sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Passatempo dos Reis- Participações

E heis que terminou o passatempo dos Reis que resolvi fazer juntamente com a Leonor Cerveira. Tivemos bastantes participações muitas enviadas por e'mail e cada uma melhor que a outra ah ah ah, pode-se dizer que até correu bem! Deixo aqui então o desfile de receitas para que possam ver as participações e amanhã será então revelado o vencedor que terá dois dias para me enviar os seus dados (nome e morada).
Aproveito também para agradecer de coração a todas as pessoas que participaram e desejar muita sorte a todas! ;)






Aqui ficam as participações por ordem de chegada:


1- Alexandra Rodrigues com a receita: Bolo Rei (Enviada por e'mail)

Como não sou apreciadora de bolo de rei, elegi este bolo, como o meu bolo de Natal, que faz sucesso cá por casa e com ele participo no passatempo dos Reis.


BOLO DE NATAL 

Ingredientes: 200g de tâmaras sem caroço, 100g de miolo de amêndoa laminado, 4 c. (sopa) de conhaque, 200g de creme vegetal, 90 g de açúcar, 4 ovos, 1 c. (sopa) de mistura de especiarias ( canela, gengibre e noz-moscada q.b ), 180 g de farinha, 1 c. (sopa) de fermento em pó, + açúcar q.b.

Preparação:

1- Corte as tâmaras em pedacinhos, deite-as para uma taça, junte a amêndoa e o conhaque e misture bem. ( dos 200 g reserve 6 tâmaras inteiras para a decoração final)
2- Forre uma forma redonda com papel vegetal. Ligue o forno a 180ºC. 
3- Numa taça, bata o creme com o açúcar até obter um creme liso. Junte os ovos, um a um e batendo sempre e depois as especiarias, a farinha e o fermento e bata tudo muito bem. 
Por último, junte a mistura das tâmaras e envolva bem.
4- Deite a massa na forma e leve ao forno durante 45 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme. Sirva polvilhado com açúcar e decorado com tâmaras inteiras.

Bom Apetite. 



2- Maria Morais Sarmento com a receita: Rolo de perú recheado com redução de vinho tinto

3- Gina Santos com a receita: Bolo de nozes com fruta cristalizada

4- Anselmo Costa com a receita: Bolo Rei
5- Alexandra Abrantes com a receita: Bolachas de gengibre com glacê

6- Pedro Quaresma com a receita: Cinnamon Rolls (enviada por e'mail)

Cinnamon Rolls Especial Natal
Esta receita consiste nos famosos Cinnamon Rolls mas em forma de rosca, achei que ficou tão interessante e delicioso que merecia ser uma receita natalicia!

Começo a descrição. Utilizei a máquina de fazer pão para uma maior facilidade nos processos, no entanto caso não disponha de máquina, não se preocupe, é só juntar os ingredientes líquidos, depois os secos e força nos músculos! Eu uso a máquina só para bater a massa, depois tiro-a do seu interior, modelo conforme as necessidades e por fim e coloco no forno normal. Para fazer a massa e o recheio utilizo as seguintes quantidades:
Massa:
1 chávena de leite morno (235ml)
1 ovo grande
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 1/2 chávena de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Recheio:
1/4 de chávena de manteiga ou margarina derretida
1/4 de chávena de açúcar (usei mascavado) misturado com 2 colheres (chá) de canela em pó

O processo inicia-se em colocar os ingredientes na máquina na ordem acima apresentada, seguido de ligá-la no no ciclo "Massa". Quando o ciclo terminar, polvilhe uma superfície com farinha. Tire a massa da máquina e bata-a (sovar) durante um minuto. Deixe-a descansar por 15 minutos.
Abra a massa num retângulo de aproximadamente 35cm por 25cm. Espalhe a manteiga derretida sobre a massa e em seguida o açúcar com canela. Enrole a massa numa espécie de torta, a partir do lado maior. Corte a massa em rolinhos altos. Disponha os rolinhos em uma fôrma untada, cubra e deixe-a crescer num local quente até dobrar de tamanho, por 30 a 45 minutos.
Coloque o preparado num forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos, até dourar.
Acabamentos Finais:
- Cortei em 9 pedaços e coloquei numa fôrma redonda para dar o formato de rosca.
- Pincelei gema de ovo misturada com uma "nesga" de água antes de colocar no forno.
- Ficou 35 minutos no forno, a uma temperatura de 180ºC.
- Não deixei crescer após enrolado, saltei esta etapa (já levei pro forno). Mas fiz isso porque o ciclo da minha máquina é de 1h e 30m e a massa já tinha crescido muito. Se for feito sem a máquina, sugiro seguir a receita original.
- Logo que saiu do forno misturei 1/2 chávena (chá) de açúcar de confeiteiro com um pouco de água e baunilha para fazer a cobertura branca interessante. É só misturar até virar um creme e colocar por cima.



