Este mês o desafio consiste em fazer um pão caseiro recheado e, assim que vi o desafio, a primeira pessoa que me veio assim logo à cabeça foi o grande Paul Hollywood! Quem melhor do que ele num assunto como este?? 😂
Fui logo buscar o meu livro Bread e toca de escolher uma receita. Assim que vi esta ficou logo decidido, só tinha de a conseguir adaptar à minha MFP, simples não?
Adaptar até foi simples, mas tive alguns contratempos na confecção e, no final, o pão acabou por não ficar nada do que eu queria, não ficou tão bonito como o dele e aposto que o dele em termos de consistência e sabor também há-de ter ficado bem melhor... Talvez um dia volte a tentar, quem sabe? 😉
Então fiz assim:
Ingredientes:
500 g de farinha para pão mais alguma para polvilhar
10 g de sal
10 g de fermento de padeiro seco
170 ml de leite gordo (usei meio gordo)
4 ovos médios + 1 para pincelar
250 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente e cortada em pedaços
8-10 fatias de presunto
3-4 bolas de queijo mozzarella com cerca de 125 g cada (usei ralado)
1 mão cheia de folhas de mangericão picadas grosseiramente (usei orégãos)
1 mão cheia de queijo parmesão ralado (não usei)
Modo de preparação:
Na cuba da MFP coloque a farinha, o sal num canto e o fermento noutro canto, o leite e os ovos. Coloque a cuba na MFP e seleccione o programa amassar, na minha máquina é o programa 9- massa de pizza (este programa tem 1:30 h de duração, 5 minutos a amassar + 5 minutos parada + 20 minutos a amassar + 1h a levedar).
Deixe amassar os 5 minutos para que os ingredientes fiquem bem misturados, assim que fizer o descanso e começar novamente a amassar vá colocando os pedaços de manteiga a pouco e pouco. O ideal é deixar que fique bem misturada antes de lhe juntar o próximo pedaço. Assim que terminar de colocar a manteiga, deixe o resto do programa decorrer normalmente. No final a massa terá levedado e terá mais do dobro do tamanho.
Retire a massa para cima de uma superfície enfarinhada e, com a ajuda de um rolo, estenda-a em forma de um rectângulo com 1,5 cm de grossura. Certifique-se que o lado mais comprido fica virado para si.
Espalhe por cima da massa as fatias de presunto e por cima destas o queijo cortado em pedaços (usei ralado). Polvilhe tudo com o mangericão (usei orégãos).
Enrole a massa do lado mais comprido até ficar com um rolo com 40-50 cm de comprimento.
Corte o rolo ao meio (completamente) de uma ponta à outra de forma a ficar com o recheio à mostra.
Una bem as duas extremidades e, segurando bem as pontas, torça, rodando as mãos em direcções opostas.
De seguida, forme um circulo com a massa torcida e una bem as pontas.
Coloque a coroa num tabuleiro forrado e polvilhado com farinha, tape com um pano e coloque num lugar quente, deixe levedar durante 1:30 h até que fique com o dobro do tamanho.
Pré aqueça o forno a 200º C. Pincele a coroa com o ovo batido e polvilhe com o parmesão ralado (não coloquei, polvilhei com orégãos).
Coza durante 25 minutos, até que fique dourado.
Deixe arrefecer ligeiramente e sirva morno ou frio.
Bom apetite!
0 comentários:
Enviar um comentário