terça-feira, 30 de novembro de 2010 20 comentários

Tarte de amêndoa

Simplesmente adoro esta tarte! É um daqueles bolos aos quais eu não consigo mesmo resistir, por mais que tente! Não dá mesmo! Sorriso. A receitinha é a mesma que esta que já publiquei aqui, mas fiz uma ou outra alteração por isso deixo aqui na mesma.

Tarte de amêndoa

Ingredientes:

Massa:

3 ovos
150 gr de açúcar amarelo
150 gr de farinha
70 gr de margarina derretida

Cobertura:

200 gr de amêndoas em palitos
100 gr de açúcar
100 gr de margarina
5 colheres ( sopa ) de leite

Modo de preparação:

Junte todos os ingredientes da massa, misture muito bem e deite numa fôrma de fundo amovivel, untada com margarina. Leve a cozer ao forno pré-aquecido. Veja com a ajuda de um palito se está cozido. Quando estiver, retire, pique o bolo todo com um garfo e reserve. Num tacho, misture todos os ingredientes da cobertura e leve ao lume, mexendo sempre até caramelizar um pouco. Deite por cima do bolo e leve ao forno para tostar um pouco por cima. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Tarte de amêndoa partida

Bom apetite!

Print Friendly and PDF
domingo, 28 de novembro de 2010 5 comentários

Tintureira em cebolada

Tanto eu como o meu homem adoramos tintureira, é um peixe muito saboroso, que no fim de cozinhado se desfaz na boca e tem uma particularidade que, pelo menos, o meu homem adora, tem poucas espinhas, ou seja quase nenhuma mesmo... tem apenas a do centro! Ai a preguiça... :P
É um peixe muito utilizado nas caldeiradas, que eu adoro! Eh Eh! Mas devo dizer que cozinhado desta forma também ficou muito saboroso, a repetir, sem dúvida! :)
Então fiz assim:


Ingredientes:

1 embalagem de postas de tintureira congelada (deixar descongelar)
1 cebola
1 folha de louro
3 dentes de alho
1/2 knorr de peixe
1/2 pacote (200ml) de polpa de tomate ( 100 ml)
Sal e pimenta preta q.b.
1 dl de azeite
Água q.b.

Modo de preparação:

Numa frigideira ponha as postas de tintureira, a cebola cortada em rodelas, os alhos picados, o louro, o knorr, o tomate, o azeite, tempere de sal e pimenta e acrescente um pouco de água. Leve ao lume até que a tintureira coza. Acompanhe com umas batatas cozidas.

Bom apetite!
Print Friendly and PDF
quinta-feira, 25 de novembro de 2010 10 comentários

Bolo de chocolate e nozes na caneca

Bom dia pessoal! Este bolinho saiu-me assim de improviso numa noite de muita preguiça num fim de semana qualquer. Deu-me a golusice e como não me apetecia estar com muito trabalho a fazer um bolo e à espera que ele cozesse...não, era muito tempo! Eh Eh Eh...
Então resolvi improvisar mais um bolinho da caneca. Rápido, fácil e delícioso, é o que se quer, ou pelo menos queria, nessa noite! ;)
Fiz assim:



Ingredientes:

1 ovo
2 colheres (sopa) de farinha com fermento
2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1 pitada de aroma de baunilha
3 colheres ( sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de leite
1 colher (sobremesa) de óleo
2 nozes picadinhas

Modo de preparação:

Deite tudo pela ordem em que está na caneca e misture muito bem. Leve ao micro-ondas por três minutos ( foi o que chegou no meu). Depois desenforme e ataque! :)




Bom apetite!
Print Friendly and PDF
terça-feira, 23 de novembro de 2010 16 comentários

Caracóis de café

Olá! Já há bastante tempo que não fazia bolachinhas, que é coisa que eu adoro! Então um destes dias resolvi pegar num dos meus livrinhos e dar-lhe uso. Encontrei esta receitinha que resolvi logo experimentar, ficaram uma maravilha, adorei e o meu homem também!
Aqui fica a receitinha:


