Então tínhamos à nossa escolha o Pastel de carne, o Cachorro quente, o Crepe de tapioca ou o Bolo de fubá. Das quatro opções a que mais me agradou foi, sem dúvida o Bolo de fubá, embora não fizesse a mais pálida ideia do que era. Depois de muito procurar, lá acabei por descobrir que afinal fubá é nada mais nada menos que farinha de milho ou mandioca moída muito fininha. Ora farinha de milho é algo que não costuma faltar cá em casa por isso lá meti mãos à obra! Para quem não sabe existem várias versões deste bolo, entre elas o mais seco e o cremoso (que leva queijo). Eu escolhi o cremoso e posso dizer que o resultado me surpreendeu bastante, não fica a saber nada a queijo, ao contrário do que imaginei, e fica um bolo realmente delicioso. Fiquei fã. 😊
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de leite
4 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (usei mozzarella)
1 ½ xícara (chá) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Para decorar:
Açúcar e canela a gosto
Modo de preparação:
Num liquidificador, coloque o leite, os ovos, a manteiga e o açúcar e bata até obter uma massa homogénea. Em uma travessa, coloque o queijo, o fubá e a farinha de trigo. Adicione o conteúdo do liquidificador e misture bem. Acrescente o fermento em pó e termine de misturar. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com fubá.
Coza em forno pré-aquecido a 150°C por aproximadamente 30 minutos. Depois de cozido, desenforme e polvilhe com a mistura do açúcar com a canela.
Nota: Eu preferi misturar o fermento aos ingredientes secos antes de colocar os liquidos para ter a certeza de que ficava bem dissolvido.
Como eu não tinha açúcar branco (deixei de usar) polvilhei com um pouco de açúcar em pó e depois com a canela.
Bom apetite e bom fim de semana.
0 comentários:
Enviar um comentário