Pages

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Ovos rotos à minha moda

 Já vi imensas receitas de ovos rotos pela internet fora, daí retirei o principal (ou seja, os ingredientes que me agradam 😅) e é assim que os faço. Se é igual ou parecido ou se não tem mesmo nada a ver com os originais, não me interessa, sinceramente, eu gosto assim e isso é que importa! 😁


Ingredientes:

1 cebola média
4 dentes de alho
150 ml de azeite
2 batatas grandes
2 salsichas frescas grelhadas (sobraram de outra refeição, pode usar chouriço)
2 ovos
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Numa frigideira coloque a cebola cortada em meias luas, os alhos laminados, as batatas também elas cortadas em meias luas e o azeite. Tempere de sal e pimenta e leve ao lume tapado para que as batatas cozinhem (se preferir pode fritar as batatas em palitos e colocar depois de a cebola amolecer). Mexa de vez em quando para que não pegue ao fundo.
Quando as batatas estiverem cozinhadas junte as salsichas cortadas em pedaços, misture tudo e no fim parta os ovos lá para dentro. Tape e deixe cozinhar um pouco, atenção para que os ovos não cozinhem demais pois a ideia é que no final se pique a gema para que cubra os restantes ingredientes.

Adoro este prato e por norma costumo usar chouriço mas confesso que gostei mais assim. Ás vezes, quando estou para ai virada acrescento no final um pouco de salsa picada ou ervas provence, fica ótimo. Também já experimentei estrelar os ovos e só depois colocar por cima, mas prefiro assim escalfados. 
Se ainda não experimentaram este prato, aconselho vivamente!
😉

Beijinhos e uma boa semana para todos. 😎

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Brigadeiros de gelatina

Estes brigadeiros são ótimos para as festas de aniversário das crianças, ficam coloridos o que faz logo com que a mesa fique com um ar festivo e como são pequenos os miúdos comem-nos facilmente, sem desperdícios. Já para não dizer que de sabor são uma delícia!
A receita
retirei daqui mas fiz metade da receita para cada cor, ou seja cada lata de leite condensado e cada pacote de natas deram para fazer duas cores diferentes pois dividi em dois. No final, deixei um pouco de cada uma das cores e fiz alguns juntando um pouco de cada cor para que se parecessem com arco iris. 😊

Ingredientes:

2 latas de leite condensado (395g)
2 pacotes de natas (200g)
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
25g de preparado para gelatina de morango ou outro sabor (eu usei de morango, frutos silvestres, limão e ananás)
Açúcar granulado simples e colorido ( usei rosa, amarelo, verde e roxo)

Modo de preparação:

Coloque num tacho o leite condensado, as natas, o preparado para gelatina e a manteiga. Leve ao lume, misturando sempre até que engrosse o suficiente que dê para fazer uma estrada com uma colher sem que o creme se misture logo. Retire para um prato e deixe arrefecer completamente (se achar necessário leve ao frigorífico).
Depois de frio, molde bolinhas do tamanho que desejar e passe pelo açúcar colorido da mesma cor do sabor que escolheu. Coloque em forminhas de papel plissado.



Como mencionei anteriormente eu deixei um pouco de cada cor para fazer brigadeiros coloridos tipo arco iris, esses eu passei por açúcar granulado simples. 


Guarde no frigorifico até à hora de servir.

Beijinhos e um bom fim de semana para todos. 🌞

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Pescada à Francesa

 Outra receita que fui buscar ás minhas Teleculinárias e que fica fantástica. A primeira vez que a fiz, segui os passos como estão descritos na receita, as outras que fiz a seguir fiz no tacho em vez de levar ao forno para ser mais rápido. Qualquer uma das formas fica deliciosa, garanto. Eu deixo tudo explicadinho. 😊

Ingredientes:

1 kg de pescada (a receita fala em rabos mas eu usei medalhões)
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de margarina (eu uso manteiga)
Sal e pimenta q.b.

Para o molho:

1 colher (sopa) mal cheia de farinha de trigo
1,5 dl de leite
125 g de natas
1 colher (chá de mostarda)
1 gema de ovo

Modo de preparação:

Num tachinho leve ao lume a colher de mostarda e a manteiga até derreter e retire do lume. Coloque os medalhões de pescada, temperados de sal e pimenta, num tabuleiro, esfregue-os muito bem com a margarina e deite-lhes por cima a que sobrar. Leve ao forno e uma vez por outra regue com o próprio molho. Se o tabuleiro começar a pegar no fundo deite-lhe uns pingos de água ou vinho branco. O tempo de forno depende da grossura do peixe mas varia entre os 25 minutos e os 45 minutos. 
Depois de assada escorra o molho para um tachinho, dissolva a farinha no leite frio e deite no tachinho do molho com as natas e mais uma colher de mostarda. Leve ao lume, mexendo sempre com uma colher de pau. Assim que tiver engrossado e ferva retire do lume, retifique-lhe os temperos e junte a gema, mexendo muito rapidamente (já não ferve mais).
Sirva a pescada em travessa aquecida, regada com o molho. 
Eu servi com esparregado de bróculos, podem ver a receita aqui.