Ingredientes:

300 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento ( a farinha já tinha por isso não pús)
150 gr de açúcar em pó ( não tinha, pús açúcar areado)
1 pacote de açúcar baunilhado ( não tinha pús aroma de baunilha)
Raspa da casca de 1 limão biológico
1 pitada de sal
1 ovo
175 gr de manteiga
2 colheres ( chá) de café em pó solúvel
2 colheres (chá) de cacau em pó
1 colher (sopa) de leite

Modo de preparação:

Misture a farinha com o fermento e o açúcar em pó e peneire para uma taça. Acrescente o açúcar baunilhado, a raspa de limão, o sal e o ovo. Incorpore a manteiga em flocos e amasse tudo rapidamente. Divida a massa a meio. Dissolva o café em pó e o cacau no leite e misture com uma das metades da massa. Embrulhe as duas metades da massa em pelicula aderente e coloque-as no frigorifico durante uma hora.
Estenda ambas as massas formando uma placa grande com cerca de 30 por 25 cm. Coloque uma placa de massa sobre a outra, pressione-as e começando pelo lado mais largo, enrole bem. Coloque o rolo de massa durante mais 30 minutos no frigorifico.
Pré-aqueça o forno a 175ºC (155ºC se tiver um forno com ventilação). Coloque papel vegetal num ou vários tabuleiros de forno.
Corte a massa em fatias com 5 mm de espessura ( eu achatei-as um pouco), coloque-as no tabuleiro e leve-as ao forno durante aproximadamente 15 minutos.

Na receita diz que dá para cerca de 60 unidades, mas as minhas não chegaram a 40. Deve de ter a ver com a grossura em que as cortei pois não estive para medir foi tudo a olho! :)

Bom apetite!
Print Friendly and PDF
domingo, 21 de novembro de 2010 9 comentários

Bifes de tofu com massa

Olá pessoal! Esta é a ultima receitinha do jantar de halloween (finalmente!! Eh Eh). Foi o pratinho que o meu homem fez para o nosso amigo RN.
Esta receita foi inspirada numa que vem no livro Japão- Sabores do mundo. Ele alterou-a um pouco, visto não termos todos os ingredientes, mas o nosso amiguinho gostou e isso é que importa certo? :)
Então ele fez assim:


Ingredientes:

1 lata de cogumelos inteiros
200 gr de tofu embalado
3 dentes de alho
50 gr de margarina
4 colheres (sopa) de molho de soja
5 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de vinho branco
Legumes cortados em palitos fininhos q.b. ( retirei do mesmo pacote de que fiz a tempura, daqueles já preparados para por nas sopas)
Sal e pimenta q.b.
Esparguete q.b.

Modo de preparação:

Comece por cozer o esparguete em água, sal e um pouco de azeite. Reserve.
Numa frigideira deite. os dentes de alho picados, o óleo, a margarina, o molho de soja e o vinho branco e leve ao lume até a margarina derreter por completo. Deite-lhe os cogumelos e deixe fritar um pouco. Depois de fritos, retire-os deixando a gordura onde os fritou e deite o tofu cortado em bifinhos e finalmente os legumes. Deixe fritar. Depois de frito adicione novamente os cogumelos. Escorra o esparguete e misture ao preparado de tofu. A gosto, pode enfeitar com um pouco de salsa. Nós já não tivémos grande tempo para enfeites, pois já estava tudo à espera para comer...eh eh eh!

Bom apetite e bom fim de semana!
Print Friendly and PDF
quarta-feira, 17 de novembro de 2010 20 comentários

Pudim improvisado de ultima hora


Esta foi a ultima golusice que fiz no halloween, lembram-se dos bolinhos que fiz e sairam mal? Pois bem, não os ia deitar fora só porque estavam todos partidos certo? Então aproveitei o que sobrou depois de fazer as abóborinhas, mais uns restos de ananás que andavam a vaguear pelo frigorifico e tchanan!!! Saiu um pudim muito simples e bem saboroso!