7- Daniela Nunes com a receita: Filetes de polvo panados com batata doce e migas ( enviada por e'mail)


Filetes de polvo panados com batata doce e migas
 Ingredientes:
(8 pessoas)
·         2 polvos
·         Pão ralado q. b.
·         Farinha q. b.
·         Pimenta preta q. b. 
·         4 hastes salsa
·         8 dentes alho
·         1 limão
·         Óleo para fritar
·         2 batatas doces grandes
·         Sal q. b.
·         1 cebola
·         100 gr. bacon
·         1 couve portuguesa
·         ½ lata pequena feijão frade cozido
·         1/3 broa milho cortada aos cubos
·         Azeite q. b.
·         Vinagre q. b.
Cozem-se os polvos e deixa-se arrefecer. Cortam-se as patas no sentido do comprimento de maneira a transformá-las em filetes e temperam-se com sal, pimenta e alho picado.
Entretanto cortam-se as batatas em gomos e colocam-se num pirex forrado com papel vegetal temperadas com sal e azeite e colocam-se no forno até ficarem cozidas no interior e crocantes no exterior.
Enquanto as batatas estão no forno, corta-se a couve em tiras e leva-se a cozer em água temperada com sal. Num tacho coloca-se o azeite com 4 dentes de alho picados e deixa-se ferver. Junta-se a broa aos cubos e deixa-se amolecer. Seguidamente junta-se a couve previamente cozida e escorrida e o feijão-frade e envolve-se tudo. Retifica-se de sal e rega-se com vinagre a gosto.
Numa frigideira coloca-se um fio de azeite, o bacon cortado aos cubos e a cebola em meias luas e deixa-se estrugir. Seguidamente envolvem-se as batatas e deixam-se apurar os sabores.
Por fim, passam-se os filetes por farinha, ovo batido e pão ralado que foi previamente misturado com salsa picada, alho picado e pimenta preta e fritam-se em óleo bem quente. Colocam-se num pirex e regam-se com sumo de limão.

8- Anabela Ribeiro com a receita: Arroz doce cremoso ( enviado por e'mail)

ARROZ DOCE CREMOSO
 INGREDIENTES
Arroz carolino 170 gRaspa de 1 limãoAçúcar amarelo 150 gManteiga 1 colher de sopaGemas 4Leite quente 1 lPau de canela 1Canela em pó (para polvilhar) a gostoNatas (facultativo) 1 colher de sopaÁgua q.b.

PREPARAÇÃO

Comece por colocar a água num tacho, juntamente com a raspa do limão e o pau de canela.
Quando começar a ferver junte o arroz previamente lavado. Quando a água estiver quase a desaparecer adicione uma chávena de leite aquecida no microondas (um minuto). Quando o líquido começar a secar repita este processo até incorporar todo o leite no arroz.
Quando o arroz estiver bem cozido, junte o açúcar e deixe ferver durante alguns minutos e apague o lume.
Enquanto o arroz arrefece um pouco bata as gemas com uma colher de sopa de água, passe por uma peneira e incorpore no arroz rapidamente. Volte a colocar em lume brando e deixe engrossar lentamente. Junte a manteiga e as natas.
Coloque numa travessa e decore com canela em pó.

9- Gisela Raposo Capucho com a receita: Cupcakes Raínha recheados com doce de ovos

10- Ana G. Neves com a receita: Bolo Rei de brigadeiro laranja

11- Susana Machado com a receita: Pavlova de chocolate com doce de ovos e frutos vermelhos

12- Rui Ribeiro com a receita: Bolo de abóbora e azeite com cobertura de chocolate

13- Pedro Fernandes com a receita: Coscorões dos Reis (enviado por e'mail)

Coscorões dos Reis
Ingredientes:
200 g de farinha1 ovoRaspa de uma laranjaSumo de uma laranja20 g de manteiga derretida20 g de açúcar15 ml de aguardente velhaAçúcar e canela em pó para polvilharSal q.b.Óleo para fritar
 Preparação:
Numa tigela, amasse muito bem, o açúcar, a manteiga, o ovo, a raspa de laranja, um pouco de sal, o sumo de laranja, a aguardente e a farinha; até que a massa fique elástica. Tape com um pano e deixe repousar durante 1 hora. Passado 1 hora, polvilhe a bancada com farinha. Deite por cima a massa. Polvilhe a massa com farinha e amasse muito bem, até deixar de colar nas mãos. Com o rolo da massa, estenda a massa até ficar com uma espessura de 2 mm. Corte a massa com um cortador redondo e no meio dê 2 cortes na massa. Leve a fritar de ambos os lados em óleo quente. Depois de fritos, retire para um prato com papel absorvente. Por fim, misture o açúcar com um pouco de canela e polvilhe os coscorões com a mistura.

