segunda-feira, 25 de junho de 2018

Vulcão de Pavlova - A cozinhar com...

E esta foi a segunda receita que fiz para este passatempo, a tal que já tinha guardada eh eh.  A receita da Ana podem ver aqui
Fiz este doce também para uma festa de aniversário e devo dizer que me surpreendeu bastante, fi-lo perfeitamente convencida de que todos (eu incluida) iriam achar muito enjoativa, mas não. Ficou uma maravilha, aliás, eu fiquei completamente rendida não só por ser deliciosa, mas porque me saiu bem, ao contrário do que eu estava à espera! 😆 Eu e tudo o que sejam doces à base de claras batidas não nos entendemos muito bem... 😋
Só vos digo que muito pouco sobrou para contar a história... 😁





Ingredientes:

9 claras
250 g de açúcar em pó
1colher de sopa de amido de milho
1colher de chá de vinagre

Cobertura: 

250 gr de iogurte grego natural ligeiro adoçado com açúcar em pó (coloquei uma colher de sopa de mel)

Molho de morangos: levo a ferver 5 ou 6 morangos partidos e bem maduros com 1 colher de açúcar. Deixo que se desfaçam mexendo sempre e retiro do lume para arrefecer. Este processo é rápido!

Framboesas (usei amoras que era o que tinha)
Açúcar em pó 

Modo de preparação:

Vou precisar de 1 folha de papel vegetal com círculo desenhado -cerca de 20cm.

Bato as claras em castelo em velocidade alta. Quando começam a ficar firmes junto aos poucos o açúcar, mas sem deixar de bater. Adiciono o amido e o vinagre e bate durante uns minutos até se apresentar um merengue firme e brilhante. Coloco a folha de papel vegetal com a parte riscada para baixo no tabuleiro de forno e preencho o círculo com o merengue. Aliso as paredes, tentando que fiquem altas e deixo o centro bastante mais baixo, para parecer um vulcão. 



Com um garfo faço riscos a toda a volta e vai a cozer em forno pré aquecido a 150°C durante 15 minutos. Após este tempo baixo para 140°C e deixo que coza durante 1.30 h. Desligo o forno e mantenho a minha linda e deliciosa Pavlova no forno até arrefecer por completo. Por norma faço à noite e deixo-a dormir no forno até ser dia! (Eu deixei no forno 1h com a porta do forno entreaberta depois retirei e deixei arrefecer completamente.)
Coloco a Pavlova num prato de servir retirando com muito cuidado o papel vegetal. Se for arriscado, corto bem rente à volta. 



No centro do "vulcão" coloco com cuidado o creme de iogurte. Por cima salpico com o molho de morangos e decoro com framboesas (usei amoras) e açúcar em pó.




Clique na imagem para ver o desafio

Ana, minha querida, espero que tenhas gostado das minhas participações, foram super aprovadas por todos aqui e já tenho mais umas coisinhas em vista para fazer também, eh eh, mas isso será para uma outra altura! 😉
Beijinhos grandes para ti.

Bom apetite! Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;