Depois da dica da miga Sandra ( obrigada amiga, pois eu já nem me lembrava... :S) vou aproveitar esta receitinha para participar no desafio de culinária reciclada lançado no Delícias e talentos .

Todos nós sabemos bem qual a importância de reciclar, não só agradece a nossa carteirinha como também o nosso planeta! E eu nesse aspecto sempre fui muito poupada. Cada vez que me pedem para deitar comida fora lembro-me dos milhares de pessoas, principalmente crianças, que morrem à fome todos os dias e não sou capaz de o fazer, prefiro levar para minha casa e inventar algo, pode não ficar perfeito mas com certeza serve para me alimentar a mim e ao meu homem e assim não se desperdiça!Então fiz assim:



Ingredientes:

Restos de bolo q.b.
3 rodelas de ananás de lata
1 saqueta de pudim ( usei da boca doce de leite condensado, mas podem usar um qualquer)

Modo de preparação:

Desfaça o bolo para dentro de um refractário e deite as rodelas de ananás cortadas em pedaços por cima deste juntamente com um pouco do sumo da lata. Faça o pudim conforme vem mencionado na embalagem e espalhe por cima do bolo. Leve ao frigorifico e sirva bem fresco.

Bom apetite!
Print Friendly and PDF
segunda-feira, 15 de novembro de 2010 12 comentários

Pudim vegan de baunilha com calda de framboesas

Mais um docinho que fiz para o jantar de halloween, este para o amigo RN que é vegan e também tem direito a um docinho...eh eh eh! Este pudim foi uma adaptação deste que fui buscar aqui. Eu não cheguei a provar, mas quem provou disse que estava muito bom! :)
Então fiz assim:



Ingredientes:

Pudim:

120 gr de farinha maizena
120 gr de açúcar mascavado
100 gr de açúcar branco
Aroma de baunilha q.b.
1 l de leite de soja sabor baunilha

Calda:

150 gr de framboesas ( ou outros frutos vermelhos)
1 dl de água
30 gr de açúcar

Modo de preparação:

Juntar todos os ingredientes para o pudim, obtendo um caldo sem grumos ( se for necessário, usa-se o liquidificador).
Deitar o preparado num tacho e em lume brando, sempre a mexer, cozer até obter uma mistura muito espessa, de tal modo que se veja o fundo do tacho quando se mexe.
Deitar esta massa numa forma préviamente untada de óleo ( usei pelicula aderente), e deixar arrefecer. Deixar no frigorifico até ficar completamente fria.
Entretanto prepara-se a calda, levando ao lume todos os ingredientes e deixando-os ferver por alguns minutos, até os frutos cozerem e o açúcar derreter. Deixar a calda arrefecer, colocando-a no frigorifico.
Desenforma-se o pudim e rega-se com a calda.
A gosto, pode enfeitar-se com raspas de chocolate.

Bom apetite!

Muito obrigada por partilhares a receitinha connosco! ;) Print Friendly and PDF
sábado, 13 de novembro de 2010 10 comentários

Bolo de chocolate tipo brigadeiro

Este bolinho costumo fazer algumas vezes em casa da minha patroa, até foi ela que me deu a receita. Fica um bolinho bem húmido por dentro, uma autêntica maravilha! Foi mais uma das sobremesas que fiz para o halloween e que foi aprovada por todos... :)



Ingredientes:

Para o bolo:

2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de cacau em pó
1 chávena de óleo
1 chávena de água a ferver
5 ovos

Para ensopar o bolo:

6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de cacau em pó
8 colheres (sopa) de leite

Para a cobertura:

1 tablete de chocolate de culinária
1 pacote de natas
Pepitas de chocolate q.b.

Modo de preparação:

Bolo: Separe as gemas das claras, bata as gemas com o açúcar e junte o óleo, a farinha e o chocolate. Fica uma massa sólida. De seguida batem-se as claras em castelo e adicionam-se ao preparado anterior. Por ultimo mistura-se a água a ferver e mexe-se bem. Leva-se ao forno em forma untada de margarina e polvilhada com farinha a 170ºC. Tenha atenção para que este não coza demasiado.
Depois de cozido e ainda dentro da forma ensopa-se com o molho. Depois de ensopado desenforma-se e decora-se.

