Continuando com a saga das ameixas… sim lá continuo a arranjar receitas para evitar que se estraguem, pois como disse recebi uma grande carrada delas e quando digo grande é mesmo grande eh eh eh, e não pensem que me vou ficar por aqui, à pois não, é que, não sei se já vos disse, mas SÃO MESMO MUITAS!!! Enfim, passando ao que interessa, desta vez lembrei-me de fazer um geladinho, pois não há nada que saiba melhor com este tempo e como está congelado, não se estraga!!! É uma boa lógica… não?! :D
Devo dizer que apesar das ameixas serem um pouco ácidas este gelado me surpreendeu muito, pois não ficou exageradamente ácido, como eu pensei que ficasse. Tanto eu como o meu homem adorámos! A receita fui buscar aqui, mas alterei-a um pouco. Aqui fica como eu a fiz:
Ingredientes:
1/2 chávena de água
2 colheres (sopa) de açúcar em pó
230 gr de ameixas
1 chávena de natas para bater
1 chávena de leite
Aroma de baunilha q.b.
4 gemas à temperatura ambiente
2/3 chávena de açúcar em pó
Modo de preparação:
Numa caçarola deite a água e as 2 colheres de açúcar e leve ao lume brando, mexendo ocasionalmente até que o açúcar dissolva. Aumente o lume e deixe ferver, assim que ferver volte a baixar o lume para que a água quase não borbulhe. Adicione as ameixas e cozinhe entre 3 a 5 minutos até que fiquem macias. Retire do lume e deixe arrefecer.
Noutro tacho deite o leite, as natas e a baunilha e leve ao lume a ferver. Retire do lume. Bata as gemas com o restante açúcar, até atingirem um tom de amarelo pálido e adicione, mexendo sempre à mistura do leite. Leve novamente ao lume brando e deixe engrossar, sem deixar ferver (6 a 8 minutos).
Coloque a mistura numa taça e deixe arrefecer no frigorifico mexendo de vez em quando (4 horas no mínimo). Retire os caroços ás ameixas e triture-as. Misture ao creme anterior.
Coloque a mistura na máquina de fazer gelados e deixe trabalhar por cerca de 30 minutos. Depois coloque numa caixinha e congele. Se não tiver máquina de fazer gelados basta colocar na caixinha, levar ao congelador e ir mexendo de hora em hora até que prenda. Sirva o gelado assim simples ou com molho de chocolate, caramelo, natas, ou outro à sua escolha.
Bom apetite!