sexta-feira, 15 de junho de 2018

Surpresa de caramelo

Resolvi fazer esta receita quando a vi na minha revista Mulher Moderna na cozinha nº 73 para um jantar com a família. Foi realmente uma surpresa em dois aspectos, primeiro não consegui que ficasse com o mesmo efeito que estava na foto pois os cremes ficaram demasiado líquidos, mesmo apesar de eu ter juntado mais gelatina que a que vinha mencionada na receita, pois já desconfiava que era pouca quantidade. Para a próxima terei de juntar ainda mais. Segundo e, apesar de tudo, fiquei bastante surpreendida com o resultado, pois fiquei meio desconfiada na junção dos sabores canela e caramelo, pensei mesmo em não a colocar, mas acabei por o fazer, pois já não tive tempo de fazer o que tinha em mente. O resultado foi espectacular, a canela deu-lhe mesmo um toque especial, muito saboroso, adorei e a família também, tanto que não sobrou quase nada para contar a história! 😉




















Ingredientes:

8 folhas de gelatina ( usei 10 que era o que tinha, mas para a próxima coloco mais)
8 dl de natas
1 lata de leite condensado cozido
3 colheres (sopa) de açúcar (usei amarelo)
150 g de bolachas tipo maria
2 dl de leite
Canela em pó e caramelos q.b. (os caramelos não coloquei)

Modo de preparação:

Demolhe quatro (usei 5) folhas de gelatina em água. Bata 4 dl das natas, junte-lhes o leite condensado e mexa até estar tudo bem ligado. Coloque um pouco numa tigela e reserve o restante. Escorra as folhas de gelatina e derreta-as em banho maria (fiz no microondas). Adicione-as ao preparado reservado na tigela e mexa. Envolva com o restante preparado e mexa, até estar tudo bem misturado (eu aqui misturei logo a gelatina ao preparado todo).
Demolhe as restantes folhas de gelatina em água fria. Escorra-as e derreta-as em banho maria (usei o microondas). Bata bem as restantes natas, junte o açúcar e bata mais. Acrescente a gelatina derretida e mexa. Coloque um aro redondo de 24 cm sobre um prato (eu fiz mesmo dentro da forma). Passe as bolachas pelo leite e disponha algumas no fundo do aro, formando uma camada.Verta metade do creme de leite condensado por cima e alise. Cubra com outra camada de bolachas demolhada e, por cima, coloque o preparado de natas, alisando.
Volte a fazer outra camada de bolachas e, por fim, disponha o restante creme de leite condensado. 
Alise e leve ao frigorífico para solidificar.
Retire cuidadosamente o aro e decore a delicia com canela e pedaços de caramelos.




Nota: Eu demolhei as bolachas em leite com café açúcarado conforme sugerido depois na receita.
Eu tentei fazer as camadas como mencionado na receita mas, como os cremes estavam muito líquidos acabaram por se misturar uns com os outros, dando-lhe um aspecto meio marmoreado e as bolachas em vez de ficarem direitas ficaram inclinadas, o que até acabou por ficar engraçado também.

Bom apetite e bom fim de semana!

Print Friendly and PDF

1 comentários:

Bella disse...

Um bolo bem original!
Ficou lindo e com certeza uma delícia!
Bjs

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;