Molho: Deitam-se todos os ingredientes num tacho e leva-se ao lume até ferver.

Cobertura: Derreta a tablete de chocolate juntamente com as natas em banho maria e cubra todo o bolo. Decore com as pepitas de chocolate.

Bom apetite e bom fim de semana! Print Friendly and PDF
quinta-feira, 11 de novembro de 2010 3 comentários

Jantar meio ajaponesado...

Ora bem, já sabem que eu sou meio que viciada em comida chinesa e japonesa, então para o jantar de halloween, nada melhor do que comida ajaponesada...eh eh eh! E digo ajaponesada, porque é mesmo uma espécie de comida japonesa, pois de sabor não tem muito a ver, mas fica muito bom na mesma! Toda a gente adorou!
Então o meu homem fez estes noodles, completamente de improviso, com legumes, camarão e cogumelos, cuja receitinha é a seguinte:



Ingredientes:

1 embalagem de camarão descascado congelado

1 lata de cogumelos inteiros
Legumes cortados em tirinhas finas q.b. ( alho francês, cenoura, courgete, etc.)
1 cebola
1 dl de óleo
2 colheres (sopa) de molho de soja
4 embalagens de noodles

Sal, pimenta e gengibre em pó q.b.

Modo de preparação:

Comece por cozer os noodles em água, sal e um pouco de azeite. Escorra e reserve.
No wok deite o óleo e o molho de soja, deixe aquecer bem. Adicione então a cebola cortada em meias luas grossas e deixe caramelizar um pouco. Junte-lhe depois o camarão e os cogumelos, tempere de sal, pimenta e gengibre a gosto e deixe cozinhar. Acrescente, por fim os legumes e a massa, deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos e sirva.

E eu fiz, uns fritinhos que também se vêm muito nos restaurantes japoneses e que não são nada dificeis de fazer.



Nesta travessa, à esquerda têm tempura de legumes e à direita camarões panados. A receita dos camarões já postei aqui .
Para fazer a tempura, basta comprarem daqueles saquinhos de legumes cortados em tiras para as sopas. Eu comprei um que tinha, alho francês e cenoura e depois cortei também uma courgete em tiras fininhas e juntei ao resto, mas podem usar qualquer tipo de legume que gostem, por exemplo com beringela também deve de ficar muito bom! Depois de os legumes estarem cortadinhos é só passarem pelo mesmo polme por onde passaram os camarões e fritar.
Fica uma delícia!

Depois, fiz também umas princesas do mar e uns calamares, isto toda a gente sabe fazer óbviamente...eh eh!



Claro que tudo isto foi a acompanhar com o belo do molhinho agridoce cuja receitinha podem também vêr aqui.
E como não podia deixar de ser como talheres utilizámos, claro, os pauzinhos chineses, não faltou nada...eh eh eh!
Beijinhos e bom apetite!
Print Friendly and PDF
segunda-feira, 8 de novembro de 2010 7 comentários

Mousse bicolor

Esta foi uma das sobremesas que fiz para o jantar de halloween, a receita retirei da Mulher Moderna nº103. Só tenho uma palavra para a descrever... divinal!!
Aqui fica a receitinha:



Ingredientes:

250 gr de chocolate negro (tablete)
100 gr de manteiga ( usei margarina)
12 ovos
200 gr de açúcar
250 gr de chocolate branco ( tablete)

Modo de preparação:

Derreta o chocolate negro ao lume com 50 gr de manteiga, em banho-maria. Deixe arrefecer. À parte, bata seis gemas e envolva-as no chocolate derretido. Levante as seis claras em castelo com 100 gr de açúcar e misture no preparado anterior. Verta nas taças ( eu pus numa taça grande) até meio. Repita o mesmo processo, utilizando o chocolate branco e os restantes ingredientes. Preencha as taças, misture as mousses e sirva.

