sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Bacalhau albardado

Retirei esta receita do livro Cozinha Tradicional Portuguesa da Maria de Lourdes Modesto, uma forma diferente de preparar o bacalhau que eu simplesmente adorei! A massa fica tão crocante... uma verdadeira maravilha! 
A receita:


















Ingredientes:

200 g de bacalhau
550 g de farinha
10 g de fermento de padeiro
Azeite

Modo de preparação:

Lava-se o bacalhau muito bem e põe-se de molho durante 6 horas em cerca de 6,5 dl de água (eu já tinha demolhado e congelado). Depois faz-se em lascas. Desfaz-se o fermento na água que serviu para demolhar o bacalhau. Junta-se a farinha a pouco e pouco, batendo-a de modo a obter uma massa homogénea. Retifica-se o sal. Cobre-se primeiro com um pano e depois com um cobertor e deixa-se levedar (fintar) em local temperado durante cerca de 3 horas (eu coloquei no forno um pouco aquecido). A massa está finta quando toda ela apresentar umas pequenas bolhas.
Aquece-se bem o azeite e, com uma colher grande, frita-se a massa ás colheres, introduzindo uma ou duas lascas de bacalhau em cada colher de massa (eu juntei logo o bacalhau à massa para ser mais rápido). Escorrem-se os pastéis sobre papel pardo e servem-se.


Bom apetite e bom fim de semana.

Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;