutos.
Uns minutos antes de apagar o fogão adicione as amêijoas juntamente com o caldo e, assim que estas começarem a abrir coloque as postas de maruca.  Deixe cozinhar mais um pouco, regue com o sumo de limão e sirva.
Eu servi com batatas cozidas, mas também fica igualmente bom com puré de batata que era o que a minha mãe costumava fazer. ;)
 


Maruca com amêijoas na frigideira-empratado

O produto da Suldouro que utilizei nesta receita: 

Parceria febras com molho de iogurte e salva

Bom apetite! Print Friendly and PDF

5 comentários:

Marisa Valadas disse...

Parece delicioso!

Isabel Salvador disse...

A paparoca feita pelas nossas mães é sempre especial, os sabores tão bons, bela receita, bjokitas

São Ribeiro disse...

Gosto muito de peixe e achei a tua sugestão uma delicia
Bj

Márcia Rocha disse...

Huuuuuuummmmmm... Como é gostoso vir até seu Blog.
Peço desculpas por estar tanto tempo sem trocar uma palavra, mas estou super ocupada com trabalho e cursos, e quase não sobra tempo nem mesmo para fazer as postagens no Blog... Todavia, estou tentando me organizar para que isso não ocorra mais.
Abençoados os que possuem Amigos, os que têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, não se vende... Amigo a gente sente. (Machado de Assis)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.com.br

Piteca disse...

Muito obrigada meninas pela vossa simpatia.
Belinha podes crer a comidinha da mãe é sempre especial! ;)
Beijinhos doces para todas.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;