quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quente e frio de stracciatella

O meu homem há cerca de um ano, mais coisa menos coisa, ofereceu-me uma sorveteira, coisa que eu até queria, mas acabei por guardar a um canto e nunca utilizei! À tempos resolvi experimentá-la, não que o tempo esteja muito convidativo a gelados mas até que nem sabem mal de todo e a dita máquina algum dia teria de ser testada, certo? Pois é, e foi, mas não por muito tempo… o raio da máquina passados 30 minutos aqueceu e já não deu sinal de vida, até arrefecer completamente e o geladinho acabou por ter de ser feito da forma tradicional… enfim… ainda por cima perdi o manual de instruções e então não faço ideia do que raio poderá ter corrido mal… Seja como for, não foi por causa disso que não se fez gelado! E devo dizer que ficou uma maravilha!! Uma delicia a repetir, sem dúvida, com ou sem a maquineta! ;P
A receita base do gelado retirei do blog da
Isabel, como não poderia deixar de ser …eh eh eh digamos que ela tem por lá gelados ( e não só) fantásticos!! Fiz umas alterações, por isso aqui fica como eu o fiz:

Quente e frio de stracciatella

Ingredientes:

Para o gelado:

3 gemas
180 g de açúcar branco fino
100 ml de leite gordo
1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
600 ml de natas
1/2 barra de chocolate culinário picado grosseiramente

Para o molho de chocolate ( ingredientes por taça):

25 gr de chocolate culinário
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de leite

Modo de preparação:

Comece por levar o leite ao lume com a baunilha até que este ferva. Quando começar a ferver baixe o lume para o mínimo e deixe mais 3 minutos. Retire do lume, coe o leite e reserve até ficar frio. Bata as gemas com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e espumosa. Junte o leite frio e volte a bater. Bata as natas em neve e adicione ao preparado anterior.
Deite o preparado na sorveteira já a trabalhar e deixe por 35 minutos. Quando passarem 30 minutos adicione o chocolate picado e deixe continuar, quando terminar deite o gelado numa caixa própria para gelados e coloque no congelador até ao momento de servir.
Ou então faça como eu acabei por ter de fazer, adicione logo o chocolate picado ao preparado e deite numa caixa própria para gelados, leve ao congelador e vá mexendo com uma colher de hora em hora até que este fique pronto.
Misture todos os ingredientes do molho e leve ao micro ondas a derreter, misture bem com uma colher e regue o gelado. Sirva as bolas de gelado com o molho ainda quente.

Quente e frio de stracciatella1Quente e frio de stracciatella2

Bom apetite!

Isabel, mais uma vez obrigada pelas tuas deliciosas receitinhas. Beijocas.

Print Friendly and PDF

7 comentários:

São Ribeiro disse...

PARECE-ME BEM DELICIOSO.
BOA ESCOLHA.
BJS

Romy Almeida disse...

Olá amiga... que gelado delicioso tens aqui... adorei essa tacinha :-)

Bjokas

Unknown disse...

♥ Ora por mim amiga.Virei te visitar, pois amo ver esse nominho Piteca nos meus comentários. Tempão que te conheço né? kkk, beijos

moranguita disse...

fizeste muito bem em dar uso a maquina
excelente escolha!!!

Catarina Collins disse...

Piteca,
Ficou com um aspecto delicioso... Bem me servia de um pouquinho para relaxar na minha ultima semana de ferias : )

Beijinhos

Cláudia Marques disse...

Nunca fiz gelados, não é incrível? Aliás, fiz qdo era miúda, daqueles em que se fazia um refresco e depois se punha a congelar nas couvettes do gelo. :))
Mas gelados a sério, nunca me deu para experimentar. Lá há-de chegar o dia.
Bjs

Piteca disse...

Muito obrigada a todas/os pelas vossas palavrinhas! ;)
Nayara, amiga, eu não me considero uma pessoa lá muito religiosa, mas seja como for espero que o que quer que seja passe rápido e que logo logo te possas rir da situação! :)
As melhoras!
Beijinhos doces para todas/os.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;