Esta receita "roubei" ao Jamie Oliver, foi uma das receitas do desafio que lancei lá no novo cantinho.
Sou fã das receitas do Jamie, embora por vezes seja complicado fazê-las por não conseguir encontrar por aqui alguns dos ingredientes que ele usa. Mas, quando não há, substitui-se e a coisa faz-se. Se não ficar igual, fica parecido, mas sempre delícioso! 😊
Apesar de preferir as minhas panquecas carregadas de Nutella, confesso que até gostei destas, para uma experiência diferente e um pouco mais saudável, ficaram aprovadas! 😉
A receita retirei do livro " Receitas Saudáveis para toda a família" e diz assim:
Ingredientes:
40 g de castanhas de caju
2 colheres (sopa) de coco desidratado ralado sem açúcar
1 ananás maduro (usei de lata)
4 vagens de cardamomo
150 g de farinha integral sem fermento (usei farinha normal)
300 ml de leite meio gordo
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei aroma)
1 pitada de canela moída
Azeite
4 colheres (sopa) de iogurte natural
1 lima (não tinha usei laranja)
Opcional: Mel de manuka (usei normal)
Modo de preparação:
Torre as castanhas de caju numa frigideira antiaderente grande, em lume médio até estarem ligeiramente douradas, adicione o coco apenas por 30 segundos e depois coloque tudo num almofariz e esmague grosseiramente (usei uma picadora).
Apare as extremidades do ananás, descasque-o e retire o caroço, corte-o em quartos no sentido longitudinal e depois em fatias de 1cm de espessura. Coloque na frigideira seca, em lume médio durante 5 ou 10 minutos ou até estar caramelizado, virando as fatias com frequência. Por fim transfira o ananás para um prato quente.
Entretanto esmague as vagens de cardamomo, colocando apenas as sementes num copo misturador com a farinha, o leite, o ovo, o extrato de baunilha, a canela e uma pitada de sal marinho. Bata até obter uma mistura cremosa.
Deite um fio de azeite na frigideira que esvaziou e unte-a cuidadosamente com papel de cozinha. Adicione a quantidade de massa necessária para cobrir apenas a base da frigideira e, quando estiver dourada dos dois lados, retire para um segundo prato. Repita o processo empilhando as panquecas à medida que as vai fazendo, cobrindo-as com um pano para as manter quentes.
Prepare pratos individuais ou uma travessa para colocar no meio da mesa e poder partilhar.
Corte as panquecas em pedaços, dobre-as e vá intercalando com o ananás caramelizado, colheradas de iogurte, os cajus esmagados e o coco ralado. Repita até os ingredientes acabarem e, por fim polvilhe com raspa de lima (usei raspa de laranja). Fica ótimo com um fio de mel, se gostar.
Nota: Eu coloquei o mel e acho que realmente fica melhor, pois é a única coisa que vai ali dar algum doce, de outra forma não me parece que fique lá muito bom pois só o doce do ananás não é suficiente.
Bom apetite e bom fim de semana.
1 comentários:
Acredito que sejam deliciosas
.
Saudações amigas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Enviar um comentário