Nota: Tal como expliquei acima, apenas segui a receita uma vez, mas como as fotos não ficaram grande coisa não coloco aqui, depois fiz sempre no tacho, fiz assim:
Temperei a pescada de sal e pimenta e coloquei no tacho, depois deitei a mostarda, a manteiga, farinha misturada no leite, as natas, um pouco de vinho e levei ao lume a cozinhar. Depois de cozinhado misturei a gema a um pouco do molho do peixe, deitei no tacho e misturei bem. Polvilhei com salsa picada no final.

Beijinho e boa semana. 🐟

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Bolo Sonic

Mais um bolinho de aniversário... Desta vez o pedido foi um Sonic e por isso foi um Sonic que saiu. 
Bolo de chocolate e Buttercream.



Beijinhos e bom fim de semana. 💛


segunda-feira, 17 de julho de 2023

Brigadeiros de bolacha e café

 Esta foi mais uma das gordices que fiz para a festa de aniversário da minha filhota o ano passado, ficam maravilhosos é só o que vos digo! 😋

A receita foi uma adaptação que fiz desta que já aqui tenho para ser mais fácil para as crianças comerem sem haver desperdício. 👌



Ingredientes:

1 pacote de bolacha maria
2 gemas
87 g de manteiga à temperatura ambiente
125 g de açúcar louro
Descafeinado q.b.

Modo de preparação:

Pica-se a bolacha. Junta-se o açúcar, as gemas e a margarina à parte até a massa ficar mole. Por fim, mistura-se a bolacha e o café até a massa ficar consistente (atenção para que a massa não fique mole demais). Leve ao frigorífico pelo menos 30 minutos para que firme um pouco e fique mais fácil de moldar. Molde depois as bolinhas do tamanho que desejar e, se quiser, passe por bolacha picada. Coloque em forminhas plissadas.

Beijinhos e boa semana.💋

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Picadinho misto no tabuleiro

 Uma coisa que me habituei a fazer agora foi a ter sempre ementas semanais. Não só é ótimo porque nos ajuda a ter sempre ideia do que fazer a cada refeição, mas também é uma excelente forma de nos fazer poupar um pouco na despesa mensal, uma vez que compramos apenas o que realmente vamos precisar. 
Esta forma de ter as minhas refeições organizadas permite-me variar mais e fazer receitas diferentes, uma vez que já tenho tudo a jeito. Para mim é perfeito! E tenho aproveitado estes últimos tempos para dar a volta ás resmas de Teleculinárias antigas que por aqui tenho e fazer muitas receitas. Uma delas foi esta que, ficou boa até, embora não seja bem o tipo de comidas que aprecie (não sei porquê os legumes assim misturados na comida enjoam-me sempre imenso). Mas para quem aprecia, acho que é uma boa opção. 😊
Eu em vez de arranjar os legumes como pede na receita usei daqueles preparados para colocar na sopa e como não tinha restos de carne cozida ou assada, comprei bifes e deixei cozinhar quando os misturei na receita.


Ingredientes:

300 g de feijão verde
1 cenoura grande
250 g de carne cozida ou assada (como não tinha restos comprei bifes e cortei)
250 g de fiambre
50 g de margarina
1/2 limão
1 cebola
1 chávena mal cheia de caldo de carne ou galinha
4 ovos
Sal e pimenta q.b.

Para o puré:

1 kg de batatas
50 g de margarina
Leite quente q.b.
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

Modo de preparação:

