segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Pastéis de nata - Desafio do livro

Cá venho eu então com a segunda receita que a Telma me deu para participar no Desafio do livro que está a decorrer lá no Cantinho das Cozinheiras até ao fim deste mês.
A primeira foi um bolo de canela delicioso e que ficou super aprovado, a segunda são então estes pastéis de nata que ficaram também uma delicia mas nada têm a ver com os de compra, nada mesmo! A receita manda deixar o creme ferver durante 10 minutos e acho que foi aí que a coisa correu mal porque o creme talhou e devia de ficar liso e cremoso. Em termos de sabor, também não têm nada a ver com os de compra, mas são bons, muito bons mesmo só que, para pastel de nata, prefiro a minha receita. 😅
Deixo então a receita, eu fiz apenas metade pois pensei que rendesse muitos, mas não, deu apenas 8. Mas já serviu para provarmos e aprovarmos pois, apesar de tudo, são realmente bons e como sempre ouvi dizer, o que é doce nunca amargou... 😁



Ingredientes:

Massa folhada q.b.
12 gemas
200 g de açúcar
1 colher (sopa) de farinha
1 pau de canela

Casca de laranja
Casca de limão
3 colheres (sopa) bem cheias de natas
500 ml de leite
Sal a gosto

Modo de preparação:

Estende-se a massa folhada até ficar com a espessura de uma moeda e com a boca de um copo vão-se cortando rodelas de massa que se vão metendo nas formas de queque (eu untei as formas com manteiga) e com o dedo polegar molhado em água pressiona-se a massa contra as paredes da forma, dando-lhe o formato da mesma.
Põem-se numa caçarola as gemas, a farinha, o açúcar, a canela, a casca de limão, a casca de laranja, atando estas três ultimas com um fio (não atei). Mexe-se tudo muito bem com uma colher de pau e juntam-se-lhe as natas continuando sempre a mexer até estar tudo bem incorporado.
De seguida junta-se o leite, leva-se ao lume sempre mexendo sempre e deixa-se ferver durante dez minutos em lume brando.
Retira-se do lume, tira-se o amarrado dos aromas, deita-se-lhe uma pitada de sal fino, mexe-se e deixa-se arrefecer.
Em estando frio, enchem-se as formas e levam-se os pastéis ao forno num tabuleiro. Estão prontos quando estiverem loiros e ferventes.



Podem servir-se com canela e açúcar em pó.




Bom apetite e boa semana. Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;