Bom apetite! Print Friendly and PDF
sábado, 6 de novembro de 2010 8 comentários

Abóborinhas de Halloween / Bolo de abóbora da Isabel

Pois é, depois do primeiro precalço com a pasta americana, coisa que acabou por se resolver, seguiu-se a fase em que os bolos que tentei fazer ( para fazer o meu bolo abóbora) simplesmente não quiseram colaborar comigo e não sairam como deve de ser...enfim...primeiro tentei fazer um bolinho de abóbora cuja receitinha fui buscar ao blog da nossa querida Isabel ( Cozinhar com os Anjos) mais própriamente esta, para aproveitar a abóbora dos jack'o lanterns que o meu homem fez. Só que a forma que eu usei não era das melhores e o bolo ficou todo pegadinho, ora para desenformar está quieta, teve de ser aos bocadinhos, mas devo dizer que apesar disso o bolo estava uma maravilha, tal como são todas as receitinhas desta nossa amiga, que eu adoro visitar! Mas para fzer o que eu queria já não dava. À segunda tentei com um simples pão de ló, mas é a tal coisa a forma não prestava...aconteceu exactamente o mesmo... e eu passei-me completamente! Estava prestes a ter um colapso nervoso e a desistir completamente da ideia quando o meu homem se lembrou de fazer estas mini abóboras! Sim, foi ideia do meu homem... eh eh eh! Mas ficaram bem engraçadas as abóborinhas, devo confessar que eu com os nervos já estava pronta para deitar tudo para o lixo, mas não! Ele resolveu o problema!:)
Obrigada amor!!!
Então fizémos assim:



Ingredientes:

1 bolo cortado em pedaços ( neste caso foram os dois que sairam mal)
Pasta americana laranja q.b.
Pasta americana verde q.b.
1 marcador de tinta comestivel ( óbviamente :P)

Modo de preparação:

Estenda a pasta americana e corte vários circulos granditos, recheie-os com pedaços de bolo e feche. Molde uma bolinha e com a ajuda de uma faca faça uns cortezinhos ligeiros na pasta de modo a imitar os efeitos das abóboras. Com a pasta verde molde os pés das abóborinhas e cole-os com um pouco de água. Finalmente faça as caras com o marcador.

Deixo aqui também a receitinha do bolinho de abóbora da miga Isabel, como eu a fiz, a foto terão de ir ver lá no blog dela, pois como já disse o meu não saiu lá muito bem, por isso não tirei foto. Depois, quando voltar a fazer, porque vou voltar a fazer, tiro uma e mostro-vos como ficou. Fiz uma pequena alteração na receita, mas tanto eu como o meu homem adorámos o resultado final, ficou um bolo bem fôfinho e húmido.

Bolo de abóbora da Isabel

Ingredientes:

1 kg de abóbora ( limpa de cascas e pevides)
5 ovos
300 gr de açúcar
100 gr de manteiga derretida ( banho maria) ( usei margarina derretida no microondas)
Sumo e raspa de uma laranja ( utilizei apenas sumo de um limão, pois não tinha laranjas)
200 gr de farinha (usei já com fermento)

Modo de preparação:

Primeiro cortei a bóbora em quadradinhos pequenos e levei ao lume a cozer. Depois de cozida, escorri e deitei numa tigela, deixei arrefecer um pouco. Depois adicionei o açúcar, misturei muito bem e depois o sumo de limão e os ovos, um a um batendo sempre entre cada adição. juntei depois a margarina derretida e envolvi muito bem. Finalmente adicionei a farinha peneirada, misturei bem e levei ao forno em forma untada e polvilhada de farinha por cerca de 30 minutos a 170ºC.

Bom apetite!

