Tenho andado um pouco ausente, tanto que ainda tinha aqui uma receita do Natal para publicar...😅 A verdade é que, por vários motivos, a vontade de aqui vir tem sido muito pouca. Mas, apesar disso, o bichinho nunca morre, e acabo sempre por cá voltar para partilhar convosco as minhas experiências culinárias.
Vamos então à receita? Eu simplesmente adoro azevias, é doce que nunca me pode faltar na mesa de Natal e, este ano, não foi exceção, saíram então estas azevias, cuja receita já não sei de onde a retirei, já a tenho há uns bons anos, e que ficaram uma delicia.
Ingredientes:
Massa:
1 kg de farinha
200 gr de margarina derretida
1 pitada de sal fino
500 ml de vinho branco (pode ser necessário mais um pouco)
Recheio:
500 g de grão cozido e triturado
400 g de açúcar
1 casca de limão
2 paus de canela
150g de amêndoas
2 gemas
Modo de preparação:
Colocar todos os ingredientes para o recheio num tacho e levar ao lume até atingir o ponto desejado (ao passar a colher forma uma estrada). Deixar arrefecer e retirar a casca de limão e os paus de canela.
Entretanto fazer a massa, misturar tudo (o vinho branco vai-se juntando aos poucos até se conseguir amassar sem colar às mãos) e tapar com um pano.
Retirar pedaços de massa, estender com o rolo e deitar um pouco de recheio no centro, dobrar ao meio e cortar as azevias com a ajuda de uma forminha própria ou de um copo.
Fritar, deixar escorrer e passar por açúcar e canela.
3 comentários:
Saúdo o seu regresso. Doce com um aspeto maravilhoso que até a diabetes se ri, lol
.
Sexta-feira feliz … Sorrisos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
HUmm isto deve ser mesmo um bom doce!! :))
-
O peso das palavras
Beijos, e um excelente fim de semana.
Aspeto delicioso que me deixou a salivar
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Enviar um comentário