sexta-feira, 14 de julho de 2023

Picadinho misto no tabuleiro

 Uma coisa que me habituei a fazer agora foi a ter sempre ementas semanais. Não só é ótimo porque nos ajuda a ter sempre ideia do que fazer a cada refeição, mas também é uma excelente forma de nos fazer poupar um pouco na despesa mensal, uma vez que compramos apenas o que realmente vamos precisar. 
Esta forma de ter as minhas refeições organizadas permite-me variar mais e fazer receitas diferentes, uma vez que já tenho tudo a jeito. Para mim é perfeito! E tenho aproveitado estes últimos tempos para dar a volta ás resmas de Teleculinárias antigas que por aqui tenho e fazer muitas receitas. Uma delas foi esta que, ficou boa até, embora não seja bem o tipo de comidas que aprecie (não sei porquê os legumes assim misturados na comida enjoam-me sempre imenso). Mas para quem aprecia, acho que é uma boa opção. 😊
Eu em vez de arranjar os legumes como pede na receita usei daqueles preparados para colocar na sopa e como não tinha restos de carne cozida ou assada, comprei bifes e deixei cozinhar quando os misturei na receita.


Ingredientes:

300 g de feijão verde
1 cenoura grande
250 g de carne cozida ou assada (como não tinha restos comprei bifes e cortei)
250 g de fiambre
50 g de margarina
1/2 limão
1 cebola
1 chávena mal cheia de caldo de carne ou galinha
4 ovos
Sal e pimenta q.b.

Para o puré:

1 kg de batatas
50 g de margarina
Leite quente q.b.
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

Modo de preparação:

Descasque a cenoura e corte-as em tirinhas finas. Retire as pontas ao feijão verde e corte-o igualmente. Depois faça ferver um tacho de água temperada com sal, junte-lhe o feijão verde e as cenouras, deixe ferver para que cozam (não interessa que cozam demasiado) e depois escorra-os.
Entretanto pode descascar as batatas, cortá-las em pedaços e metê-las a cozer para o puré. Descasque a cebola e corte-a em meias luas fininhas.
Num tacho leve ao lume a margarina e a cebola e deixe refogar em lume moderado, quando começar a querer ganhar cor, junte a cenoura e o feijão verde, mexa com cuidado e retire do lume. Corte o fiambre em tiras finas, desfie a carne bem desfiadinha e limpa e pode também misturá-la com os legumes.
Quando as batatas estiverem escorridas, escorra-as e faça-as em puré, junte-lhe 50 g de margarina, algum leite, pouco, para obter um puré fofo mas seguro e tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Unte só o fundo do pirex com margarina, em volta faça-lhe uma bordadura de puré (pode ser com o saco ou com um garfo).
Quando o feijão e a cenoura estiverem frios, deite-os numa malga, junte-lhes o caldo e os 3 ovos inteiros e mais uma clara, bata muito bem e retifique-lhes os temperos. Deite este preparado dentro do tabuleiro, pinte ao de leve ao puré em volta com a gema que separou. Leve a cozer em forno bastante quente durante cerca de 25  minutos, depois retire e sirva quente.

Beijinhos e bom fim de semana. 🌼



Print Friendly and PDF

2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Humm que aspeto delicioso!! ..nhami :P~
.
Coisas de uma Vida - Dando notícias...
.
Beijos, e um bom fim de semana

Piteca disse...

Obrigada Cidália, um beijinho.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;