Obrigada Isabel por partilhares a receitinha connosco.
Um bom fim de semana para todas (os) vós!
Print Friendly and PDF
quinta-feira, 4 de novembro de 2010 22 comentários

Pasta Americana / Portuguesa caseira

A minha ideia para o Halloween, para enfeitar a mesa dos bolos era fazer uma abóbora enfeitada, mas as coisas não correram lá muito bem... :P
Primeiro foi a pasta americana, eu encomendei, porque por aqui não se vende em lado nenhum, mas à ultima da hora disseram-me que não iria chegar a tempo da festa, enfim, primeiro precalço, quase desisti de fazer o bolo, mas não não iria ser assim tão fácil...fui em busca de uma receita de pasta americana para experimentar fazer cá em casa, já uma vez experimentei, mas não saiu tão bem como devia, mas resolvi experimentar novamente! A receitinha
fui buscar aqui ela tem um video no youtube que ajuda imenso a perceber como se faz! Eu mudei alguns ingredientes porque não os encontro por aqui, mas saiu muito bem na mesma, ficou óptima!
Aqui fica a receitinha como eu a fiz:




Ingredientes:

250 ml de água
5 colheres ( sopa) de gelatina em pó sem sabor
5 colheres (sopa) de mel
7 colheres (sopa) de margarina
2 a 3 kg de açúcar impalpável ( para obter o açúcar impalpavel junte para cada 500gr de açúcar em pó, 3 colheres (sopa) de maizena)

Modo de preparação:

Num tacho deite a água e a gelatina e deixe repousar um pouco para que esta hidrate. Depois leve ao lume em banho maria e assim que a gelatina estiver dissolvida junte o mel e a margarina, continue sempre a mexer até que a margarina derreta completamente. Deite num recipiente parte do açúcar peneirado e junte-lhe o liquido e vá misturando bem, deite numa bancada e vá acrescentando sempre mais açúcar até que a massa se desprenda da bancada e dos dedos. Tem de ficar uma massa bem lisa. Depois enrole-a em pelicula aderente e guarde até que seja necessário utilizar.
Depois de pronta se quiser utilize corantes alimentares para a tingir nas cores que desejar, neste caso eu usei vermelho e amarelo para fazer o laranja:



E o verde:



Depois é só aplicar! No próximo post já vos mostro como apliquei a minha! :)

Bom apetite!

Obrigada Otávia por partilhares a receitinha connosco! Print Friendly and PDF
terça-feira, 2 de novembro de 2010 14 comentários

Broas de café - Halloween

Olá pessoal, como sabem este fim de semana foi halloween e então, para não variar dos outros anos fiz um jantarinho cá em casa com a malta do costume! Este ano resolvi fazer só receitinhas novas, pois como este cantinho anda meio parado, assim já fiquei com umas quantas receitinhas para partilhar convosco! :)
A primeira receitinha será esta das broínhas que resolvi fazer este ano, depois de muito procurar acabei por fazer esta receita que fui buscar aqui, mas fiz uma pequena alteração. Devo dizer que ficaram uma delícia, a repetir, sem dúvida!
Então fiz assim:


Ingredientes:

700 gr de açúcar amarelo
500 ml de café forte
500 ml de água
20 gr de erva doce em pó
50 gr de canela
1 colher (chá) de sal
250 gr de nozes moídas
500 ml de azeite
1 kg de farinha
4 colheres de sopa de mel ( usei caramelo de compra para o nosso amiguinho vegan também poder comer)

Modo de preparação:

Fervem-se todos os ingredientes menos a farinha e retira-se do lume. Adiciona-se a farinha e leva-se novamente ao lume, misturando tudo muito bem. Retira-se novamente do lume e deixa-se arrefecer. Tendem-se as broas do tamanho que se quiser e levam-se ao forno, num labuleiro untado com azeite, a secar um pouco, cerca de 20 minutos. Passam-se por açúcar.
Bom apetite!

Obrigada Sónia por partilhares a receitinha!

Deixo-vos também as fotos das abóboras que o meu homem fez este ano:


abóbora halloween
abóbora halloween.


Ficaram lindas não? :)

Beijinhos!
Print Friendly and PDF

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;