sábado, 4 de outubro de 2014

Tarte fina de maçãs

A minha querida Nocas e respectiva família deram-nos o prazer de nos virem fazer companhia para um almoço à uns tempos atrás e esta foi uma das sobremesas que resolvi fazer. A receita retirei do livro “Nigella Express” adivinhem de quem…eh eh. Ela fez uma tarte rectangular lindíssima mas eu como a massa que tinha era redonda foi mesmo assim que fiz, ficou uma delícia. Só fiz uma coisinha que ela não fez, como achei que a tarte ficou muito branquinha depois de cozida, polvilhei-a com açúcar e toca de usar o maçarico!  :)
Aqui fica então a receita:

Tarte de maçãsTarte de maçãs perto

Ingredientes:

2 maçãs grandes ou 3 pequenas (eu acabei por usar mais)
1 limão (sumo)
1 base de massa folhada 40x23cm (usei redonda)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga (usei margarina)

Modo de preparação:

Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Descasque as maçãs e corte-as ao meio. Coloque o sumo de limão num recipiente com água. Coloque as maçãs dentro da água, isto irá impedi-las de oxidar.
Coloque a massa num tabuleiro untado e com a ajuda de uma faca afiada marque uma borda de 1cm a toda a volta da massa, tenha cuidado para não cortar a massa completamente. Isto irá permitir que as bordas subam acima do recheio de maçã ao cozer.
Retire as metades das maçãs de dentro da água e seque-as. Corte cada metade em quartos e depois fatie cada quarto de maçã o mais fino que conseguir.
Polvilhe toda a base da massa com uma colher de açúcar. Coloque as fatias de maçã sobrepondo-as umas em cima das outras, ao longo de toda a massa de modo a formar linhas de maçã até que toda a massa fique coberta.
Num tacho deite a manteiga com o restante açúcar e leve ao lume, deixe ferver até ficar com um tom dourado. Regue as maçãs com este preparado e leve a tarte ao forno.
Deixe cozer por 20-25 minutos.

Tarte de maçãs-fatia
Tarte de maçãs-fatia perto

Bom apetite e bom fim de semana!

Print Friendly and PDF

3 comentários:

Bella disse...

hum parece-me uma delicia :) ainda não encontrei uma receita que me satisfaça para a massa folhada ;) bjs

Ana Silva disse...

ola, gosto bastante do teu blog e venho desafiar-te a responder a esta tag das 11 perguntas para ficarmos a conhecer-te um pouco melhor. http://aventaldesaltoalto.blogspot.pt/2014/10/tag-11-perguntas.html

Piteca disse...

Muito obrigada meninas pela simpatia! ;)
Beijinhos doces.

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;