14- Eunice Torres com a receita: Azevias de batata doce (enviada por e'mail)

Azevias  de Batata Doce

Ingredientes para a massa :

100 ml de água morna
220 g de farinha T55
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
40 g de manteiga

Ingredientes para o recheio:

180g de açúcar
100ml de água
300g de puré de batata doce
raspa da casca de um limão
4 gemas
1 colher de chá de canela
1 mãozinha de amêndoas picadas grosseiramente.
Preparação:
Derreta a margarina com o azeite e misture-a ainda quente à farinha misturada com uma pitada de sal.
Enquanto amassa, junte aos poucos a água morna  até obter uma massa elástica e macia. Se necessário adicione mais um pouco de farinha. 
Deixe a massa repousar 2 horas no frio embrulhada em filme aderente.

Recheio:
Coza as batatas e reduza a puré.
Leve ao lume a água , a raspa da casca da limão e o açucar para fazer uma calda, bastam 4 a 5 minutos para começar a engrossar, desligue o lume.
Envolva o puré de batata doce, com a canela , as gemas ligeiramente batidas, e as amêndoas. Adicione a calda em fio e bata para que fique tudo bem ligado. Deverá ficar com uma consistência grossinha, caso seja necessário apurar mais um pouco, leve ao lume mais um pouco para secar. Deve ir mexendo para não  pegar. Desligue e deixe arrefecer. Está pronto a usar depois de arrefecido.
 Montagem das azevias:

Estenda a massa o mais fino que puder com a ajuda do rolo e de farinha. Recheie com o doce de batata doce e amêndoas e corte os pastéis com o auxilio de uma carretilha ou o topo largo de uma caneca ( como se faz para os rissóis).
Frite-os em óleo quente até estarem dourados e com bolhas, deitando colheradas de óleo quente sobre os pastéis enquanto os está a fritar.
Escorra sobre papel absorvente.
Depois de frias, passe-as por açúcar em pó.

(Receita tirada do blogue cozinhadaduxa)



15- Elsa Gouveia com a receita: Sonhos de Natal

16- Juliana Ferreira com a receita: Torta de cenoura com laranja e côco ralado (enviada por e'mail)

 Deixo uma receitinha que achei saudável para colocar na mesa numa altura de grandes quantidades de calorias mas sem perder o sabor tão bom das receitas natalicias :)

Torta de cenoura com laranja e coco ralado

Ingredientes: 
4 ovos 
60g de farinha 
600g de cenoura
250g de laranjas
160g de açúcar amarelo
40g de coco ralado
1 c. café de fermento em pó
1 c. café sal

Preparação:
1. Aqueça água onde vai cozer as cenouras e retire um pedaço grande de casca de uma laranja (tente não ir ao branco da casca) juntando à água e com a colher de café de sal. Retire a pele às cenouras, corte em pedaços grande e junte à água. 
2. Quando estiverem cozidas escorra toda a água e coloque as cenouras e a casca de laranja no liquidificador. 
3. Descasque as laranjas, corte em pedaços e junte ao liquidificador, adicionando ainda o açúcar e duas colheres de coco. Triture tudo muito bem na velocidade máxima. 
4. Deixe arrefecer por um pouco, enquanto isso separe as gemas das claras, bata as claras em castelo com um pouco de sal para subirem. Junte as gemas na mistura do liquidificador e bata por mais um pouco para as misturar. 
5. Numa taça grande deite a mistura do liquidificador e aos poucos misture devagar as claras em castelo.
6. Num tabuleiro para tortas unte e forra com papel vegetal e leve ao forno 20 min. a 180º.
7. Depois de cozida retire do papel vegetal e enrole delicadamente polvilhando com o restante coco ralado. 
Bom apetite!


Boa sorte a todos/as! :)

Print Friendly and PDF

1 comentários:

Susana Machado disse...

belas participaçoes!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;