Descasque a cenoura e corte-as em tirinhas finas. Retire as pontas ao feijão verde e corte-o igualmente. Depois faça ferver um tacho de água temperada com sal, junte-lhe o feijão verde e as cenouras, deixe ferver para que cozam (não interessa que cozam demasiado) e depois escorra-os.
Entretanto pode descascar as batatas, cortá-las em pedaços e metê-las a cozer para o puré. Descasque a cebola e corte-a em meias luas fininhas.
Num tacho leve ao lume a margarina e a cebola e deixe refogar em lume moderado, quando começar a querer ganhar cor, junte a cenoura e o feijão verde, mexa com cuidado e retire do lume. Corte o fiambre em tiras finas, desfie a carne bem desfiadinha e limpa e pode também misturá-la com os legumes.
Quando as batatas estiverem escorridas, escorra-as e faça-as em puré, junte-lhe 50 g de margarina, algum leite, pouco, para obter um puré fofo mas seguro e tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Unte só o fundo do pirex com margarina, em volta faça-lhe uma bordadura de puré (pode ser com o saco ou com um garfo).
Quando o feijão e a cenoura estiverem frios, deite-os numa malga, junte-lhes o caldo e os 3 ovos inteiros e mais uma clara, bata muito bem e retifique-lhes os temperos. Deite este preparado dentro do tabuleiro, pinte ao de leve ao puré em volta com a gema que separou. Leve a cozer em forno bastante quente durante cerca de 25  minutos, depois retire e sirva quente.

Beijinhos e bom fim de semana. 🌼



segunda-feira, 10 de julho de 2023

Coquinhos

 Como já tenho dito várias vezes por aqui, eu sou doida por coco mas o maridão não. É por isso que muitas vezes aproveito as festas que há cá por casa ou em casa de amigos para fazer coisas que levem o dito. Estes coquinhos fiz para a festa de aniversário da minha filhota no ano passado, entre muitas outras coisas que irei também partilhar aqui convosco, e ficaram uma delicia. A receita é da minha doce Ana Rama e ficou tão aprovada que tem sido a que tenho feito sempre desde aí. Obrigada querida. 😘


Ingredientes:

200 g coco
160 g açúcar
4 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga não derretida mas molinha.

Modo de preparação:

Misturar tudo muito bem ( pode ser com a batedeira) e encher forminhas plissadas pequenas e levar ao forno pré aquecido a 200° C por cerca de 20 minutos para ganharem cor tostada nas não queimada.


A gosto pode colocar uma cereja em calda no centro de cada coquinho antes de levar ao forno ou polvilhar com açúcar em pó no fim de cozidos.

Beijinhos e boa semana. 💙




sexta-feira, 7 de julho de 2023

Bolo Ratatui

 Mais um que saiu da minha cozinha, no ano passado, para celebrar um aniversário muito especial, de uma menina muito especial e muito fofa... 😁
O tema escolhido por ela foi o Ratatui e um Ratatui saiu... Faz-me feliz ver a alegria das pessoas quando olham para os bolos que faço, pois são feitos com tanto carinho e quando vejo que são aprovados por quem mos pede é uma sensação tão boa, tão gratificante... quem tem este "hobby" com certeza entende aquilo que falo... 😉
Bolo de chocolate e buttercream enfeitado com pasta americana.



Beijinhos e um bom fim de semana.😎


segunda-feira, 3 de julho de 2023

Pãodemia

Este pão da Filipa Gomes, ficou famosíssimo pela altura da pandemia. Foi uma forma que a Filipa arranjou para que pudéssemos ter pão em casa sem que tivéssemos de sair para o comprar. Curiosamente, nunca me deu para o fazer. Não por não gostar de pão ou por não me agradar a receita, mas pelo simples facto de que nunca tive grande jeito para o fazer. Na verdade, tenho algumas receitas por aqui que, apesar de terem ficado boas e do pão até se ter comido, nunca ficou um pão do estilo do que se compra por aí...
O que me deixava curiosa era o facto de ser feito num tacho de ferro e, como recentemente até adquiri um, resolvi experimentar. Isto e o facto de ter sido desafiada pela Carla Costa Véu em Flor lá no grupo Novo Cantinho. 😂
Bem, a verdade é que o fiz e, ficou de tal forma aprovado que nunca mais parei de o fazer, até em versão bolinhas! É simplesmente maravilhoso e super fácil de fazer. Se ainda não o fizeram, confiem e façam, não se vão arrepender.
😉







Ingredientes:

420 g de farinha sem fermento T65
360 ml de água tépida
1 colher (café) de fermento de padeiro
1 colher (chá) de sal

Modo de preparação:

Misturar tudo, tapar e deixar levedar por 8 a 12horas (ou até 24h). Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de fora para dentro algumas vezes até forma uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250°C com uma panela lá dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa). Assim que estiver bastante quente, passe a massa para dentro da panela, tape e leve ao forno por 30 minutos. Tire a tampa e asse mais uns 10 minutos para uma crosta bem crocante.

Dica para quem não tem panela de ferro:

Uma panela de inox que também dá. Confirme que a panela pode ir ao forno, que não tem borrachas nem plásticos. Dá também para fazer num tabuleiro destapado. Fica baixo, tipo focaccia.





Beijinhos e boa semana. 💛