sábado, 10 de abril de 2010

Bolo mistério ( Xadrês)

Esta receitinha já a tenho à anos! Não me lembro de onde tirei ou quem me a deu, não faço a minima! Sei que é uma delícia!!
Fiz este bolinho no dia 28 de Março, para a festa de aniversário do meu mano, apesar de dar um certo trabalho vale bem a pena porque fica realmente muito saboroso!
Aqui fica a receitinha, eu não costumo seguir à risca, faço algumas alterações, espero que gostem:


Ingredientes:

1ª Torta:

3 ovos
O peso dos 3 ovos de açúcar
O peso dos 3 ovos de farinha
1 colher ( chá) de fermento em pó
1/2 do peso dos 3 ovos de margarina

2ª Torta:

3 ovos
O peso dos 3 ovos de açúcar
1/2 do peso dos 3 ovos de farinha
1 colher ( chá) de fermento em pó
1/2 do peso dos 3 ovos de cacau

Ovos moles ( eu uso creme de ovos, tipo pasteleiro):

3 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar

Cobertura:

3 claras ( eu uso mais)
3 colheres ( sopa) de açúcar

Modo de preparação:

Para as tortas:

Bate-se o açúcar com a margarina, juntam-se as gemas, as claras em castelo e a farinha com o fermento. Coze-se num tabuleiro ( 24 x 18) ( eu unto com margarina e polvilho com farinha) e, ainda quente, corta-se em 8 tiras iguais. Faz-se o mesmo para a 2ª torta e, ao misturar a farinha, mistura-se igualmente o cacau. Deve ficar bem escura. Corta-se como a outra.
Quando frias, arrumam-se numa travessa colocando alternadamente uma tira de cada cor, até perfazer 4 camadas e ligando estas tiras com ovos moles, feitos com as gemas e o açúcar em ponto.

Para cobrir:

Batem-se as claras em castelo, junta-se o açúcar e torna-se a bater, até fazer suspiro. Cobre-se o bolo depois de armado.
Decora-se com bolinhas prateadas ( eu usei pepitas de chocolate).

Bom apetite! Print Friendly and PDF

18 comentários:

Ana Powell disse...

Adorava ter tido o prazer de ter descoberto o misterioso sabor desse bolo.
Feliz fim de semana x

Doces & Cia disse...

Ficou lindo!!

Também tenho um suporte para forma para fazer bolo xadrez, mas nunca me atrevi a usa-la pois acho que iria sair borrada!

Bjcs

Mary disse...

Que lindo bolinho! Depois de desvendado o mistério ficamos a babar! :)

Sónia Paula disse...

Ficou lindo,parabéns...
Bjcas...

Babette disse...

Nunca fiz esse bolo xadrez... agora já desvendaste o mistério!
babette

RUTE disse...

Piteca! Que lindo por dentro. Nunca fiz bolo xadrés mas fiquei com vontade de tentar. Parece meio trabalhoso mas calhando até não é.

Beijinhos e bom fim de semana.

moranguita disse...

esta uam maravilha este bolo adoro estas combinaçoes de cores assim.
fica tao bonito
beijinhos piteca e bom fim de semana

Borboleta disse...

Que lindo, pode até dar algum trabalho mas vale a pena!!!

Carla disse...

Muito bom e ficou lindo, valeu a pena o trabalho :)
Parabéns ao mano e bom fim-de-semana!

Xana disse...

Olá miga, é verdade não passavas lá no meu canto há uns tempos :).. É sempre 1 prazer ver-te por lá
Esse bolo deve estar 1 delícia :)
bjinhus

argas disse...

Os bolinhos assim ficam tão lindos! bjinhos

Emília disse...

Além de lindo deve ter ficado muito gostoso!!
Beijinhos

Carina disse...

Mas que bolinho tão lindo e bom!!!!!!!
O teu mano deve ter adorado!!!!!

Beijocas :)

Bella disse...

Que bolo maravilhoso amiga!!!

Super lindo!

BJs

Paulinha disse...

É um bolo que dá imenso trabalho a fazer mas que no fim é compensatório pois fica com um óptimo aspecto e deve ser igualmente saboroso. Beijinhos

João Mario disse...

Adorei passar por aqui e deparar-me com este blog tão legal.
O bolo xadrez está uma delícia.

Fica o convite para conhecer meu blog.

http://picadinhodebacana.blogspot.com

Anette disse...

Optimo aspecto! Beijinho

AMÉLIA TORRES disse...

Está fantástico esse bolo. Por dentro fica realmente muito bonito.
Bjos

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;