segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Torta enrolada de amêndoas

Esta foi uma das sobremesas que fiz para a nossa festa de aniversário. A receita fui buscar ao livro "O pequeno tesouro de doçaria" e ficou super aprovada. A repetir!




















Ingredientes:

Para a torta:

5 ovos
200 g de açúcar
100 g de amêndoas com pele raladas (usei sem pele que era o que tinha)

Para o doce de ovos:
300 g de açúcar
1 dl de água
8 a 9 gemas

Modo de preparação:

Torta: Separam-se as gemas das claras e batem-se estas em castelo, incorpora-se-lhes o açúcar, juntam-se as gemas levemente batidas e as amêndoas raladas com a pele.
Unta-se bem com manteiga um tabuleiro de ir ao forno (30 x 35cm), forra-se com papel vegetal, que também se unta, polvilha-se com um pouco de farinha e deita-se-lhe a massa anteriormente preparada. Leva-se logo a cozer, em forno regular (no livro diz 200º C mas eu pus a 180ºC porque tinha medo que queimasse) e coze mais ou menos 10 minutos, pois deve ficar húmida.
Desenforma-se sobre um pano polvilhado com açúcar, recheia-se com o doce de ovos e enrola-se com cuidado com a ajuda do pano, depois vira-se para a travessa que se vai servir.

Doce de ovos: Separam-se as gemas das claras e passam-se as gemas por um coador para não levarem a película que as envolve.
Põe-se o açúcar num tachinho com a água e leva-se ao lume a ferver, logo que começa a ferver contam-se exactamente 2 minutos e retira-se o tacho do lume, deixando arrefecer 2 ou 3 minutos.
Vai-se incorporando em fio esta calda de açúcar ás gemas, mexendo sempre com uma colher de pau e, em seguida, leva-se tudo ao lume no mesmo tachinho, mexendo sempre até ficar com um creme grosso. Deixa-se arrefecer.

Eu enfeitei com açúcar em pó e amêndoas laminadas tostadas.



Bom apetite e boa semana.


Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;